Marco leu: Uma Breve História da América Latina - Loris Zanatta


Título no Brasil: Uma Breve História da América Latina
Título Original: História de América Latina
Autor: Loris Zanatta
Editora: Cultrix
Ano: 2017
Páginas: 311

Quem não conhece seu passado não entende o seu presente. Pensando nisso tento inserir livros de História nas minhas leituras. Claro que são livros para leigos, de fácil compreensão. Mas ainda assim são capazes de criar uma ideia bem concreta sobre os acontecimentos históricos e as razões de acontecerem.

Uma Breve História da América Latina” do argentino Loris Zanatta faz um resumão mastigado de eventos acontecidos de 1800 até os dias atuais. Segundo o autor, América Latina é um conceito histórico, não um espaço geográfico onde, a partir do século XVI, instalou-se a civilização ibérica (Portugal e Espanha). Que deixaram muitas heranças, mas duas principais que unem esses países tão diferentes. A língua, que apesar de não ser única, são bem parecidas e de origem comum, e a religião católica, que aqui não sofreu com os movimentos protestantes.


Aliás a primeira ideia que o livro introduz é exatamente a de “Unidade e Pluralidade”. A América Latina tem uma diversidade imensa, fruto de culturas locais antigas, relevo, clima, posição geográfica entre outros, mas que mesmo assim segue uma estrada em comum, asfaltada pelas tradições ibéricas e católicas,  e influências externas como a crise de 1929 e as Guerras Mundiais.

Tenho que admitir que tive um preconceito com a capa, e amigos corroboraram a dúvida do livro contar essa história sobre um viés totalmente esquerdista. Mas o que encontrei foi exatamente o inverso. Loris apresenta uma visão bem ampla dos fatos. Em nenhum momento cria vilões ou elege mocinhos. Em vários momentos apresenta dois pontos de vista, sem cravar o mais correto. Não ganhou 5 estrelas pois em alguns momentos ela se tornou pesada. Mais para um historiador que para o curioso Marco Antonio.



Outra coisa muito interessante foi ver a visão de um argentino sobre nossa pátria amada Brasil. Fiquei encantado, com o que me pareceu um ponto de vista sensato e realista sobre temas delicados como nossa ditadura militar e nosso momento atual.

Pra mim, catarinense apaixonado por minha terra, que tem as praias invadidas pelos argentinos todo verão era difícil acreditar que alguma coisa de boa poderia vir da terra da prata. Brincadeiras a parte, fiquei feliz de encontrar tão interessante e esclarecedora obra produzida por um hermano.



Sinopse do Skoob: Loris Zanatta expõe o conjunto de eventos que movimentou a América Latina, desde a colonização até os dias atuais, sem esquecer as características essenciais do território e dos seus habitantes antes da chegada dos europeus. De século a século, e de país a país, o autor entrelaça, de maneira brilhante, a história política, religiosa e ideológica das nações, convertendo diferentes histórias desarticuladas em uma história única. Este livro descreve o desenvolvimento da América Latina como uma terra de transformações, de revoluções e involuções, de frustrações e promessas.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Eu adoro História e tenho sempre muita curiosidade sobre o tema, confesso que sobre a América Latina só conheço um pouco da História do Brasil, principalmente a época da família real portuguesa no Brasil. Gostaria de saber mais, vou-me informar se há venda o livro cá, em Portugal. Obrigado pela dica :)

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderExcluir
  2. Salve Paulo, o livro é muito bom, vale a leitura. Gostei de ter um comentário de um português. Quando garoto, não sei pq, pensava mal da família real portuguesa no Brasil. Hoje com mais leituras, sinto até orgulho de meu país ter estado sob o comando da casa Bragança. Abraços do além mar!!!

    ResponderExcluir