Leituras da Mari: Marina


Título: Marina
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma De Letras
Páginas: 192
Ano: 2011


Marina traz um misto de romance e suspense, com leves toques de thriller e drama. Um livro que praticamente abrange um pouquinho de todos os gostos. Não há dúvidas de que Zafón sabe escrever uma história envolvente e com Marina não foi diferente.

Apesar do nome da obra, quem nos conta a história, como narrador e personagem, é Óscar. Óscar é um menino que ama aventuras e a liberdade. Por estudar em um internato religioso, procura sempre que possível dar uma volta pela cidade e é em uma dessas voltas que ele descobre a casa daquela que viria a mudar sua vida: Marina.


Marina é uma jovem inteligente, dedicada ao pai, lutadora, sonhadora, aventureira e corajosa. Mesmo não sendo a narradora, sua presença mais do que marcante na história deixa claro o motivo de a obra levar seu nome, ela é o elo de ligação do enredo.


Óscar conhece uma nova Barcelona junto de Marina, e fiquei com o coração na mão diversas vezes por causa das desventuras desses dois. Os coadjuvantes são tão bem trabalhados quanto os principais, dando ainda mais peso e consistência para a história.


A forma como o autor trabalha o tema “morte” acaba sendo um misto de profundidade com “sessão da tarde” que, por mais estranho que pareça, combina.


Vale lembrar que o próprio Zafón ressalta que esse foi um livro que ele escreveu pra crianças, mas que acredita que adultos também possam ler e gostar. Eu li, e gostei bastante, mesmo com toda a questão fantasiosa e “além da imaginação”. 




Nascida em 1983, carioca, casa. Bacharel em Fonoaudiologia, licenciada em Letras-Inglês e pós graduada em Psicopedagogia. É revisora literária e autora da obra A Beleza de um Cacto.

Um comentário

  1. Oi, Tudo bom?
    Nunca li, mas já gostei dessa mistura, suspense, romance e thriller, parece ser muito bom. Além disso, curto histórias escritas para criança e que mesmo assim um adulto pode ler e tirar proveito da narrativa.
    Beijos.

    ResponderExcluir