Culinária Literária: Pizza de Pepperoni (Quarteto de Noivas #4)



De acordo com o site Vitrine Gourmet, pepperoni é uma criação norte-americana inspirada nos salames italianos, principalmente os que são mais secos e apimentados. É feito com carne de porco, bovina, gordura e condimentada com pepperoncino, tipo a malagueta.
Já Chilli em espanhol significa um molho (salsa) feito à base de pimentas (chile) e usado em diversos pratos. Também é usada para dar nome a um tradicional prato mexicano à base de feijão, carne moída e muita pimenta.

No livro Felizes para Sempre (Quarteto de noivas #4, autora Nora Roberts), Mal Kavanah faz uma proposta para Parker: saia comigo essa noite e, se você não se divertir, eu desisto de você. Claro que ela aceita, só para ter o gostinho de dizer depois que não gostou. Ele a leva a um restaurante super aconchegante, apesar de simples e aí... Somos apresentadas à pizza de pepperoni com azeitona preta e chilli e toda a minha atenção acaba sendo desviada para a comida. Kkkkk

Querer provar essa delícia, que é o prato favorito do Mal? Então lá vai a receita...


Ingredientes

  • Massa (gigante):
250 g de farinha de trigo
150 ml de água morna
2 colheres de sopa de fermento biológico
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de azeite de oliva

  • Molho:
2 dentes de alho
1/2 cebola picada
2 tomates maduros descascados e sem sementes
1/4 copo de água
3 colheres de azeite
1 pitada de açúcar

  • Cobertura:
Salame italiano, finamente fatiado
1/2 pimentão em rodelas
Queijo muçarela em fatias
Pimenta calabresa (opcional)

Modo de Preparo

  • Massa: 
Dilua o fermento, o sal e o açúcar na água morna, conforme instruções da embalagem do fermento. Misture com a farinha e mexa com as mãos em uma tigela até formar uma massa consistente. Sove bem a massa por aproximadamente 5 minutos, deixe-a descansar por 40 minutos para crescer. Com um rolo de macarrão abra a massa no formato desejado de pizza com a espessura de 0,5 cm. Pré-asse no forno a 180°C por 5 minutos

  • Molho: 

Bata no processador os tomates com o alho e a cebola. Aqueça o azeite em uma panela e refogue os ingredientes processados. Após refogar, acrescente a água e a pitada de açúcar e deixe cozinhar até encorpar na consistência desejada.

  • Montagem: 

Distribua o molho de tomate sobre a massa pré-assada. Cubra com queijo muçarela fatiado e distribua por cima as fatias de salame italiano, os pimentões e as cebolas (opcional) em rodela sobre o queijo. Salpique com pimenta calabresa. Regue com um fio de azeite de oliva extra virgem e asse no forno bem quente por 12 minutos, ou até dourar o recheio.

Gostou da receita? Quer saber mais sobre o livro que nos estimulou a publicá-la aqui? Então leia as resenhas dos livros dessa série clicando na imagem abaixo:



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário