Resenha: Once Upon a Time - Da literatura para a Série de TV



Título: Once upon a time: Da literatura para a série de tv
Autor: Sandra Trabucco Valenzuela
Editora: Chiado Editora
Número de páginas: 234

Para quem ainda não sabe, sou jornalista de formação, além de ter feito outros cursos de graduação e pós, todos na área de Humanas; então quando um livro começa com Walter Benjamin eu preciso de motivação extra para ler. Tentei uma lista para ME incentivar, vamos a ela?

Motivos para ler o livro:1) É sobre a série Once Upon a Time.2) É sobre os contos de fadas do seriado.

Agora que estamos todos bem motivados... 



O livro faz uma reflexão profunda entrelaçada com um viés histórico que perpassa aspectos sociológicos e comunicacionais encontrados em narrativas das séries de ficção atuais, elaboradas por roteiristas que vão muito além das sitcoms dos anos 80.

Não entendeu nada do que eu disse? Vou tentar traduzir:

O livro analisa os episódios da primeira temporada, situando a origem de cada personagem importante do seriado, assim como a origem das lendas e contos de fada que são o fio condutor do roteiro criado pelos produtores de Once Upon a Time (em tradução livre Era uma vez), Adam Horowitz, Edward Kitsis.

Não é uma leitura das mais fáceis devido ao vocabulário técnico-acadêmico mais voltado para uma tese de pós-doutorado, mas os fãs da série terão boas surpresas com a leitura. É no mínimo interessante conhecer as origens de Chapeuzinho Vermelho (Rubi), da Rainha Má, da Branca de Neve e do Encantado. Podemos ainda aprender sobre a importância da oralidade no aprendizado e tradição humana, um bônus dessa obra.

Focando em diagramação, cor e fonte utilizada na publicação, a Chiado mais uma vez acertou! O papel estilo pólen amarelado dá uma sensação gostosa ao folear as páginas, além de facilitar a leitura, devido o contraste com a fonte escolhida. A diagramação dos gráficos e tabelas também é muito clara e facilita o entendimento.

Até a próxima!

Compre aqui


Sinopse Chiado: 
Era uma vez uma menina que amava livros.
Era uma vez livros que viravam ideias, imagens. Imagens que se moviam. Movimento. Uma televisão, uma série. Um desejo, uma curiosidade, um ímpeto. Alguém que os acolhesse: projeto ganhando corpo.
Era uma vez um era uma vez.
Toda história tem um começo. Neste livro, Sandra Trabucco Valenzuela, formada em Letras, escritora e pesquisadora premiada e professora universitária no campo das artes e do audiovisual, busca rastrear a transposição de personagens clássicas dos contos de fada, como Branca de Neve, Príncipe Encantado, o anão Zangado e Rumplestiltskin, para a primeira temporada da série televisiva Once upon a time, produzida pela rede de rede norte-americana ABC, ligada à Disney. Para isso, Sandra lança mão de fundamentação teórica pertinente e variada, tecendo sua reflexão a partir de autores que pensam a pós-modernidade, como Baudrillard, até os que analisam a construção tradicional de narradores e personagens em sua relação com o mito e com os símbolos, como Benjamin e Campbell. A discussão sobre gêneros (oralidade, fantástico, mágico) e sobre a intertextualidade (com o próprio cinema, inclusive) fundamentam seu pensamento, ancorando-o no amplo espectro dos Estudos Comparados de Literatura e evidenciando alguns aspectos contemporâneos da linguagem televisiva e as relações interssemióticas entre literatura e audiovisual.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Eu vi a primeira temporada da série e gostei muito. O livro deve ser interessante, a análise deve ter detalhes que passaram desapercebidos a um mero telespectador da série :) Boa sugestão :)

    Bitaites de um Madeirense | STUDIOP.

    ResponderExcluir