Ok, eu não vou fingir que essa foi uma leitura rápida, pois não foi. São mais de 900 páginas de texto com bastante descrição, tanto de ambientes quanto de vestimentas e personagens. Ainda assim, foi uma leitura bastante interessante.
A história de Pilares da Terra tem o foco inicial na construção da Catedral de Kingsbridge. Tom sempre sonhou em ter a oportunidade de construir algo grandioso, que deixasse sua marca no mundo, como uma catedral e após o incêndio e destruição da antiga catedral viu ali apresentada a oportunidade de realizar o seu sonho.
A uma primeira vista, parece tudo bem "chatinho": um cara construindo uma catedral por páginas e páginas... Contudo, não é bem assim que as coisas funcionam. Uma nova, bela e ampliada catedral envolve mais do que apenas fé, mas migração de visitantes das cidades maiores e mais próximas para aquela, o que significaria que o dinheiro deles estaria "migrando" de uma cidade para a outra... E quando se mexe com dinheiro, não importa o século, a coisa fica bem feia.
Intrigas, inveja, mortes, traições... Tudo isso é possível encontrar em Pilares da Terra. Follett escreveu uma obra detalhada, que nos conduz por uma viagem no tempo com uma coerência histórica em relação à época (porque a cidade em si é fictícia, assim como os personagens) impressionante. O final então... É surpreendente, emocionante.
Leitura super recomendada.
Sinopse: Os Pilares da Terra conta uma épica história que mistura o bom e o mau, traições, intrigas, violência e beleza. Ambientada em um cenário de guerra, conflitos religiosos e disputas de poder que destruirão famílias e vidas. Enquanto isso, uma magnífica Catedral, em Kingsdridge, começa a crescer, com o sonho de Tom.
Nenhum comentário