Leituras da Mari: Das Überheil - Pedro Irineu


Título Original: Das Überheil
Autor Nacional: Pedro Irineu Neto
Editora: Arwen
Idioma: Português
Gênero: Romance/Ficção
Ano: 2017
Páginas: 410

Pedro Irineu Neto estreou na cena literária com o romance Pelas Mãos das Suas Amadas, pelo qual concorreu ao Prêmio Machado de Assis de Literatura no ano de 2013. Das Überheil é sua terceira obra, que dá continuidade à saga do detetive Maia.

O detetive Maia, antes um homem apaixonado pela arte de amar, neste volume encontra-se totalmente desiludido com a vida, sofrendo por um coração partido e têm como nova forma de ganhar a vida desmascarar casos de adultério. Contudo, ele descobrirá que fazer com que os outros sofram não lhe traz a paz de espírito que sempre almejou e, pior... Para cada ato impensado, uma consequência terrível inimaginável pode surgir.


Valendo-se de uma mistura bastante equilibrada entre verdade e ficção, o autor transporta o leitor para o Brasil da época da Segunda Guerra Mundial. Um novo amor, vingança, aventura, enigmas a serem desvendados. Das Überheil traz tudo isso para o leitor e muito mais.

Um livro onde cada personagem tem um papel relevante, a trama principal e histórias secundárias se interligam de forma tal que já não sabemos mais diferenciar cada uma delas com perfeição... Uma obra onde o fim de uma etapa pode significar mais do que parece, envolver mais do que o imaginado.
Desiludido e sem perspectivas, Maia retorna de Buenos Aires para o Rio de Janeiro, onde encontra um velho companheiro de faculdade, que o ensina a se tornar investigador particular, revelando adultérios em troca de dinheiro. Ao se envolver com o casamento de uma famosa atriz estrangeira, ele se vê dentro de uma trama articulada, durante a Segunda Guerra Mundial, para mudar o jogo de forças políticas do Brasil, através de alianças poderosas e até mesmo impensáveis que, aproveitando-se das ideias de superioridade racial para mascarar suas reais intenções, arquitetam um plano denominado de Das Überheil. Jogado contra essa aliança, Maia inicia uma jornada que, a cada passo, vai lhe demonstrando, mesmo com dúvidas e frustrações, que o amor e a perspectiva de uma família representam forças capazes o suficiente para enfrentar o poderio de qualquer um que pretenda mudar os rumos da História Brasileira ao custo de muitas vidas.

Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Oi, Mari! Que livro incrível! Eu não conhecia esse autor, mas achei a história super interessante e a sua resenha me deixou bastante curiosa. Ainda mais pelos casos ocorrerem na época da Segunda Guerra Mundial. Dica anotada, com certeza. Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele já possui obras anteriores, mas esse foi o primeiro dele que li também.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?

    Sua resenha está fantástica, e apesar de não ser meu gênero favorito, fiquei curiosa com a história. Anotei a dica e quem sabe um dia dou chance pra ele.

    Beijos
    Laneh Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, que legal! A gente tem gêneros favoritos, mas é bom sair um pouco da zona de conforto também.

      Excluir
  3. Olá,

    Já tinha ouvido falar no autor, no entanto ainda não li nada dele. Infelizmente, essa não me chamou a atenção. Gosto muito de histórias que falem de vingança e tenha aventuras e mistérios, porém não senti aquele feeling que me faz querer ler um livro, então deixarei a dica passar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece. Nem todo livro nos cativa de imediato. Quem sabe a próxima dica te agrada mais?

      Excluir
  4. Até gosto de romance policial, mas não muito.
    Essa sinopse não me ganhou muito.Vou deixar passar essa dica.
    Gostei de sua resenha, bem objetiva.

    beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Faz parte, se fossemos ler absolutamente todas as dicas de um blog, faltaria tempo para comer, sair e respirar.
      Lkkk

      Excluir
  5. Sua resenha me deixou curiosa referente a história do livro, não conhecia o título. Mas vou por na lista.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Mari.
    Fiquei bastante curiosa por o livro se passar em um período histórico muito marcante da História Mundial e ainda se passar no Brasil. É ótimo que cada personagem desempenhe um papal importante e a linha entre realidade e ficção seja tênue.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, esses são os pontos altos do livro!

      Excluir
  7. Adoro livros de detetives, acho que deixa a gente bem viciado na leitura ate terminar.
    Nao tinha lido nada do genero ambientado na segunda guerra.
    Valeu pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Mari! Apesar de gostar de histórias de detetives e ambientadas nesse período histórico, a premissa não me chamou minha atenção. Quem sabe, mais adiante, possa me interessar a ler. Por enquanto, passo a dica, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que o autor tinha lançando um novo livro. Conheci o primeiro e me lembro de ter ficado bem encantada com o tipo de escrita. Vou procurar para ler!

    Bjos

    ResponderExcluir