Resenha: O Caminho para Casa - Kristin Hannah


Título: O Caminho para casa
Titulo Original: Night Road
Autora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Páginas: 352


Como escrever uma resenha de um livro que mexeu com toda a minha estrutura emocional e psicológica? Difícil, mas vamos lá....


Na sinopse já dizia que ia ter uma decisão que mudaria o destino dos personagens, então fiquei lendo ansiosa para que chegasse o tal ocorrido. Sabe quando você lê algo e já espera que uma tragédia vá acontecer? Fiquei assim. Mesmo com toda essa ansiedade e já imaginando que seria um baque, a autora conseguiu surpreender ainda mais.



Eu nunca tinha lido nada dessa autora, mas a Mariana, a minha parceira de Blog, leu o livro As Cores da Vida (leia resenha aqui) e tinha ficado apaixonada pela narrativa.

A história de O Caminho Para Casa é dividida em duas partes. Na primeira parte conhecemos os personagens, sabemos dos seus medos e das suas conquistas.


Jude, quando se tornou mãe, jurou ser uma "leoa" com os seus filhos gêmeos Mia e Zach, e conseguiu ser uma ótima mãe, daquelas que acompanham tudo e, ainda, é amiga para todos os momentos. Já a jovem Lexi, depois de passar por vários lares temporários, morar com a mãe em situações precárias e ter uma vida marcada de sofrimento, vai morar com uma tia-avó. 

Lexi vai estudar no mesmo colégio dos gêmeos de Judi, onde eles se tornam grandes amigos e, juntos, vão descobrir o amor e a verdadeira amizade.






Entretanto, em uma noite que parecia ser como outra qualquer, esses personagens acabam com marcas profundas por causa de uma decisão tomada no calor no momento e vão precisar lidar com as consequências "pelo resto da vida".


"Era isto o que o amor fazia com uma pessoa? A retorcia e esvaziava até restar apenas a necessidade? Se fosse assim, como ela sobreviveria?"



Para mim, o "pior momento", o mais emocionante e avassalador, de todo o livro foi justamente essa noite, o dia da decisão. Nunca imaginei que fosse me atingir de tal forma. Chorei tanto que acordei com uma baita dor de cabeça. Normal, né? Quando o livro é muito emocionante...


A segunda parte é depois dessa noite. Nela vamos ficar sabendo o que aconteceu com cada personagem depois do ocorrido e muito mais. Tem tanto que gostaria de falar sobre essa parte, mas praticamente tudo seria um spoiler, então terei que me contentar em ressaltar que não conseguia largar a obra.

Dificilmente leio dramas. Tenho muito receio do que pode acontecer na história, fico pensando na resseca literária profunda que terei que enfrentar depois. Eu não sei se infelizmente ou felizmente "tive que" ler esse livro, mas posso garantir que definitivamente ele me deixou de ressaca. A história acabou comigo, mas é simplesmente maravilhosa. Levarei um bom tempo para me recuperar dela, mesmo assim super indico a leitura.







Sinopse do SkoobDurante 18 anos, Jude pôs as necessidades dos filhos em primeiro lugar, e o resultado disso é que seus gêmeos, Mia e Zach, são adolescentes felizes. Quando Lexi começa a estudar no mesmo colégio que eles, ninguém em Pine Island é mais receptivo que Jude.Lexi, uma menina com um passado de sofrimento, criada em lares adotivos temporários, rapidamente se torna a melhor amiga de Mia. E, quando Zach se apaixona por ela, os três se tornam companheiros inseparáveis.Jude sempre fez o possível para que os filhos não se metessem em encrenca, mas o último ano do ensino médio, com suas festas e descobertas, é uma verdadeira provação. Toda vez que Mia e Zach saem de casa, ela não consegue deixar de se preocupar.Em uma noite de verão, seus piores pesadelos se concretizam. Uma decisão muda seus destinos, e cada um deles terá que enfrentar as consequências – e encontrar um jeito de esquecer ou coragem para perdoar.O Caminho Para Casa aborda questões profundas sobre maternidade, identidade, amor e perdão. Comovente, transmite com perfeição e delicadeza tanto a dor da perda quanto o poder da esperança. Uma história inesquecível sobre a capacidade de cura do coração, a importância da família e a coragem necessária para perdoar as pessoas que amamos.

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Essa autora tem esse poder. Fantástica. Lerei o livro.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da autora, mas parece ser muito bom! Aguçou minha curiosidade

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nunca li nada da autora, embora ouça falar muito dela. Não sou fã do gênero, por isso não leria. Mas menina! Me conta o que aconteceu nessa noite? Parece ser fortíssimo e fiquei muito curiosa.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Olá
    É, realmente parece uma história bem emocionante, também não leio muitos dramas, comecei a ler mais recentemente, é acho que tem um momento certo para ler, as vezes parece que estamos mais sensíveis e a ressaca vem forte

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros que me abalam, mas não estou num bom momento pra ler (psicologicamente falando hehe).
    Esse aí parece ser sensacional, fiquei louca pra saber o que houve na tal noite!
    Vou anotar aqui pra quando eu estiver mais tranquila!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Daya
    Nossa, menina, fiquei mega curiosa agora. Vai entender, mas adoro esse dramas que me fazem chorar rs. São sempre os mais emocionantes e melhores livros. Adorei sua resenha e queria saber o que acontece pra t deixar tão assim.

    ResponderExcluir
  7. Eu tô fugindo de dramas no momento, hahah! Já vi a premissa desse livro e já me interessei por ele, mas agora estou um pouco mais desligada desse gênero então vou passar a dica. De todo modo, sua resenha ficou maravilhosa!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Adoro esses livros que mexem com nosso emocional e nossa estrutura. Tem um tempinho já que quero ler algo da Kristin, e provavelmente irei começar por esse. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olha isso, é por esse motivo que não leio resenhas, agora tô aqui querendo saber que raio de decisão te fez chorar e quero chorar também kkkk sério! O livro e sua resenha me instigaram muito, agora preciso ler o livro! Parabéns por me deixar curiosa kk ♥️

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!

    Eu não costumo ler obras com essas premissas mas adoro quando um livro nos prende e nos envolve assim.
    Gostei da sua resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem? Amo narrativas emocionantes e sou louca para conferir algo dessa autora. Depois da sua resenha, já quero muito ler O Caminho para Casa, e saber qual foi essa decisão que mudou tudo!! haha Ótima resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Daya lindona, leio tantos elogios a escrita emocionante da autora que ainda não não parei para ler, sei que vou chorar litros inclusive no metrô, estou evitando tantas emoções no momento. Nossas decisões sempre refletindo em nossas vidas e muitas vezes na de várias pessoas, e nem sempre são decisões facéis. Sua resenha ficou maravilhosa. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  13. Hello, tudo bem?
    Já li outros livros da Kristin Hannah, mas nao sou mto fã da sua escrita, mas ainda quero dar outra chance, ja que todo mundo ama.
    O Caminho para casa me chamou a atenção pela sinopse e pela capa linda, vendo as suas impressões, confesso que a vontade só aumentou.
    Vou so esperar baixar o preço pra poder comprar e ler, espero gostar tanto como vc.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  14. Sempre ouço dizer que essa autora tem livros emocionantes, mas pela sua resenha deu para realmente confirmar isso, eu não quero muito chorar no momento mas essa dica está mais do que anotada para quando eu quiser fazer uma limpeza de lágrimas.

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Ai, Day, agora fiquei curiosa pra saber como foi essa noite aí, porque você chorou tanto. Eu adoro um bom drama, adoro uma sofrência, mas faz tempo que não choro assim, sabia? rsrs
    Não conhecia esse livro, nem o que a Mari leu, mas fiquei curiosa pela resenha. :)
    Bjo

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nada da autora mas fiquei bem curiosa com essa história e gostaria de saber o motivo da trama ter te abalado tanto. Amo dramas e amo sofrer durante uma leitura, então acredito que irei me identificar bastante. Parabéns pela resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Daya,
    eu amo a escrita da Kristin, já li outros livros dele e a ressaca é certa. Esse livro me emocionou demais, há um culpado em uma situação assim? Coração apertado.
    Parabéns pela resenha, realmente quase tudo é spoiler rsrs.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir