A Letícia leu: Tronos & Ossos: Jornada no Gelo - Lou Anders


Título: Jornada no Gelo (Tronos & Ossos #1)
Título Original: Frostborn (Thrones & Bones #1)
Autor: Lou Anders
Editora: Jangada
Páginas: 344

Olá, leitores! Tudo bem com vocês? Hoje venho com uma resenha de um livro que está dando o que falar por aí e, em parceria com a Editora Jangada, tive a oportunidade de ler. Vou lhes contar tudo o que senti durante a leitura. Vamos lá?

O livro vai narrar a história de Karn e Thianna, simultaneamente, e como esses dois se meteram em uma grande aventura repleta de perigos e perseguições. Já no começo você percebe que não é um livro monótono, pois temos cenas de ação no prólogo! Isso foi um ponto muito positivo, na minha humilde opinião.


Karn é filho de Korlundr, o hauld da fazenda onde eles vivem, "Korlundr", e sabe que quando o pai morrer este legado lhe será passado, algo que não o agrada de nenhuma forma. Para Karn, viver em uma fazenda, cuidar de bichos e negociações não tem a menor graça. Amante dos jogos de tabuleiros, em especial Tronos & Ossos, ele sonha em viver grandes aventuras assim como os Jarls e as donzelas escudeiras de seu tabuleiro. Porém, alguns acontecimentos vão mudar este destino e o farão embarcar na maior aventura da sua vida.

“Karn não gostava de pensar nisso. Seu pai era o hauld e sempre seria." (p.21)

Thianna, por sua vez, é uma mestiça de gigante do gelo, filha do grande Magnilmir e uma humana que caiu do céu (sim, exatamente isso o que vocês leram!). Ela sofre muito bullying por ser baixinha - mesmo com os seus 2,30 metros - e o seu pior inimigo, por assim dizer, é o gigante Trudgelmir, a quem ela chama carinhosamente de Trudgelmirzinho. Ele não suporta o fato de Thianna se movimentar tão rápido e sempre ganhar dele no esporte favorito dos gigantes: o Knattleikr. Thianna vive reclamando para os sete cantos que gostaria de ser igual a todos os gigantes do Platô de Gunnlod, por mais que seu pai e Eggthoda - uma espécie de bruxa do gelo dos gigantes que lhe ensina várias lições - lhe digam que suas origens são importantes e ela deveria apreciar ambas.
"Eu gostaria que fosse. Queria ser completamente gigante e nada mais." (p.44)

Como esses dois se encontram? Bem, todo ano acontece uma negociação no Baile dos Dragões entre os gigantes do gelo do Platô de Gunnlod e os homens norrønir da fazenda de Korlundr e quando Thianna e Karn se conhecem, apesar de algumas estranhezas, tornam-se próximos. Porém, no último dia do Baile dos Dragões, influenciado por uma pessoa próxima de si, Karn se mete em uma grande enrascada nos montes sepulcrais que ele e Thianna encontraram alguns dias antes e  isso o leva a ter que fugir para não levar uma culpa que não é sua.

Por sua vez, ao voltar para as montanhas geladas de Ymiria, Thianna descobre que está sendo procurada por estranhas amazonas montadas em wyverns, espécie de réptil alado. Para manter os que ama em segurança, decide fugir.

Durante essa fuga, Thianna e Karn se encontram e os dois vão embarcar em uma aventura alucinante, passando por lugares inimagináveis e sendo perseguidos por todos os tipos de criaturas que até então os amigos não sabiam existir. Sobreviver é a palavra chave, mas será que eles vão conseguir?

Capa da Obra
Não contarei mais nada. Agora, irei falar um pouco do que eu achei e o porquê da minha nota. Eu não me identifiquei muito com a personagem Thianna, ela é muito reclamona e eu não aguentava mais tanta reclamação por ser uma metade gigante, metade humana. Karn, apesar de também ser chatinho e só gostar de ficar falando (e jogando) sobre Tronos & Ossos, é de longe mais interessante. Isso meio que dificultou minha leitura, porque eu tinha vontade de pular as partes de Thianna. 

Sobre o enredo em si, achei-o um tanto previsível. Desconfiei de um certo personagem logo no início e realmente não me enganei em relação a ele, mas confesso que gostei da forma como o autor conduziu tudo, deixando aquele gostinho de quero mais para a continuação. A linguagem é bem descontraída, muito mesmo, o que possibilita ler bastante rápido e só encontrei alguns erros de revisão (uma palavra no lugar de outra, algumas faltas de "de" e umas vírgulas), nada que prejudicasse a leitura. Quanto a parte estética, o livro está muito bonito. A capa é em alto relevo, por dentro a diagramação está linda e as folhas são amarelas. É com certeza é um livro que vai deixar sua estante mais bonita.

No mais, Tronos & Ossos é o primeiro livro de uma série que tem tudo para ser bem bacana, descontraída e eu indico para quem está começando a ler fantasia, pois dá para se divertir bastante. Como disse, só a personagem Thianna que não funcionou para mim, achei-a muito irritante mesmo, mas você pode não sentir o mesmo.

Acho que é isso pessoal! Até a próxima!



Sinopse: Trolls fedidos, zumbis ameaçadores e um dragão cuspidor de fogo não são páreo para Karn e Thianna, dois heróis cheios de coragem e inteligência. Karn vive em uma terra fantástica em outro universo, mas com uma cultura semelhante à viking, e é um gamer compulsivo. Thianna é fera em esportes violentos, e mora na terra dos gigantes, porém é metade humana e metade gigante. Os dois se conhecem em um posto de comércio que acontece anualmente no acampamento dos Gigantes. Quando intrigas de família obrigam Karn e Thianna a fugirem, os dois voltam a se encontrar e agora passam a enfrentar situações apavorantes e percebem que precisam unir forças para vencer seus inimigos e desvendar segredos e traições que podem mudar suas vidas para sempre.

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Sabe quando você se apaixona pela capa de um livro e se vê obrigado a ler a obra? É como estou me sentindo sobre esse livro. Essa capa é amorzinho demais!
    Parabéns pela resenha. Você conseguiu descrever sem enrolação tudo o que conseguiu sentir com o livro :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jesse, e ela é em alto relevo e brilhante, é realmente muito bonita! Dentro também, a história vale a pena, então não passe a dica!

      Excluir
  2. Odin du céu!!! Que blog marrr lindooooo!
    Eu vim pelo dragão, mas cheguei aqui e me apaixonei! Como faz????
    Que encaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanto! ♥

    Memórias de uma Guerreira

    ResponderExcluir