Cantinho da Daya: Amor, Opressão e Liberdade - Ricardo de Moura Faria


Título: Amor, Opressão e Liberdade
Páginas: 272
Autor(a): Ricardo de Moura Faria
Editora: Letramento
Ano: 2018

Oi, pessoal!





Amor, Opressão e Liberdade é a continuação do livro O Amor nos Tempos do AI-5 (leia a resenha aqui). ESSA RESENHA APRESENTA SPOILET SOBRE O LIVRO ANTERIOR.

Eu tinha colocado na resenha do livro anterior que não tinha gostado da traição do marido, mas depois entendi que não foi uma traição e sim um casamento aberto. O marido contou para a esposa a sua vontade de se relacionar com outra pessoa e ela aceitou que ele mantivesse um relacionamento fora do casamento... Ele ainda a incentivou a fazer o mesmo! Eu não sou muito adepta a essas liberdades, mas quem quer seguir assim e aceita, então seja feliz!! 


O primeiro livro termina com uma tragédia para a família e agora vamos acompanhar a vida de Celina e os seus dois filhos. O começo da história me deixou um pouco abalada, porque passei por algumas situações parecidas e me fez lembrar um pouco do ocorrido. Mesmo assim continuei a leitura e queria saber como Celina lidaria com todos esses acontecimentos. Quem sabe tiraria algum aprendizado?

Celina passou e continuou passando por momentos marcantes. Foi obrigada a aprender tomar decisões sozinhas, lidar com as despesas da casa e com a criação dos filhos. Com a sua nova realidade, mostrou ser uma mulher forte e decidida, mesmo depois de todos os acontecimentos que poderiam deixar abalada e quem sabe entrar em uma depressão. 

Foi muito bom acompanhar o crescimento das crianças, tornando adolescentes e depois dois jovens, que com certeza o pai sentiria orgulho do que eles se tornaram. Mas a filha, Bia, deu um certo trabalhinho para a mãe, deixando muitas vezes de cabelo em pé rs. Muitas vezes fiquei me questionando como seria a minha reação se estivesse no lugar da Celina, só não sei se tomaria as mesmas decisões. Porque precisaria de muitaaaa paciência, mas o amor que sentimos pelos filhos é tão grande que consegue nos transformar.

O autor não deixou de trazer momentos marcantes no final da década de 70 e  início de 80. Mostrando a continuação da repressão política que o Brasil vivia na época da ditadura militar e a sua extinção, além da crise econômica que a população estava passando.


O autor manteve a narrativa detalhista, mas não se tornando cansativa e não deixar de citar que é um romance com algumas cenas eróticas.





Sinopse do Skoob: Drama, humor, pitadas de erotismo, música, amor, sempre amor. Em um país e em mundo onde a luta entre a opressão e a liberdade estavam presentes, desenrola-se a trama que envolve uma família que luta para sobreviver a tragédia que lhes bateu à porta no volume inicial desta série, publicado com o título de O amor nos tempos do AI-5. O contexto histórico está presente, tal como no volume anterior. Os leitores poderão acompanhar os eventos marcantes dos dois últimos governos militares, a crise econômica, o processo de abertura política e o fim do tão temido – e finalmente extinto em 1979 – AI-5. Determinados acontecimentos da vida social, política e cultural, tanto da América Latina quanto do mundo – ocorridos no começo da década de 1980 – continuam sendo o cenário no qual se desenrolam as ações das personagens. Aqui teremos novas histórias de amor envolvendo tanto Celina – em suas tentativas de encontrar um outro amor – quanto de seus filhos, que também começam a descobrir as novas emoções da adolescência, chegando à maturidade. Enfim, esta é uma narrativa que procura renovar e definir alguns caminhos que foram delineados no primeiro romance. As novas histórias apresentadas neste livro mesclam, de forma bastante criativa e singular, tramas recheadas de erotismo, esperança, drama e humor; tudo isso no Brasil dos anos setenta e oitenta. Tempos feitos de muitos embates políticos, revoluções e utopias; fases da vida nacional repletas de amores, desejos e sonhos que continuamos tentando realizar enquanto brasileiros, enquanto nação.

Nascida em 1982, baiana. Bacharel em Administração, trabalha na área financeira de projetos. É apaixonada por romance e suspense.

Um comentário