Leituras da Mari: Novembro de 63 - Stephen King



TÍTULO NO BRASIL: Novembro de 63
AUTOR: Stephen King
EDITORA: Suma das Letras
ANO: 2013
PÁG:727

Com grande fama de escrever livros de terror, Stephen King traz ao leitor uma história sobre viagem no tempo e as diferentes possibilidades de futuro que fará qualquer um pensar e repensar a respeito das consequências de cada pequena escolha que façamos.

Jake Epping é um simples professor de inglês de uma pequena cidade do Maine, isso até ele descobrir o texto de Harry Dunning e sua triste confissão  respeito do dia em que viu seu pai matar toda o resto da família com uma marreta. 

No estoque de seu trailler lanchonete, Al guarda o seu maior segredo: um looping no tempo, que o leva de volta ao passado, apenas alguns anos antes do fatídico dia do assassinado de John Kennedy. Ele tentou várias vezes mudar este marco histórico, todas sem sucesso. Já com idade avançada e problemas de saúde, Al não consegue mais fazer a travessia e aguardar o tempo preciso para cumprir seu objetivo e vê em Jake sua possibilidade de sucesso.

No início cético, após a primeira travessia Jake logo começa a pensar nas diversas possibilidades desse acordo, como salvar a família de Harry Durnning e assim evitar que a pobre criança passe por tanto sofrimento. Ele começa devagar, resolvendo um problema aqui, outro ali... Toda vez que ele volta ao presente, descobre as consequências que sua pequena mudança causou, algumas boas, outras nem tanto.

Conseguirá Jake salvar Kennedy e a família de Harry? Caso sim... Quais consequências tais atos poderiam trazer para o futuro dos envolvidos e da sociedade como um todo?

Um livro que mostra muito bem a questão do efeito borboleta ("uma borboleta batendo asa aqui pode gerar um furacão do outro lado do mundo"), que nem tudo que achamos ser bom realmente será; que algumas das coisas ruins que vivemos talvez não devessem ser alteradas, pois fizeram parte daquilo que nos fortaleceu e formou nosso caráter atual. Uma leitura surpreendente profunda, com uma escrita leve e fluida.

Sinopse: A vida pode mudar num instante, e dar uma guinada extraordinária. É o que acontece com Jake Epping, um professor de inglês de uma cidade do Maine. Enquanto corrigia as redações dos seus alunos do supletivo, Jake se depara com um texto brutal e fascinante, escrito pelo faxineiro Harry Dunning. Cinquenta anos atrás, Harry sobreviveu à noite em que seu pai massacrou toda a família com uma marreta. Jake fica em choque... mas um segredo ainda mais bizarro surge quando Al, dono da lanchonete da cidade, recruta Jake para assumir a missão que se tornou sua obsessão: deter o assassinato de John Kennedy. Al mostra a Jake como isso pode ser possível: entrando por um portal na despensa da lanchonete, assim chegando ao ano de 1958, o tempo de Eisenhower e Elvis, carrões vermelhos, meias soquete e fumaça de cigarro. 
Após interferir no massacre da família Dunning, Jake inicia uma nova vida na calorosa cidadezinha de Jodie, no Texas. Mas todas as curvas dessa estrada levam ao solitário e problemático Lee Harvey Oswald. O curso da história está prestes a ser desviado... com consequências imprevisíveis.
Em Novembro de 63, livro inédito de Stephen King, a viagem no tempo nunca foi tão plausível... e aterrorizante. 

Nascida em 1983, carioca, casa. Bacharel em Fonoaudiologia, licenciada em Letras-Inglês e pós graduada em Psicopedagogia. É revisora literária e autora da obra A Beleza de um Cacto.

Nenhum comentário