Algo a mais: entrevista com Mônica Cristina



A escritora Mônica Cristina é um dos novos talentos da literatura brasileira tendo escrito até o momento duas séries de enorme sucesso, mais alguns livros avulsos.
Seu trabalho de maior projeção até o momento é a série Paixões Gregas, que conta a história dos irmãos Stefanos, seus filhos e agregados.
Para conhecer mais clique AQUI e conheça os livros que estão na Amazon.
Já a família De Marttino se passa em sua maior parte na Itália e retrata uma família comum - apesar de riquíssimos - que têm problemas que qualquer pode viver e superar.

Entrevista


Pergunta: "O que o seu lado leitor(a) acrescenta ao escritor(a)? Aproveitando, como o(a) escritor(a) convive com o(a) leitor(a)?"
Resposta: Acrescenta muito, é meu lado leitor que dá os rumos da história, só consigo escrever sobre o que gostaria de ler. O lado escritor não reluta, meu instinto diz sempre para ouvir o lado leitor e acho que isso ajuda a dar aos leitores o que eles esperam ao mesmo tempo que me satisfaz como autora.

Pergunta: "Vale tudo na hora de fazer propaganda? Se não, o que seria 'ultrapassar o limite' para você?"
Resposta: Acho que não vale tudo, ultrapassar limites na minha opinião é invadir o espaço de outros autores, desrespeitar seus grupos, diminuir suas histórias em busca de ganhar espaço.

Pergunta: “Qual é a importância de valorizar e investir nos autores brasileiros?”
Resposta: São tantos e tão bons autores brasileiros, primeiro sinto muito preconceito entre leitores que buscam autores internacionais e não valorizam o trabalho de gente muito boa que temos aqui.  Quanto mais autores brasileiros em evidência, mas espaço para novos autores e mais chances de mudar a opinião da maioria sobre o trabalho dos brasileiros.

Pergunta: “Na hora de analisar o próprio material você prefere fazer isso sozinho(a) ou confia em outro profissional para essa avaliação? Beta readers, colaboradores, revisores críticos são importantes para a produção do material?”
Resposta: Não tenho problemas em aceitar conselhos e mesmo críticas, apesar da tendência natural de defender meu trabalho, acho importante uma opinião externa e de preferência de alguém que não tenha nenhum compromisso em ser generoso, tudo que pode ajudar a melhor o trabalho é bem-vindo.

Pergunta: “Estudo e leitura são consideradas duas das melhores maneiras de melhorar a escrita. Qual é a sua relação com a leitura? Quais são os cinco livros fundamentais na sua vida?”
Resposta: Antes de tudo, sou uma leitora compulsiva, talvez isso, desde a infância me criou a vontade de escrever.
Cinco livros? Vou magoar muitos autores queridos. Listas são sempre um problema para mim, elas mudam de acordo com o meu olhar sobre o mundo. Vamos a luta de hoje.
Dom Quixote – Miguel de Cervantes
Orgulho e preconceito – Jane Austen
A saga Harry Potter – J.K. Rowling
Moby Dick – Herman Melville
The Outsiders – Susan E. Hinton


Pergunta: “Quais são seus escritores favoritos? Por quê?”
Resposta: J.K. Roeling, Machado de Assis, José Saramago. Apesar de narrativas diferentes, eles tem em comum a qualidade de nos fazer mergulhar no universo descrito e nos fazer sentir parte da história.

Pergunta: “Qual a obra – livro, roteiro de cinema, peça de teatro, novela – você gostaria de ter escrito?”

Resposta: Harry Potter, sem dúvidas, um universo mágico, completo nos mínimos detalhes, mas não ficaria triste de ter nascido Jorge Lucas e ter escrito o roteiro de Star Wars.

Obrigada pelo tempo, Mônica. Nós do Conchego estamos sempre à disposição para conversas, dicas, novidades. A casa é sua.

Para maiores informações sobre a autora, acesse o site da Mônica.

Nascida em 1972, em Volta Redonda - RJ, jornalista, escritora, curiosa, observadora e que ama conversar com as pessoas e ouvir suas histórias. Escrever é mais quem um hobby para ela, é um vício. Um bastante saudável até. E para mantê-lo é preciso ler, ler muito e depois ler mais um pouco. Além de assistir muitos filmes e de conversar com muitas pessoas - na fila do banco, do mercado, na pr

Um comentário

  1. Mônica Cristina, uma das melhores na minha opinião.
    Devoro seus livros.Parabéns!😘😍

    ResponderExcluir