Postagem Temática: Dead Reckoning – Série Sookie Stackhouse Vol. 11 – Charlaine Harris


Título: Dead Reckoning (Sangue Ardente – edição portuguesa)
Título Original: Sookie Stackhouse #11 – Dead Reckoning
                        Southern Vampire Mysteries # 11
Autor(a): Charlaine Harris
Número de páginas: 336
Idioma: Inglês
Editora: Gollancz, Victor Limited
Ano: 2011
Gênero: Fantasia


Antepenúltimo livro da longa série de Charlaine Harris. Se pensarmos que Marion Zimmer tem uma série com mais de 40 livros – em apenas uma das séries – e que Diana Palmer está com 58 livros na série Homens do Texas, fora os spin-offs, os 14 livros de Charlaine torna-se uma série pequena.

Confesso que mesmo feliz com o final da série vou sentir falta – novamente – de Sookie. Ela é ao mesmo tempo um doce e amarga. Suave e dura. Gentil e mal-humorada. Mesmo com seus poderes, posso dizer que Sookie é uma das personagens mais humanas que já li, com seus medos, sonhos e dúvidas.

Dead Reckoning começa com Sookie fazendo uma faxina em sua casa, mais precisamente no sótão. Limpar, recomeçar. Algo que ela tenta fazer em todos os livros e sempre se dá mal. Ora são os lobis que atrapalham sua vida, ora caçadores de sobrenaturais, um irmão que vira pantera. Primos fadas. Avô que é o rei fada.


Então ela para a limpeza e vai para o trabalho, onde acaba presa no meio de um tiroteio.

Para piorar seu namoro com o gatíssimo Eric entra em um impasse quando ele começa a se mostrar agitado, nervoso e estressado. Até que ela descubra que tudo é culpa de um plano para matar o novo mestre da área muitas brigas e discussões vão agitar o casal.

Claro que isso para Sookie seria tranquilo, então Chalaine resolveu colocar Sandra Pelt atrás da nossa querida garçonete. Pelt, que foi presa com a ajuda de Sookie, quer matar a loira de qualquer maneira.

Se os dois livros anteriores foram “mornos” e não despertaram muito interesse, sendo lidos apenas porque não se poderia perder o enredo – e eles tinham revelações importantes para se chegar ao final da série – posso dizer que o 11º volume da série é uma montanha-russa. Ao mesmo que tem alguns momentos de calmaria e muito amor, em outros as conspirações, dores, problemas, brigas, mortes, assassinatos, torturas dominam a cena.

Os segredos, mistérios e revelações são tantas nesse livro que dá para o leitor ficar tonto. Só vou colocar um pequeno grande spoiler aqui [para agora se não quiser saber o que é] Sookie tem sangue de fada, sangue humano e sangue de demônio. Claro, depois de beber um monte de sangue de vampiros, ela também tem sangue vampírico, mas esse se perde com o tempo. Os outros não.

Pontos negativos do livro? Eric não é mocinho dos outros livros, ele revela um lado mesquinho, perverso. Bill não é o malvado os outros livros, ele recupera um pouco – mas só um pouquinho de dignidade.

Ponto positivo? Esqueça a luta entre sobrenaturais e humanos. Pense apenas em pessoas. Charlaine coloca que humanos podem ser corruptos, cruéis, insanos. Sobres podem ser doces, frágeis, sensíveis. Ser bom ou mau é mais complicado do que parece. Sookie é mais do que uma “simples garçonete telepata”, ela é uma psicóloga amadora que nos faz pensar para onde a humanidade está indo.

Análise final. O 11º volume está entre os 3 melhores livros de toda a série. Vale muito a leitura, porque sai muito do entretenimento e convida o leitor a olhar o mundo de outra maneira. Uma maneira menos romântica, é verdade, mas que leva a uma reflexão do seu papel no mundo.



Tradução e adaptação livre da sinopse do Goodreads: Com sua habilidade de estar em problemas, Sookie acaba por testemunhar um tiroteio no Merlotte’s, o bar onde trabalha. Como Sam Merlotte revelou sua dupla natureza – ele é um metamorfo –, a suspeita cai sobre os anti-shifters da área. Sookie suspeita de algo diferente, mas sua atenção fica dividida quando percebe que seu amante Eric Northman e sua cria Pam estão planejando matar o vampiro que agora é o mestre deles. Aos poucos, Sookie é atraída para a trama – que é muito mais complicada do que ela imagina.


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Olá!
    Primeira coisa: sem oooooorrrr é muito livro. Não leria por causa disso, mas a história parece legal.
    Gostei de saber que tem muito sangue e mistério! Isso me atrai nos livros.
    E achei bem interessante isso de ter sangue de fada, humano e de demônio! Me parece que algo interessante pode sair disso.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Tudo? Então minha história com essa série, comecei assistindo sua adaptação para TV e assim gostei assistirmos até a quarta ou quinta temporada depois do esquema das Bruxas,mas dai se enchemos o saco porque não rendia como falou meu marido aqui do meu lado agora. Ficou forçado e não tinha a personagem aprendendo a usar seus poderes os outros pareciam se perder entre ser bom e ser mau e todo mundo querendo "pegar" ela, então largamos de mão. Comprei o primeiro livro da série e está aqui em casa ainda não tive coragem de tentar ler e tenho medo de me desapontar também, porque a autora se perde no meio de uma série de livros tão grandes poderia ter feito menos e dado mais dinamismo e resultado pelo que sei da série somente. Quem sabe eu venha ler os livros vamos ver.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu também conheci graças à True Blood, a adaptação feita pela HBO, mas confesso que tanto na série quanto nos livros a coisa começou a desandar quando começaram a colocar todo tipo de criatura, ficaria bem melhor se tratasse apenas da convivência entre vampiros e humanos, com alguns sendo bons e sofrendo preconceitos e muitos outros retratados como monstros malvados.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, chegou no 11º livro?? tá de parabéns! Lembro de sua resenha no inicio dessa jornada.
    Na verdade eu nem sabia que eram tantos livro assim. Tenho o primeiro mas nunca comecei a leitura.
    Acho que foi por causa do seriado que eu não curti muito.
    Enfim, parabéns por essa jornada e adorei ver sua resenha!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu nunca tinha ouvido falar da série, mas o enredo chamou muito minha atenção. Essa mistura de seres e os elementos fantásticos são elementos que me agradam muito em uma história.
    Essa série é muito longa e eu prefiro livros únicos. Entretanto, acho que daria uma chance.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa série mas parece ser bem interessante vou ler mais sobre ela. Obrigada pela dica.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oieee!!!
    Nossa essa série é bem conhecida até né? Mas eu não tenho coragem de ler justamente pela quantidade de livros... que que é isso senhor? Vai ser apegada a uma série assim lá no inferno kkkkkkkk
    Adorei a sua resenha e quem sabe um dia e bem lá na frente eu não me arrisque? Eu acompanho a Irmandade, porque não posso acompanhar essa? kkkk

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Que Guerreira em chegar no 11° livro hehe sou fã da série televisa, porém nunca me arrisquei nos físicos. Sabe dizer se é muito diferente? Se ele está entre os 3 melhores da série, tenho que conferir haha Adorei a resenha <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii Bel, tudo bem? Fiquei um pouco perdida lendo a resenha pois não conhecia essa série hahahha, mas fiquei beeem curiosa e, confesso, com vontade de ler, apesar de serem 14 livros e eu estar fugindo de séries enormes hehehe. Fico feliz que tenha gostado da obra, espero que os próximos sejam leituras ainda melhores para você!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Belzita! Tudo bem?
    Recém estou no quarto livro da série e não vejo a hora de conseguir os outros para continuar a saga da Sookie! Sobre o Eric eu meio que já sabia porque ele nunca escondeu que de bonzinho ele não tem é nada.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.com

    ResponderExcluir