Momento Cultura: Van Helsing


Primeiro episódio: 23 de setembro de 2016
Temporadas: 1 - Segunda já confirmada para o final de 2017
Episódios: 13
Emissora original: Syfy
Emissoras Brasil: Netflix e Amazon Prime Video
Gêneros: Terror, Ação, Drama, Fantasy television

O seriado do canal Syfy é baseado no caçador de vampiros criado por Bram Stocker em Drácula, mas aqui temos uma surpresa: Van Helsing não sabe que é Van Helsing, nem mesmo qual é a sua missão na nova Terra infestada de vampiros que desejam apenas destruir a vida.
A ação se no ano de 2016, como se ele fosse um "futuro", quando a Bela Adormecida acorda, ou melhor, volta dos mortos. "A Bela Adormecida e qual a sua importância para a série?", você pode estar se perguntando. Vanessa, A Bela Adormecida, é a personagem principal. Ela começa o seriado morta e termina morta (não é spoiler, acreditem). Começa dormindo, em coma, depois de ser "morta" em um ataque planejado para a capturar, mas ela não morre de verdade e é aí que a coisa começa a ficar confusa. Uma das minhas brincadeiras prediletas ao assistir os episódios foi apelidá-la de Vanessa Logan Van Helsing, porque ela parece imortal, luta como a Fênix ou a Vampira de X-Men e o cabelo não perde a chapinha!

De toda maneira, O Despertar dos vampiros começou em 2013, quando um vulcão entrou em erupção no Parque Nacional de Yellowstone — sim, o mesmo do urso boa praça Zé Colmeia — e cobriu todos os Estados Unidos com uma nuvem que impediu a luz do Sol de atingir o solo. Isso facilitou que os vampiros andassem à luz do dia, atacando o gado, ou melhor, os humanos.
Esqueçam os vampiros belos e sedutores, fortes e inteligentes.  Em Van Helsing eles são burros feito portas, feios feitos os zumbis de The Walking Dead ou World War Z. Têm um comportamento violento, porque não pensam. A estética de pilhas e mais pilhas de zumbis, digo vampiros, que se empilham em pirâmides é bastante usada.

Os 13 episódios da primeira temporada são bem movimentados, cheios de ação, explosões, correria e alguns poucos diálogos. Só não espere que no meio de uma luta mortal — obrigada, Residente Evil — contra vampiros-zumbis que andam durante o dia, nossa heroína ou o guardião dela possam explicar muita coisa. Eles estão mais perdidos do que os espectadores! A única certeza que têm é que precisam matar o maior número possível de humanos transformados em criaturas.

Como diversão sem cérebro, é uma delícia para quem gosta de vampiros... Vale as risadas.
No Brasil pode ser visto na Amazon Prime Video ou no Netflix.

Minha avaliação pessoal? Eu adorei! Estou aqui roendo as unhas para a segunda temporada. Não aconselho para pessoas com estômagos sensíveis, mas recomendo para quem gosta de dar risadas ou de brincar de Robert Rodriguez, Kevin Smith ou Quentin Tarantino. Aliás, se entendeu as referências, o seriado foi feito para você, já que ele é uma colcha de retalhos em termos de referências da cultura pop!

Até a próxima

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Uma boa opção para tentar assisitr no netflix! É sempre bom ter uma indicação.

    Memórias de uma Leitora
    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola tudo bem?

    Adorei a nova categoria, diversão sem cérebro hauahuahuahahua.
    Adoro series de ação mas acho que vou acabar passando essa.
    Estava até pensando em ver, mas não quero ficar perdida auhauhauahu.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Adorei a dica, vou procurar para saber mais!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Oiii!

    Eu já vi essa série pelo netflix mas não consegui assistir ainda, justamente por ser um pouco fraca para algumas coisas então, to evitando!
    Mas espero que a segunda temporada saia logo!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu gosto bastante de vampiros-zumbis acompanho uma série chamada The Strain que que tem criaturas desse tipo, essa série é adaptada de um livro do Guillermo de Toro.
    O Van Helsing eu acabei não me adaptando, mas meu marido gostou muito dos episódio finais.

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar dessa série, mas me lembrou bastante TWD, só que de vampiros. Gostei demais dos pontos levantados e me pareceu uma boa dica. Se eu tiver tempo, vou tentar acompanhar!

    ResponderExcluir
  7. Menina esse nome não me é estranho, mas não sabia do que se tratava. A série parece ser bem interessante e estou pensando em dar uma chance. Amei a dica!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  8. oie
    Já estava na minha lista para assistir, mas depois do seu post, já vai passar na frente das outras séries.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Adoro essas tramas com vampiros, sendo eles do mal ou aqueles guerreiros gostosos que alguns livros aparecem.
    Apenas sabia da existencia do filme do Van Helsing e que adorei mto.
    O seriado é novidade pra mim e gostei do que falou aqui, curiosa e sei que vou me divertir.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. olá, tudo bem? Fã de Vampirp e Buffy, com certeza tenho expectativas para assistir e gostar. Não sabia da existência da série, mas fiquei curiosa haha 13 episódios é uma boa quantidade para temporada, gostei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Já vi essa série lá no Netflix e add a minha lista, embora não tenha visto ainda.
    Sua resenha só fez eu me animar mais! Já li Drácula e Van Helsing é ótimo. Veremos nas telas, já que no livro ele é um senhor.
    Bj

    ResponderExcluir