Leituras da Mari: Anne's Song (A Canção de Anne - Catherine Anderson


Título Original: Anne's Song
Autora: Catherine Anderson
Idioma: Inglês
Editora: Avon Books
Ano: 1996, relançado em 2013
Páginas: 416

Nascida em 1947, Catherine Anderson é autora de inúmeros romances, cujos títulos sempre apareceram entre os Best Sellers estrangeiros. Infelizmente, é também uma autora ainda não conhecida pelos brasileiros, por não ter uma obra traduzida para o português.

Anne era conhecida como a "idiota" da cidade. Filha do Juíz, ainda criança havia sido acometida por uma febre muito forte e a partir daí seu comportamento começou a mudar. Os pais, procurando proteger a ela e a si, optaram por afastá-la do convívio social após uma situação considerada desconcertante por toda a cidade. 

Apesar de todos os pesares e de sentir-se muito solitária, Anne encontrava felicidade no convívio com a natureza.. Agora Anne era uma moça em idade de casar, considerada por todos com idade mental de 06 anos, e que corria livre pela proximidade da região da cachoeira. Cientes de sua "deficiência mental", todos os homens a deixavam em paz... Todos, exceto um.


Alex Motgomery é um homem de caráter. Ele se culpa pela morte dos pais e devido a isso vendou os olhos para cada um dos erros e maldades do irmão...  Isso até ele descobrir que Douglas Montgomery havia estuprado a "retardada" da cidade. Após expulsar o irmão de casa, mesmo sabendo que não há nada que possa apagar o trauma vivido pela moça, ele tenta fazer o que considera mais honrado, principalmente ao descobrir que a "pobre moça" engravidou. E é então que a história realmente começa, envolvendo o leitor a cada linha!

Após o casamento, Alex começa a desenvolver sentimentos por sua esposa e luta desesperadamente contra eles. Considerava-os profanos, pois ele acredita que ela tem a capacidade cognitiva de uma criança de 06 anos. Através da convivência, entretanto, ele vai sendo surpreendido pelo comportamento de Anne e começa a questionar tudo que antes tomava como certo. 
"Tinha ouvido muitas vezes a frase “me partiu o coração”. Ele também tinha usado esta expressão com frequência ao longo de sua vida, mas até então estas palavras não tinham significado algum para ele, até aquele momento.
(...) Annie Trimble, a idiota do povoado, não era uma idiota. Era surda. Surda como uma parede. E ele, que Deus o perdoasse, tinha sido completamente cego."




O livro apresenta tantas facetas... O preconceito de uma sociedade ainda pouco esclarecida, medo que fala mais alto do que a razão, resiliência, solidão, aprendizado, superação e muito mais.

Uma história comovente, que apresenta a perfeição do amor apesar de todas as falhas humanas, em um mundo para lá de imperfeito. Anne é uma personagem extremamente forte, e que tem muito a ensinar para o leitor.


Anne's Song (A canção de Anne) possui versões em inglês e espanhol. É uma obra envolvente, marcante e profunda. Recomendo para todos que têm a possibilidade de adquirir a obra em tais línguas e torço para que uma editora brasileira resolva logo publicá-lo.



The Gift

Annie Trimble lives in a solitary world that no one enters or understands. As delicate and beautiful as the tender blossoms of the Oregon spring, she is shunned by a town that misinterprets her affliction. But cruelty cannot destroy the love Annie holds in her heart.

Alex Montgomery is horrified to learn his wild younger brother forced himself on a helpless "idiot girl." Tormented by guilt, Alex agrees to marry her and raise the babe she carries as his own. But he never dreams he will grow to cherish his lovely, mute, misjudged Annie her childlike innocence, her womanly charms and the wondrous way she views her world. And he becomes determined to break through the wall of silence surrounding her to heal...and to healed by Annie's sweet song of love.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário