Leituras da Mari: A noiva fantasma - Yangsze Choo


Título no Brasil: A noiva fantasma
Título em Inglês: The Ghost Bride
Autora: Yangsze Choo
Editora: Darkside
Ano: 2015
Páginas: 360

Yangsze Choo faz parte da quarta geração malaia de descendente chineses. Leitora ávida, teve A Noiva Fantasma como seu primeiro livro publicado internacionalmente.

Acredito que para os chineses ou malaios, Lin Lan era uma garota corajosa, a frente de seu tempo, destemina... Para mim, brasileira nascida no Rio de Janeiro, Lin Lan foi a típica adolescente deslumbrada, movida por impulsos, desejosa de aventura, sempre metendo os pés pelas mãos e precisando de socorro para sair de uma enrascada após a outra (de preferência um homem lindo, forte, poderoso, e que demonstre ser capaz de correr riscos por ela); tudo porque se apaixonou à primeira vista e "por amor, vale correr qualquer risco". Isso não quer dizer, entretanto, que a história foi ruim; que fique claro. Vamos conhecer a história dele, então?

Na Malásia colonial, em 1890, uma jovem está prestes a completar 18 anos ainda sem pretendentes por causa da apatia de seu pai (um homem bom, mas que não conseguiu superar a morte da esposa e perdeu a fortuna após se afundar no ópio) quando, de repente, recebe uma proposta de casamento de uma família muito rica e influente da cidade. O problema? O noivo já morreu.

Lim Tian Ching morreu, mas seu espírito não "descansou" de verdade. Mimado, prepotente e vindo de uma família rica, aproveita da fortuna para tentar corromper os os Oficiais do Inferno, parar conquistar na morte tudo de que foi privado em vida. Uma das coisas que desejava era casar com a moça que havia visto no lago um dia e que descobrira estar prometida a outro, justamente um homem do qual ele tinha grandes ciúmes.

Lin Lan passa então a ser atormentada pelo fantasma de Lim Tian Ching após recusar a oferta feita pela família dele de tornar-se uma noiva fantasma (uma mulher viva que aceitar contrair matrimonio com um espírito para poder acalmá-lo). Em seu desespero, acaba procurando uma médium e tomando mais do que deveria do remédio pela mulher indicado, o que a coloca em um estado comatoso.

Fora de seu corpo, como um "semiespírito", ela resolve aproveitar para tentar descobrir se as acusações de Lim Tian Ching a respeito de Tia Bai (que Tia Bai o havia assassinado), o homem a quem ela descobriu depois que estava prometida, eram reais; enquanto foge de Lim Tian Ching e tenta encontrar uma forma de voltar a seu próprio corpo. Para isso, terá a ajuda da enigmática entidade Er Lang.

O livro é contado em primeira pessoa, todo partindo do ponto de vista da jovem Lin Lan, em uma mistura cultura oriental com fantasia e romance. Para quem quer aprender um pouco sobre a cultura malaia a respeito do mundo do além de forma bem leve, é um prato cheio. Apesar de ter se valido da famosa licença poética para algumas coisas, a autora baseou a maior parte de seus conceitos nas crenças reais do povo.


Sinopse do Skoob: Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.
A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.
Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário