Leituras da Mari: A Volta do Pequeno Príncipe - Luciula Soares




Título Original: A Volta do Pequeno Príncipe
Autora Nacional: Luciula Soares
Onde comprar: site da editora
Idioma: Português
Editora: Chiado
Ano: 2016
Páginas: 65





O título pode levar o leitor a acreditar que Pequeno Príncipe retornou à Terra, contudo a referência é à volta dos personagens às páginas de um livro e às vidas de seus fãs. A Volta do Pequeno Príncipe é o primeiro livro publicado da autora Luciula Soares. Publicado após cinquenta anos na gaveta, foi escrito quando ela estava com vinte e tantos anos, em resposta ao chamado feito ao final do livro de Exupéry:



"Foi aqui que o principezinho apareceu na terra, e desapareceu depois. Olhem atentamente esta paisagem para que estejam certos de reconhecê-la, se viajarem um dia na África, através do deserto. E se acontecer passarem por ali, eu lhes suplico que não tenham pressa e que esperem um pouco bem debaixo da estrela! Se então um menino vem ao encontro de vocês, se ele ri se tem cabelos de ouro, se não responde quando interrogam, adivinharão quem é. Então, por favor, não me deixem tão triste: escrevam-me depressa que ele voltou."


Dividida em vinte e seis capítulos e seguindo a mesma linha do mundialmente famoso livro escrito por Antoine de Saint-Exupéry, de nome O Pequeno Príncipe, essa obra também apresenta desenhos simples, com aparência tendendo ao infantil, ilustrando passagens relevantes; além de trazer para o leitor belos ensinamentos sobre a vida.





"O mal alastra-se sozinho. (...) O bem precisa ser cultivado para preservar-se."
Depois de ter sido o visitante em inúmeros planetas, inclusive a Terra, é a vez deste querido personagem receber as visitas. Cada visitante trará consigo alguma informação, que pode ser reveladora e proporcionar crescimento pessoal a quem as recebe ou pode ser completamente inútil, assim como ocorre na vida. Nem todas as informações que chegam a nós realmente são produtivas, ver tal questão ressaltada ao longo da obra foi deveras interessante. 



Apesar de ter gostado da iniciativa, diagramação e leitura - bastante rápida, inclusive -, um ponto deixou a desejar... No livro que inspirou esse, o personagem viajava de planeta em planeta e, por isso, o autor descrevia cada ambiente. No atual, o "pequeno astronauta" está em seu planeta, recebendo visitas, mas a autora continua descrevendo planetas como se eles se materializassem ao redor do pequeno príncipe. Isso é ruim? Sim. Tira a beleza da obra? Para mim, não; foi apenas uma incoerência que me incomodou, mas fácil de ser relevada. Como dito no próprio livro:



"(...) dependendo do ângulo de que se encarem, as coisas podem adquirir estranhas proporções!" 


SINOPSE: A autora, carioca, escreveu o livro aos vinte e tantos anos, por saudade do Pequeno Príncipe. Seria um reencontro com um mundo onírico ou uma catarse de sua nostalgia. Não sonhava aproximar-se da qualidade da obra originária, mas, ao menos, poder captar-lhe o espírito.
Guardado por muitos anos, era revisitado, de tempos em tempos; e sentia sempre o mesmo prazer em revê-lo.
Alguns amigos aconselharam-na a publicá-lo, mas não se inclinava a tanta audácia. Diante da insistência, procurou informar-se desta possibilidade e soube da necessidade de aguardar 70 anos, após o falecimento do autor da obra originária, o Pequeno Príncipe, para poder utilizar a personagem.
Não obstante suas dúvidas quanto à conveniência da publicação e de seu atrevimento, decidiu aguardar que o tempo trouxesse a resposta.
Enfim, passados 50 anos, vencida a covardia e assumindo a ousadia, decidiu expor-se e tentar trazê-lo de volta.

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Oi, Mari! Confesso que nunca li o Pequeno Príncipe e tenho até vergonha de escrever isso haha, porque só ouço e leio comentários positivos sobre essa obra e morro de vontades de ler. Sua resenha está ótima, eu não conhecia essa nova versão do clássico e achei interessante. Mas vou ler o original primeiro e depois comparar os dois haha. Bjss!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas fiquei desanimada em saber que o autor descreve tanto os lugares assim. Vou deixar a dica passar!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  3. O Pequeno Príncipe é um dos meus livros favoritos. Que bom que ela teve coragem e compartilhou a visão dela do que aconteceu em seguida nesta obra tão querida, mesmo que não seja perfeita. Obrigada pela indicação! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Amo pequeno príncipe. Adorei a idéia desse. Já quero adquir. É sempre bom ter livros que nos traga bons ensinamentos.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Amo O Pequeno Príncipe, inclusive assisti o último filme e me emocionei. Bacana a ideia da autora de escrever uma espécie de "sequência", mas esperar 50 anos???? Corajosa até demais.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Adoro o Pequeno Príncipe e nossa adorei saber que temos uma "continuação. Poxa pena que tem alguns pontos negativos, mas não sei como iria me comportar com isso, por isso resolvi realizar a leitura. Adorei <3 e espero gostar!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Heiii, tudo bem?
    Esse livro eu ainda nao conhecia e achei isso mesmo que ele tivesse voltado a terra pelo titulo.
    Não é um livro que me desperta o interesse, assim como o Padre, eu tb nao sou fã desse menininho, hehehe.
    Gostei da resenha, deu pra ter uma visão geral do livro e gostei dos pontos apresentados.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Acredita que ainda não li "O pequeno príncipe"? Vontade é o que não falta, mas eu simplesmente nunca lembro. Espero poder estar mudando essa situação em breve. Por este motivo, acho que deixarei passar a dica sobre esta obra em questão. Acho que não faz muito sentido ler esta primeiro, correto? Mesmo assim, gostei muito da sua resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Olá Mari...realmente o pequeno príncipe é encantador, e vejo que com esse também não é diferente. Adorei a forma como vc mostrou o livro. Ainda mais ao ler sua resenha o livro não perdeu a sua principal essência, em mostrar ensinamentos para a vida.

    Adorei a sua resenha, ficou simples porém mostrando o essencial do livro e o mais importante a sua real opinião.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oii Mari, tudo bem? Que bom que gostou da leitura, apesar da descrição desnecessária :) Eu amoo O Pequeno Príncipe, e gostei muito da premissa desse, então anotei aqui a dica <3

    Beijos!

    ResponderExcluir