Momento Cultura: J. R. R. Tolkien


Hoje, 3 de janeiro é aniversário de John Ronald Reuel Tolkien, professor, poeta, veterano da Primeira Guerra, além de autor de Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion.

O escritor nasceu em Bloemfontein, na atual África do Sul e aos três anos de idade, com sua mãe e irmão, mudou-se para Inglaterra, terra natal de seus pais.

Funko Gandalf
Sua fascinação com línguas começou ainda quando era criança, por isso na hora de escolher uma carreira, optou por linguística, cursando a faculdade de Letras em Exeter. Foi durante a Primeira Guerra, que o então primeiro-tenente do Lancashire Fusiliers, exército britânico, começou a escrever os primeiros rascunhos do seu “mundo secundário”. Os cenários principais, locais denominados Arda e também Terra Média, das obras “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”, os três já transformados em filmes.

O sucesso de suas obras, principalmente Hobbit e Senhor dos Anéis, levou a uma nova onda de popularização do gênero Fantasia, exatamente como aconteceu quando Peter Jackson, arriscou o financiamento do estúdio e gravou a trilogia, adaptada quase que fielmente, a partir de uma das obras do autor.


Tolkien foi considerado o “Pai” da Literatura de Fantasia Moderna ou High Fantasy.

Funko Legolas
A obra de Jackson não foi a primeira em usar os livros de Tolkien. De acordo com o site Wikipédia (que eu não confio, mas uso), o animador britânico Ralph Bakshi (Super Mouse e Gato Felix) adaptou "O Senhor dos Anéis" para o cinema, em formato de desenho de animação, em 1978. Um ano antes a tevê britânica exibiu O Hobbit e em 1980 O Retorno do Rei, ambas dirigidas Jules Bass, produtor de Thundercats e Silverhawks e co-diretor do longa metragem Rudolph, a rena do Nariz Vermelho.

Os fãs de carteirinha do desenho Caverna do Dragão sabem que as obras de Tolkien foram referência para os produtores.
O autor faleceu em 2 de setembro de 1973, aos 81 anos, em Bournemouth, e deixou os filhos John Francis Reuel Tolkien, Michael Hilary Reuel Tolkien, Christopher John Reuel Tolkien e Priscilla Anne Reuel Tolkien. 

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Curti saber um pouquinho mais do Tolkien, até porque amo demais a trilogia O Senhor dos Anéis e ainda quero ler O Hobbit e O Silmarillion. <3

    Beijos,
    Aline - Livro Lab

    ResponderExcluir