Culinária Literária: Torta de Nozes, Hauberk Protection – Leah Braemel




Torta de nozes é uma receita fina e delicada, que agrada quase todos os paladares e tem grande aceitação em festas e comemorações.Essa receita em especial é pessoal, a que faço sempre em casa, para receber amigos ou comemorar alguma data.Sobre Hauberk Protection, é uma série que mistura erótico com ação, centrada em uma agência de segurança privada e seus principais agentes. Envolve perseguição, tiros, explosões, companheiros vingativos, ainda não foi lançada no Brasil, mas é muito interessante e bem escrita, com uma pegada mais voltada para a ação do que para o romance. Talvez seja a hora de começar uma campanha para termos os livros lançados no Brasil.

Vamos à receita:

Torta de Nozes

Para a massa:

500 g de nozes sem cascas e moídas (cerca de 5 xícaras)
2 xícaras (chá) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de rosca
12 ovos
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte duas assadeiras retangulares de 34 cm x 24 cm com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Chacoalhe e bata sobre a pia para retirar o excesso.
Sobre uma tigela, peneire o açúcar – ele não pode estar com gruminhos ou empedrado na hora de bater com os ovos. Em outra tigela, misture as nozes moídas com a farinha de rosca e reserve. Como o bolo não leva fermento, é importante deixar todos os ingredientes no jeito antes de começar a bater.
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo as claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela – se um estiver estragado, você não perde toda a receita.
Bata as claras em neve: comece a bater em velocidade baixa, até começar a espumar, aumente a velocidade gradualmente e deixe bater por mais 5 minutos até atingir o ponto de neve firme. Acrescente as gemas, uma a uma, batendo entre cada adição. Por último, adicione o açúcar aos poucos, sem parar de bater, até formar um creme fofo e brilhante – se necessário, pare de bater e raspe as laterais da tigela com uma espátula para incorporar o açúcar.
Transfira o creme de ovos para uma tigela bem grande – tem que ser grande mesmo para você conseguir misturar toda a massa. Acrescente a mistura de nozes e farinha aos poucos, misturando delicadamente com a espátula, de baixo para cima.
Divida a massa nas duas assadeiras preparadas e nivele com a espátula. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Espete com um palito para conferir: se sair limpo, o bolo está pronto. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar. Enquanto isso, prepare o recheio.

Site oficial de Leah Braemel

Para o recheio: 

6 gemas (reserve as claras para a cobertura)
¾ de xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
¾ de xícara (chá) de leite de coco caseiro (200 ml)

Modo de preparo:
Numa panela pequena coloque a água, o açúcar e misture delicadamente com a ponta do dedo até dissolver –  assim o açúcar não espirra na lateral da panela e você evita de queimar a calda.
Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, até que a calda atinja o ponto de fio: mergulhe e levante uma colher, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta. Desligue o fogo e deixe amornar por 5 minutos.
Sobre uma tigela, passe as gemas pela peneira, pressionando com as costas de uma colher. Descarte a película que ficou na peneira – é ela que pode deixar a baba de moça com um aroma forte de ovo.
Junte o leite de coco e as gemas à calda e misture bem com o batedor de arame. Volte a panela ao fogo baixo e mexa com uma espátula, por cerca de 10 minutos ou até engrossar – lembre-se de que o creme engrossa ao esfriar, ele deve sair da panela na consistência de mingau. Atenção: se o creme começar a grudar no fundo, retire a panela do fogo, mexa vigorosamente com o batedor de arame para resfriar e volte ao fogo. Repita esse vai e vém quantas vezes necessário para evitar a formação de grumos.
Transfira a baba de moça para uma tigela e cubra com filme em contato com o creme – isso evita a formação de uma película endurecida na superfície. Deixe amornar antes de levar para a geladeira.

Para cobertura e montagem

6 claras de ovos
1 ½ xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo:
Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela vai ser a base para o banho-maria.
Numa tigela de vidro refratário, coloque as claras e o açúcar. Encaixe a tigela na panela e mexa com o batedor de arame, por cerca de 4 minutos, até ficar liso. Atenção para não cozinhar as claras: para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.
Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, até esfriar e formar um merengue firme e brilhante.
Cubra um dos bolos com uma travessa (ou tábua) retangular, desvire de uma só vez para desenformar e transfira para o prato de servir. Desenforme o outro bolo e reserve.
Espalhe toda a baba de moça sobre o bolo, do centro para as laterais, deixando 1 cm da borda livre – assim o recheio não escorre – e cubra com o outro bolo.
Com uma espátula de confeitar, espalhe primeiro uma camada fina de merengue sobre toda a superfície do bolo – assim a cobertura fica perfeita, sem nenhum pedacinho de bolo aparecendo. Cubra o bolo com o restante do merengue e decore com as costas da colher para ficar bem rústico, formando picos. Sirva a seguir ou leve para a geladeira até a hora de servir.

Nascida em 1972, em Volta Redonda - RJ, jornalista, escritora, curiosa, observadora e que ama conversar com as pessoas e ouvir suas histórias. Escrever é mais quem um hobby para ela, é um vício. Um bastante saudável até. E para mantê-lo é preciso ler, ler muito e depois ler mais um pouco. Além de assistir muitos filmes e de conversar com muitas pessoas - na fila do banco, do mercado, na pr

Nenhum comentário