Culinária Literária: Buttermilk biscuits, pão texano



Como todos sabem eu sou leitora voraz, do tipo que devora livrinhos de 100 páginas em um dia. Com essa coisa de ler muito acabo me deparando com várias receitas, nem todas são explicadas ou traduzidas. Essa receita é um desses exemplos. Em vários livros da Diana Palmer – principalmente na subsérie dos irmãos Hart – há referência a biscoitos que eles comem no café da manhã. Alguns livros da Sable Hunter têm isso também. Fiquei meses pesquisando, tentando descobrir que eram esses biscoitos, fiz as mais loucas combinações de palavras em inglês para tentar encontrar a receita. Em uma conversa com uma amiga, sobre comidas regionais, veio a ideia de buscar sites mais específicos e...
Apresento a vocês o
Buttermilk Biscuits (ou massa de leite coalhado – que é tem uma textura entre pão e biscoito, e é uma delícia. Vamos à receita:


Ingredientes
2 2/3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
¾ de colher (chá) de sal
¾ de colher (chá) de bicarbonato de sódio
9 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (125g) (eu não gosto de usar essa quantidade toda de manteiga, então eu coloco mais ou menos 50 gramas de manteiga derretida e umas duas colheres de sopa de azeite, acho que fica menos “engordurado”)
3/4 de xícara de buttermilk (calma, no Brasil é difícil mesmo achar o buttermilk, que é um tipo de leite meio cremoso. Eu resolvi esse problema colocando 1 colher de sopa de suco de limão em ¾ de xícara de chá de leite. Também dá certo misturando ¾ de xícara de chá de leite em ¾ de xícara de chá de creme de leite fresco ligeiramente batido)

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno em 200°C e forre uma assadeira com papel manteiga.
Em uma tigela, peneire os ingredientes secos (farinha de trigo, açúcar, fermento, sal e bicarbonato). Junte a manteiga e, com os dedos, combine tudo até obter uma farofa úmida. Por fim, despeje o buttermilk e trabalhe ligeiramente a massa, só até juntar tudo.
Enfarinhe uma superfície lisa e abra a massa até que fique com mais ou menos 1 cm de espessura. Com um cortador de biscoito, ou com um copo pequeno aproximadamente 3 cm de diâmetro, corte a massa. Transfira os círculos para a forma untada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 15 minutos, até os buttermilk biscuits dourarem a superfície superior. Retire do forno e sirva, de preferência, morninho.
Rende mais ou menos 25 unidades com 4cm de diâmetro

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário