Resenha: Ossos do Clima - André Souto




Título: Ossos do Clima
Autor: André Souto
Gênero: Romance / Ficção
Ano: 2016
Idioma: Português
Páginas: 387
Editora: Arwen

Um romance policial, com toques de suspense e uma alta dose de aulas sobre o efeito estufa em nossas vidas.

Com esses três elementos em mãos, André Souto criou uma narrativa diferenciada, envolvendo a ação das cenas de perseguição e corrida, com a lógica minuciosa de uma pesquisadora com Alexitimia, um transtorno que deixa as pessoas com dificuldade de descrever emoções, sensações e sentimentos.

Para colocar ainda mais emoção à trama, o personagem principal masculino não é um exemplo de conduta, não é alguém que seja um exemplo de retidão de caráter. Contudo, ao aprofundarmos a leitura, não é a profissão de Amilton que mais chama nossa atenção, é saber quem ele é e como ele se tornou um militar que abandonou a farda – não, isso não é spoiler, o autor explica isso na primeira aparição do personagem.


As inúmeras perguntas sem resposta que fazem com que os caminhos da pesquisadora, Alice, e de Amilton se cruzem, são a grande questão do livro: o aquecimento global é real ou apenas estamos sendo manipulados por interesses escusos?

O livro é curto e cheio de ação, o que faz com que não seja uma leitura cansativa – para quem gosta desse gênero, claro. Contudo quem espera florzinhas e romances, leia o livro, pode não ter nada disso, mas é tão envolvente que não faz falta.

Mesmo tratando de um tema complexo, por mais que esteja na moda falar sobre clima, temperaturas e aquecimento global, a linguagem é simples e fácil de compreender.

Leitura mais do que recomendada.




SinopseO misterioso desaparecimento de um renomado cientista, um incêndio criminoso, um roubo que deu errado e as mortes inexplicáveis de diferentes pesquisadores ao redor do mundo. Aparentemente nenhum desses fatos está relacionado, mas com o desenrolar da história fica evidente cada pequena conexão. Algumas nem tão pequenas assim. Entre inúmeras perguntas sem respostas e enigmas que parecem insolúveis acontece, em Brasília, a Cúpula Mundial do Clima, pano de fundo para tramas políticas que podem mexer com algumas das mais íntimas certezas dos protagonistas da trama, assassinatos e uma caçada pelas pessoas que podem mudar a nova ordem mundial. Junte-se a Alice Gianne e Amilton Vidal para tentar desvendar esse mistério e entender quais são os Ossos do Clima.

Comente com o Facebook:

36 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, André. Tudo bem??

      Eu que adorei seu livro. Obrigada pela oportunidade de ler.

      Beijos

      Excluir
  2. Que bacana, eu não conhecia esse volume, apesar de amar os livros da Editora Arwen, achei bastante interessante o livro e o tema mas não sei se gostaria de ler. Não estou na fase de livros nesse estilo. Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super entendo Suzane, algumas vezes não estamos no momento certo para aquele livro específico. Passo por isso o tempo todo.

      Beijos

      Excluir
  3. Olha, por incrível que pareça, eu estava com esse livro na minha lista de um dos desafios que eu vou fazer durante o ano, mas acabei trocando por outro. Mas, não deixo de querer conhecer a fundo a história. Eu gosto mais de romances e fantasias, mas o romance policial é um gênero cativante e esse deve ser dos bons! Anotadinho!
    Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, não é porque li o livro não, mas acho que você precisa conhecer essa história. Muito bem trabalhada pelo autor, tenho quase certeza de que você vai gostar.

      Beijos

      Excluir
  4. Olá! Eu acho essa capa bem legal! A premissa do livro é bem interessante e aborda temas bem atuais, gosto de livros policiais e se não tiver romance fica melhor ainda! Pretendo ler pois é um tema que me chama atenção, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre o romance estraga o livro, é mais fácil o livro estragar o romance, kkkk, mas concordo, o povo anda romântico demais.

      Beijos

      Excluir
  5. Olá
    Parece ser um livro bem interessante mesmo, gosto bastante de tramas cheias de intriga, desaparecimentos, gente poderosa no meio. Dica anotada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele. Olha, vou ser sincera, o livro me surpreendeu positivamente, achei que fosse ser bobinho e sem noção, mas não, uma trama muito bem construída e elaborada.

      Excluir
  6. Oie!
    Opa, um livro que não conhecia e me chamou bastante a atenção.
    Gosto de saber que é um livro recheado de ação, com certeza vou ler o livro rapidinho.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, tem momentos em que dá para perder o fôlego de tanta ação!

      Excluir
  7. Oiii!!

    Eu não conhecia esse livro e fiquei até animada. É bom saber que mesmo em poucas páginas há um livro bem escrito e com uma boa mensagem. Dica anotada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Paula. Tudo bem?

      Menina, eu acho que se dá para contar uma história em 50 páginas, ela não precisa de 200. Desde que o autor tenha talento para ser conciso, o que é o caso aqui.

      Beijos

      Excluir
  8. Olá, ainda não tinha visto este livro e a trama policial parte de uma premissa bem interessante. Ficarei atenta a ele. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beta. Tudo bem?

      O livro é uma delícia, quando puder confere.

      Beijos

      Excluir
  9. Oiii, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse por isso irei pular a dica, mas parabéns pela resenha que ficou incrível!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Morgs, tudo bem??

      Cara, têm livros que realmente não batem conosco, né? Acho super normal!

      Beijos

      Excluir
  10. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas achei bacana a premissa. Vou ver mais algumas resenhas pra ter certeza se vale a pena ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamilla. Tudo bem?

      Procure mesmo, se bem que gosto pessoal é isso, né pessoal. Todo mundo gosta de 50 tons, eu odeio. Gosto pessoal.

      Beijos

      Excluir
  11. adorei a resenha. Preciso o quanto antes me aventura, em um romance policial. Comecei a ler um livro de Agatha Christie. Mas desisti. Não sei se é um gênero, totalmente incompatível, comigo. Ou não encontrei o livro certo. para começar a gosta do gênero. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo suspense, policial e suspense policial. Talvez seja o autor. Acho que vc deveria sim pesquisar outros autores do gênero e ver se algum te pega de jeito.

      Beijos

      Excluir
  12. Li que é da Arwen já fiquei ansiosa por mais detalhes. Estou gostando muito dos livros que a editora está publicando e fico mais feliz ainda por serem todos nacionais! <3
    Me chamou bastante atenção a proposta desse e acho muito bacana quando o personagem principal não é um exemplo, personagens complexos e bem construídos deixam a história sempre melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, então corra para conhecer a obra do André, pq se tem uma coisa que o "mocinho" dele não é, é ser heroico, mas (spoiler) dentro de suas limitações ele é 100% coerente e ético.

      Beijos

      Excluir
  13. Olá,
    Desde o lançamento da obra fiquei extremamente intrigada quanto ao suspense e os temas abordados.
    A premissa é bem interessante e a dúvida quanto a veracidade do efeito estufa, o aquecimento global e todas as suas causas me chama bastante a atenção.
    A capa é linda e adorei saber suas impressões.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele, tudo bem?

      Menina, eu sou uma teórica da conspiração de marca maior, daquelas que fuçam internet caçando explicações para fatos inexplicáveis. A teoria de que o aquecimento global é uma farsa já é bem antiga, e melhor fundamentada do que as que explicam o aquecimento.

      beijos

      Excluir
  14. Olá.
    Gostei muito da capa do livro, a premissa é bem interessante, mas infelizmente não é um gênero que não faz muito meu tipo, mas acho que eu arriscaria sim. Adorei a capa também. E sua resenha ficou bem esclarecedora... Dica anotada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Menina, eu amo suspenses e romances policiais. Além do mais o livro do André uma delicinha, fácil e rápido de ler.

      Beijos

      Excluir
  15. Olá, fiz parceria com o autor e não vejo a hora de conferir esta leitura, que me parece bastante envolta em mistérios. Pude ver quanta ação e suspense rola nesta trama, o que me faz querer ler correndo, pois adoro o gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      O livro é realmente uma delícia. Bela parceria que você fez, tenho certeza que vai gostar da leitura!

      beijos

      Excluir
  16. Olá, tudo bem? Não sou chegada a romance policia, mas a premissa me pegou. Achei bem instigante e junto com a sua resenha, me fez dar uma chance. Dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carool. Tudo bem?

      Amo suspenses policiais, só por isso eu recomendaria, mas a verdade é que o livro é bom mesmo. Acho que merece uma chance, vai que te conquista. kkkkk

      Beijos

      Excluir
  17. Eu curto um romance e também curto histórias policiais, mesmo sendo complexo seria um livro que adoraria ler.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Viviana.

      Que bom que gosta do gênero, é um dos meus prediletos.

      Beijos

      Excluir
  18. Oi Bel! Adorei sua resenha! Me interesso bastante por temas de geografia e clima, é uma preocupação real, e uma estória com esse tipo de conteúdo com certeza é imperdível! Não conhecia o autor e fiquei muito feliz por ser brasileiro, já foi para minha lista de desejados!! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gaby. Tudo bem??

      O livro do André é curtinho, daqueles que quando a gente termina quer começar de novo para apreciar a obra!

      Beijos

      Excluir