Resenha: Quando eu parti - Gayle Forman

Título: Quando eu parti
Título Original: Leave Me
Autora: Gayle Forman
Editora: Galera Record
Ano: 2016
Páginas: 308

Quando recebi este livro da editora, fiquei muito curiosa para começar a leitura. Já tinha lido dois livros desta autora e tinha gostado bastante. Apesar de que... no primeiro, terminei a leitura um pouco frustrada e queria brigar com a autora rs. Ela tinha encerrado a história de uma forma que deixava o leitor bem ansioso pela continuação. Para a minha felicidade, Gayle já tinha publicado a continuação e eu pude ler logo. 

Então, vamos à resenha deste livro: Quando eu parti...


Nele vamos conhecer Maribeth, uma mulher moderna, que trabalha fora, cuida da casa, dos filhos e do marido. Ela tinha O emprego dos seus sonhos, um casal de gêmeos, morava em uma boa localização na cidade e casou com o namorado por quem sempre apaixonada. Contudo, ela já estava cansada da rotina da vida, com o peso da responsabilidade da casa e do trabalho, e não percebe que estava sofrendo um infarto.

Nós, mulheres dos tempos de hoje, temos tanta responsabilidade, fazemos tanta coisa ao mesmo tempo, que muitas vezes ficamos com vontade de largar tudo e sair correndo. Diga-me, qual mulher não pensou isso? Sumir um pouco e, pelo menos por algumas horas, poder fazer o que quer? Então... Maribeth fez isso.

Isso mesmo, ela não aguentou a pressão, pegou somente o necessário e foi embora sem uma data de retorno.



Olha, eu sou mãe, trabalho fora em uma profissão que preciso ter muita atenção, tinha um marido que ainda queria a casa sempre limpa e também amo ter tudo limpo, tenho o blog que faço por amor e ainda um filho que pede muita atenção. Já até passou pela minha cabeça ter um dia só para mim, largar tudo e fazer o que eu quero, mas... Vou ser sincera, nunca na minha vida largaria o meu filho para viver sozinha e poder fazer o que quiser. Não sei como Maribeth teve essa coragem! 

Chegou em um momento da leitura que queria entender realmente o que a levou a fazer aquilo, ficar longe das exigências da vida e viver os seus novos obstáculos. Foi aí que Maribeth resolveu enfrentar o seu passado e desvendar os seus segredos. Confesso que nada impediu que eu ficasse muitas vezes chateada com a leitura.

Aí vem o final do livro... A autora conseguiu me desestruturar totalmente, mostrando do que o amor é capaz de fazer e que muitas vezes precisamos enfrentar as nossas lutas internas para entender a nossa realidade.






Sinopse do Skoob: Quando um coração falha, não é apenas o corpo que trai. Mas sonhos desfeitos, amores não vividos, destinos cruzados. Maribeth Klein tem a própria cota de problemas: do marido omisso até a chefe e ”ex-amiga” Elizabeth, passando pelos gêmeos superativos. Ela está sempre tão ocupada que mal percebe um ataque cardíaco.
Depois de uma complicação inesperada no procedimento cirúrgico, Maribeth começa a questionar os rumos que sua vida tomou e faz o impensável: vai embora de casa.
Longe das exigências do marido, filhos e carreira, e com a ajuda de novos amigos, ela finalmente é capaz de enfrentar o passado e os segredos que guarda até de si mesma.
Depois de uma complicação inesperada no procedimento cirúrgico, Maribeth começa a questionar os rumos que sua vida tomou e faz o impensável: vai embora de casa.
Longe das exigências do marido, filhos e carreira, e com a ajuda de novos amigos, ela finalmente é capaz de enfrentar o passado e os segredos que guarda até de si mesma.

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Não conheço a autora, mas agradou-me a sinopse. Adorei a composição gráfica da capa do livro.

    Bitaites de um Madeirense | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Olá! Já ouvi falar bastante da autora, mas a leitura não me atraiu. Maribeth não conseguiu me conquistar com esse jeito e esse abandono.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Ainda não li nada da autora, não sou muito o público dela.
    Gostei muito da sua resenha, é interessante notar como é diferente aqui e lá, aqui os homens abandonam sem nem olhar para tras, simplesmente vão embora. Lá as mulheres também fazem isso, já aqui isso é um taboo

    ResponderExcluir
  4. Oiii!!!

    Eu ADOREI esse livro! Também fico pensando nas escolhas da autora, mas confesso que entendi o lado dela em partes. Ela estava com medo, tinha uma filha chata. pq aquela menina era chata demais e um marido que empurrava tudo com a barriga, achei até normal querer sair e ter uma vida mais leve. Só não curti o periodo todo, acho que foi muito tempo...
    Acredito que aquela atitude dela que mudou o marido e até mesmo as crianças. A escrita é ótima!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oiii, amo os livros da Gayle mas ainda não tive a oportunidade de ler esse, e pela sua resenha ele me lembrou muito a história de Essa Luz Tão Brilhante, onde a mãe também parte sem dar satisfação e sem data de retorno, uma loucura. Fiquei muito interessada no livro, espero conseguir ler em breve!!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie, nunca li nada da autora e não sei se estou no melhor momento para ler este tipo de trama. Fiquei pensando o que levaria uma mãe a abandonar tudo e imagino que, diante do que você disse, só um sentimento de desespero para descobrir as causas profundas do problema dela. Por enquanto, só conjecturas. Mas é algo a descobrir quando encarar a leitura. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Já li um livro da Gayle Forman e amei mto, achei a escrita otima.
    Esse Quando eu parti eu vi nos lançamentos e fiquei bem curiosa, primeira resenha que leio do livro e to intrigada com esse final.
    Tb nao largaria tudo, ainda mais filhos, mas sempre o peso é grande sobre a mulher, vou tentar ler com certeza.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Oi Daya! ^^
    Já li alguns livros da Gayle e gosto da maneira como ela costuma desenrolar os acontecimentos, esse eu ainda não tive a oportunidade de adquirir, mas pretendo e logo pois quero conferir como ficou esse final.

    Beijinhos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu li esse livro recentemente, e gostei muito da história. Mas não gostei do final, que para mim, era para ter um pouco mais, algum epilogo. Mas não posso negar que a trama é linda e emocionante.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Gente que obra peculiar e, ao mesmo tempo, realista.
    Qual mulher nunca pensou em abandonar tudo e ter um dia só para ela?
    São tantas responsabilidades, afazeres que nem sei como damos conta de tudo isso. E tem marido que ainda reclama!!!
    A premissa é bem interessante e quero conferir as descobertas da personagem sobre si mesma e do que o amor é capaz!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom? Gostei muito de saber sua opinião sobre o livro. Eu já li dois livros da autora e gosto muito da escrita dela. Quando Eu Parti já está nos desejados. Achei a premissa muito interessante e acho que vou gostar :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. OI
    recebi esse livro da Record também e joguei para o meio da lista de leitura, não passa dos primeiros meses do ano justamente porque estou curiosa com o motivo da personagem largar tudo e os segredos dela, quero ler em breve para poder tirar minhas conclusões sobre essa decisão radical!

    Talita - Viciados em Leitura

    ResponderExcluir
  13. Eu já li um livro da Gayle Forman e gostei bastante, mas esse eu ainda não tive oportunidade de ler. Fiquei bastante curiosa para entender as motivações da personagem e, para ser bem sincera, eu concordo com você, creio que um filho não se abandona por nada nesse mundo. Lerei o livro em breve, pois fiquei mesmo bem curiosa. Ótima resenha, como sempre.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  14. Oi Daya, sua linda, tudo bem?
    Eu li algumas resenhas negativas desse livro e pelo o que contou, acho que não vou gostar da personagem. Concordo com o que você disse, mãe não abandona seu filho. E pela nota que deu, acho que não leria esse livro por enquanto.

    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir