Leituras da Mari: Running Barefoot - Amy Harmon


Título Original: Running Barefoot (Correndo descalça)
Autora: Amy Harmon
Editora: Smashwords Edition
Ano: 2013
Páginas: 318



Adquiri o livro em uma viagem (versão em inglês, pois até hoje nenhuma editora brasileira publicou uma versão em português, infelizmente), mas ele estava esquecido em um canto do armário. Depois de semanas sem conseguir me prender e chegar ao final da leitura de um livro que fosse, deparei-me com Running Barefoot e resolvi iniciar a leitura já por anos adiada. 

Por que demorei tanto para ler essa obra???? Agora me pergunto. A história é simplesmente linda, envolvente, comovente, profunda e leve, tudo ao mesmo tempo.
Devido aos percalços da vida, à morte da mãe e ao fato de ter cuidado do pai e dos irmãos desde bem nova, já aos treze anos Josie Jensen era uma menina muito madura para a sua idade. Com gostos incomuns, como ter um vocabulário rebuscado, ser uma leitora ávida e amar música clássica, vivia isolada de outras crianças. Isso até chegar a cidade o problemático Samuel Yazzie.

Samuel é um rapaz de dezoito anos, filho de uma mulher Navajo (indígena) com um americano "branco", o que fez dele um mestiço marginalizado nos dois mundos. Para os Navajos, ele era "branco demais", fora da aldeia ele era "índio demais". Acostumado à rejeição, amargurado, repleto de raiva e dúvidas em relação a si, encontra em Josie uma improvável amizade e se agarra a ela com unhas e dentes, como se fosse uma tábua de salvação.

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se regala com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O verdadeiro amor nunca falha.”

Após a formatura no colégio, entretanto, ele deixa a cidade para servir às forças armadas americanas e uma série de eventos de partir o coração acaba distanciando os dois melhores amigos. Durante esse tempo, Samuel precisa aprender a lidar com os próprios sentimentos e a crescer.

Não vou comentar sobre a vida de Josie após a partida de Samuel, para não correr o risco de dar spoilers sobre o livro, mas asseguro a vocês que desejei profundamente poder entrar na obra e me tornar amiga dessa garota.

Fazer uma resenha de Running Bareffot tornou-se um desafio para mim, já que a sinopse por si só é praticamente uma, ainda sim, eu não poderia deixar esse livro passar sem vir ao blog recomendar a leitura. Um livro que trata temas como preconceito, bullying, amizade, superação, perdas, altruísmo, companheirismo, amor... É uma obra que tem tudo e mais um pouco para cativar o seu coração.







Sinopse Traduzida: Quando o caminho de Josie Jensen, uma prodígio musical de 13 anos, colide com o do novo garoto Samuel Yazzie, um Navajo de 18 anos confuso e cheio de raiva, uma improvável amizade floresce. Josie ensina Samuel sobre palavras, música e amizade, e ao longo do caminho suas alma se entrelaçam.Após a formatura, porém, Samuel abandona a pacata cidade em busca de um futuro e de uma vida bem longe dali, deixando sua jovem mentora para trás.Muitos anos se passam antes de Samuel voltar a reencontrar sua velha amiga. Agora seus papéis estão invertidos, Josie é quem está perdida e precisando de socorro e será a vez de Samuel ajudá-la, ensinando sobre a vida, o amor e sobre capacidade de "deixar ir".Profundamente romântica e comovente, 'Running Barefoot' é a história de uma menina de cidade pequena e de um menino nativo americano, sobre os laços que nos unem aos nossos lares e famílias e sobre o amor, que nos dá asas.
Sinopse Original: When Josie Jensen, an awkward thirteen-year-old musical prodigy crashes headlong into new-comer Samuel Yazzie, an eighteen-year-old Navajo boy full of anger and confusion, an unlikely friendship blooms. Josie teaches Samuel about words, music and friendship, and along the way finds a kindred spirit. Upon graduation, Samuel abandons the sleepy, small town in search of a future and a life, leaving his young mentor behind. Many years go by and Samuel returns, finding his old friend in need of the very things she offered him years before. Their roles reversed, Samuel teaches Josie about life, love, and letting go. Deeply romantic and poignant, Running Barefoot is the story of a small town girl and a Native American boy, the ties that bind them to their homes and families, and the love that gives them wings.

Nascida em 1983, carioca, casa. Bacharel em Fonoaudiologia, licenciada em Letras-Inglês e pós graduada em Psicopedagogia. É revisora literária e autora da obra A Beleza de um Cacto.

2 comentários

  1. Oi, Tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas ele parece ser bem interessante.
    Eu gostei bastante da premissa e vou procurar ele para ler.
    Só é uma pena que ele não tenha sido lançado aqui no Brasil.

    Beijos.
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oieee,
    Estou passando pela mesma bad, meu kindle está lotado de e-books que iniciei, mas que não me prenderam de forma alguma fazendo com que eu pulasse para outro, uma tristeza.
    Gostei da premissa do livro e fiquei bem curiosa, tomara que alguma editora o veja e traga para nós.

    Beijokas

    ResponderExcluir