Resenha: O Inferno de Gabriel, Sylvain Reynard


Título: O Inferno de Gabriel (O inferno de Gabriel #1)
Título original:  Gabriel’s Inferno
Autor(a): Sylvain Reynard
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Páginas: 512
Tradução: Fabiano Morais

Depois que se lê a sinopse, admito que dá até uma certa preguiça de ler o livro. As referências parecem não ser simples, mas isso é apenas uma impressão.

Sylvain Reynard é, junto com Anne Rice, Marion Zimmer, Arthur Clarke, Mario Puzzo e Tess Gerritsen, meu autor predileto. A maneira como estrutura suas histórias, constrói os personagens e entremeia as passagens temporais, ações dos personagens – principais e secundários – com trechos e citações à Divina Comédia, de Dante Alighieri, é de fazer qualquer leitor mediano ficar apaixonado.


Aqui temos mais um problema: Sylvain é um especialista em Dante. Ele não usa o seu conhecimento para deixar a obra intragável, mas muita gente treme de medo quando se fala “Clássicos da Literatura Mundial” (exatamente onde se encaixa a obra de Dante). A vantagem é que não há a necessidade de se conhecer a obra clássica para apreciar Gabriel.


Vamos ao livro. Inferno é a primeira parte de uma trilogia. Pode-se ler apenas ele sem perder o ritmo ou a linearidade, o que é uma grande vantagem do autor: ele monta três livros que podem ser lidos de maneira independente.

Aqui somos apresentados à Gabriel Emerson, emitente professor da Universidade de Toronto. Ele é mal-educado, exigente, duro, excelente professor, além de temido e querido pelos alunos (apenas quem já teve um desses sabe do que estou falando). Além de claro ser lindo, gostoso, bonito e sarado.

Gabriel é um belo homem, sofrido, atormentado por erros em seu passado e que que se pune no presente arrastando sua culpa exatamente como Virgílio que se martiriza por sua Beatriz. Seu humor, praticamente inexistente, piora de forma absurda com a chegada de uma nova aluna norte-americana.

Odiar Julianne, ou Júlia, como ela é chamada por Emerson, é fácil. Porém com o passar da leitura conhecemos mais a fundo o caráter e a origem dela, assim como parte de sua ligação anterior com Emerson. Com isso entendemos melhor que a mulher não é uma boba apaixonada, ou uma idiota sem noção.

Julianne é ingênua, submissa e apaixonada, mas embaixo dessas características há uma mulher inteligente, instigante e extremamente sensual, pronta para ser despertada, esperando apenas o momento certo de sair para a vida.

A tradução de Fabiano Morais é um grande trunfo da Arqueiro, pois ela prima pela adaptação de termos, citações e situações, sem se prender a uma simples passagem do inglês para o português.

A versão em e-book do livro é bem ilustrada – assim como o livro – e a facilidade de leitura é um fator forte para minha escolha pelo meio eletrônico.

Leitura mais do que recomendada.






Sinopse site da Editora Arqueiro: Enigmático e sedutor, Gabriel Emerson é um renomado especialista em Dante. Durante o dia assume a fachada de um rigoroso professor universitário, mas à noite se entrega a uma desinibida vida de prazeres sem limites. O que ninguém sabe é que tanto sua máscara de frieza quanto sua extrema sensualidade na verdade escondem uma alma atormentada pelas feridas do passado. Gabriel se tortura pelos erros que cometeu e acredita que para ele não há mais nenhuma esperança ou chance de se redimir dos pecados. Julia Mitchell é uma jovem doce e inocente que luta para superar os traumas de uma infância difícil, marcada pela negligência dos pais. Quando vai fazer mestrado na Universidade de Toronto, ela sabe que reencontrará alguém importante – um homem que viu apenas uma vez, mas que nunca conseguiu esquecer. Assim que põe os olhos em Julia, Gabriel é tomado por uma estranha sensação de familiaridade, embora não saiba dizer por quê. A inexplicável e profunda conexão que existe entre eles deixa o professor numa situação delicada, que colocará sua carreira em risco e o obrigará a enfrentar os fantasmas dos quais sempre tentou fugir. Primeiro livro de uma trilogia, O inferno de Gabriel explora com brilhantismo a sensualidade de uma paixão proibida. É a história envolvente de dois amantes lutando para superar seus infernos pessoais e enfim viver a redenção que só o verdadeiro amor torna possível.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário