Resenha: Caixa de Pássaros - Josh Malerman


Título no Brasil: Caixa de Pássaros - Não Abra os Olhos

Título Original: Bird Box - Don't open your eyes

Autor: Josh Malerman
Ano: 2015

Páginas: 272
Editora: Intrínseca


O que você faria se de uma hora para a outra o mundo simplesmente enlouquecesse e as pessoas começassem a cometer suicídio ou a matar umas as outras? Ok... Eu sei que as pessoas já fazem isso hoje, mas estou falando aqui de pessoas que estava tomando banho e, de repente, começam a mastigar o próprio braço; ou pessoas que estavam tentando salvar vidas. O segundo anterior e do nada começam matar "geral"... Estou falando de um instinto de morte não relacionado à pessoa um segundo antes de ele se tornar a única coisa na qual ela é capaz de pensar.

Esse é o mundo no qual Melaine se encontra.


Ela não foi preparada para ele, na verdade, até pouco tempo tudo era diferente, era como conhecemos hoje, e nossa personagem tinha uma vida que qualquer um de nós seria capaz de chamar de "normal". Só que as coisas mudaram... Agora ela vive com medo de abrir os olhos na rua e ver... Bem, não se sabe ao certo o que é visto, só se sabe que seja lá o que for leva os seres humanos à loucura e ao fim de suas vidas.

Intercalando presente e um passado não tão distante assim, contado pela própria Melaine, o livro quase me levou à loucura de tanta agonia para saber o final. Os personagens, tão distintos entre si, mesclam superficialidade e aprofundamento de personalidade, deixando-me satisfeita e sedenta por mais simultaneamente.

Debati por horas o motivo de Melaine chamar dois personagens apenas de Garoto e Garota ao longo da obra, imprimindo tanta distância entre eles, ao mesmo tempo em que demostrava ser capaz de dar sua vida para manter a dos dois... Felizmente isso é explicado em um momento da obra e achei que fez bastante sentido. Falando de temas como amizade, confiança, fé no próximo e em si mesmo, coragem, companheirismo, trabalho em equipe, entremeados em um misto de drama e terror psicológico, Caixa de Pássaros conseguiu me prender.




OBS.: na sinopse diz que é um romance, mas preciso dizer que não concordo de forma alguma.rs.

Sinopse do Skoob: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. Nossa, não vejo a hora de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler este livro mas sempre pego promoção na hora errada, ou seja, aquela em que não tenho dinheiro. hahahahha. Estou mega curiosa com o livro e sei que vai sair em filme também.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vai! Conheço gente que não gostou, mas eu sinceramente gostei bastante. Vale a pena a leitura, na minha opinião.

      Excluir
  3. Ola
    Esse livro é demais. Sou suspeita para falar, pq já li e amei.
    Gostei da sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho nada suspeito. Eu amei e resenhei.rsss

      Excluir
  4. Olá
    Amei esse livro, dá uma agonia né, pensou andar por aí de olhos vendados, com medo de qualquer coisa que te toque.
    Gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, fiquei tão curiosa que tentei isso em casa. Não é nada fácil, mas em um local não mutável, como dentro da sua casa, dá para nos adaptarmos. Deve ser o ó na rua.

      Excluir
  5. Oie!
    Acredita que ainda não li esse livro?
    Estou bastante curiosa com essa história, mas ainda não consegui ler. Gostei bastante dessa dica.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito. Eu mesma demorei bastante para começar a leitura, mas vale a pena. =)

      Excluir
  6. Menina, que tenso e nervoso o que você descreveu! Por enquanto não é o que estou procurando, mas conheço algumas pessoas pra quem posso indicar, porque irão amar. Belo texto! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Realmente, o livro dá uma agonia se você conseguir mesmo "entrar" na história. Compreendo perfeitamente quando não é o momento da pessoa, isso acontece comigo também.

      Excluir
  7. Oi, Mari. Sou meio medrosa e sempre fujo de livros assim, mas esse é um que eu quis comprar por conta das resenhas que li no ano passado, só que... eu ainda não li. o.o Vamos ver se esse ano eu pego nele. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não chega a ser um livro de terror, Bianca. É mais um livro de suspense mesmo. Talvez você tenha um susto ou outro, mas nada que não vá te permitir dormir por dias.

      Excluir
  8. Oiii!!

    Eu lembro de lido muuuuitas resenhas sobre essa obra mas acabei pulando a leitura . Gostei da sua resenha e da forma como se envolveu! Espero ler um dia!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, tomara que leia e, se o fizer, conta aqui para mim o que achou. ;)

      Excluir
  9. Adorei a resenha!

    Eu estava bem curiosa pra ler esse livro, agora que li a resenha fiquei mais ainda rsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então espero que isso te estimule a correr na livraria e adquirir um. Aí você lê e vem aqui me contar o que achou.rs.

      Excluir
  10. Oi Mari, sua linda, tudo bem?
    Nossa, lembro como esse livro gerou polêmica por causa do final, risos... Mesmo assim, todos falaram que o livro é muito bom apesar de não sabermos o que aconteceu de fato que explique tudo. Estou louca para ler esse livro!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. O final não fecha todas as questões que o livro abre, mas pensei nem em algo como a vida. Nem tudo que acontece na nossa vida conseguimos uma explicação, então o livro foi mais ou menos a mesma coisa. Como era contado pelo ponto de vista da personagem, aprendemos até onde ela aprendeu e não mais do que isso.

      Excluir
  11. Oie, Mari!
    Eu li esse livro recentemente e apesar de imaginar que eu teria muito medo, a verdade é que me viciei nessa história e me encantei com a determinação da Malorie em sobreviver. Esse livro me parece mais um suspense sobrenatural do que um terror, mas faz parte...
    Sobre o termo romance, nesse caso diz respeito ao tipo de texto narrativo e não a ser romântico (daqueles garoto encontra garota, sabe?). Seria tipo: romance, cronica, poema, parábola... entre outros.
    Beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  12. Menina eu sou louca pra ler esse livro, apesar de uma amiga minha ter lido e não ter curtido tanto, achando que não foi tudo que ela esperava. Mesmo assim quero muito ler, e gostei da sua resenha, passou bem a realidade do livro!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir