Momento Cultura: Vampiros no cinema



Semana passada postei uma resenha sobre o livro Drácula, de Bram Stocker, mas minha relação com vampiros é bem mais antiga. Tanto que peguei um post meu de uns dois anos atrás e editei para mostrar os atores que já viveram o famoso personagem no cinema ou na tevê.

Escondam o alho, quebrem as estacas e se deliciem com esses visitantes noturnos.

Começando pelos seriados onde os vampiros são quase sempre bonzinhos.


Angel
Produzida entre 1999 e 2004 era um spin-off de Buffy. Depois de ter sua alma restaurada por uma maldição cigana, Angel passou a viver com a culpa e o remorso de todo o mal que causou e buscando maneiras de redimir esses erros.




Being Human UK e USA
Série britânica produzida pela BBC entre 2008 e 2013 e conta a história de três seres sobrenaturais que vivem juntos tentando se passar por humanos. Já o remake norte-americano estreou em 2011. Também mostra a convivência de três seres sobrenaturais, que aparentam 20 e poucos anos e tentam se passar por humanos.


Buffy, a Caça Vampiros
Uma popular líder de torcida de 16 anos descobre que descobre ser parte de um clã de caçadoras de vampiros e outras criaturas sobrenaturais, ficou no ar de 1997 até 2003.


Dracula
Produção de uma única temporada, 2013/2014, conta a história de Drácula, um homem em busca de vingança contra a seita que destruiu sua vida.







Hemlock Grove
Produzida pela Netflix, a série conta a história dos moradores da cidade de Hemlock Grove, Pensilvânia, e os monstros que se escondem atrás das paredes.







Moonlight
Exibida entre 2007/2008, Moonlight conta a história de Mick St. John, que depois de transformado em vampiro se tornou detetive particular.




The Originals
A produção é um spin-off de Vampires Diaries.

The Vampire Diaries
Produção de 2009 exibida até a presente data, baseada nos livros de L.J. Smith sobre irmãos vampiros.

True Blood
Baseada na série de livros Charlaine Harris (resenhas em breve) que conta a história de Sookie Stackhouse, meio fada meio humana, que se envolve com vampiros, lobisomens e metamorfos, foi produzida entre 2008 e 2014.



Vampiros no Cinema

Enquanto os seriados mostram vampiros legais - em sua maioria - o cinema não é tão generoso, boa parte dos sanguessugas são "do mal".

Blade (Blade, o Caçador de Vampiros – 1998) WarnerBros: Blade é metade-vampiro, após ser contaminado pelo sangue de uma criatura das trevas que mordeu e engravidou sua mãe. Desde então dedica-se a caçar o líder dos mortos-vivos e seus asseclas.
Direção: Stephen Norrington

Blade II (Blade – O Caçador de Vampiros 2 – 2002) WarnerBros: Blade terá de se aliar a Damaskinos, seu inimigo declarado, e ao poderoso Conselho das Sombras, a fim de derrotar o Anjo da Morte, um mal maior do que jamais teve de enfrentar. 
Direção: Guilhermo Del Toro

Blade: Trinity (2004) WarnerBros: Os vampiros trazem Drácula de volta, assim eles poderão andar durante o dia e exterminar a raça humana.
Direção: David S. Goyer




Dark Prince: The True Story of Dracula (2000): Telefilme lançado apenas nos Estados Unidos que conta a história de Vlad Dracul, que originou a história de Drácula.
Dirigido por Joe Chappelle









Daybreakers (2019, o ano da extinção – 2009) Imagem Filmes: Em 2019, a população mundial quase toda foi transformada em vampiros por um tipo de vírus e estes levam uma vida socialmente próxima do normal, vivendo principalmente a noite. A pequena parcela da população sobrevivente virou gado em instalações de coleta de sangue para manter a maioria viva. Agora com a raça humana ameaçada de extinção, os vampiros terão que capturar os humanos restantes ou desenvolver uma nova raça para perpetuar a espécie. Enquanto isso, um grupo secreto descobre uma nova maneira de lidar com os vampiros.
Direção: Michael Spierig  Peter Spierig

Dracula (Drácula de Bram Stocker – 1992): No século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto. Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste é a reencarnação da sua amada. Deste modo, o deixa preso com suas “noivas” e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.
Direção: Francis Ford Coppola

Dracula 2000 (2000): Um jovem caçador de vampiros (Jonny Lee Miller), ainda em treinamento, é enviado de Londres até Nova Orleans para proteger Mary Van Helsing (Justine Waddell) do vampiro Drácula (Gerard Butler), que pretende capturá-la.
Direção: Patrick Lussier

Dracula 3D (2012): Um inglês desavisado chega na Transilvânia, atraído por um trabalho com um nobre local. Mas o verdadeiro alvo do morto-vivo Conde Drácula é a inocente jovem esposa do homem. Baseado no romance original de Bram Stoker.
Direção: Dario Argento




Immortality ou The Wisdom of Crocodiles (1998): Steve Grlscz (JudeLaw) é multi-talentoso, bonito e expert em seduzir mulheres. Ele sempre busca pela mulher perfeita, e enquanto isso todas as suas outras relações terminam, bem, tragicamente. Então ele conhce Anne Levels (Elina Löwensohn), que parece ser sua alma gêmea, e vive um conflito vital, no qual ele deve escolher por sua sobrevivência ou a dela.
Direção: Poo-Chih Leong





Only Lovers Left Alive (Amantes Eternos – 2013): Este filme mostra a história de amor entre dois vampiros (Tilda Swinton e Tom Hiddleston), cansados da sociedade onde vivem. Durante muitos séculos eles vivem uma relação juntos, até serem interrompidos pela incontrolável irmã caçula da vampira (Mia Wasikowska).
Direção: Jim Jamursh

Priest (O Padre – 2011): O mundo foi devastado por uma guerra entre humanos e vampiros que durou séculos. Com o final do combate, um Padre Guerreiro foi forçado a viver escondido entre os cidadãos comuns em uma cidade completamente controlada pela Igreja. Mas tudo muda quando sua sobrinha é sequestrada por um grupo de sanguinários vampiros, que estão voltando a atacar após o breve período de paz. Contrariando as ordens da Igreja, o Padre parte em busca de sua familiar, contando com a ajuda do namorado da garota e de uma poderosa Padre Guerreira, especialista em combate.
Direção: Scott Charles Stuart

Queen of the Damned (A Rainha dos Condenados – 2002): O vampiro Lestat (Stuart Townsend) reinventou a si mesmo e agora é uma grande estrela do rock contemporâneo nos Estados Unidos. Sua música acaba despertando Akasha (Aaliyah), a rainha de todos os vampiros, cujo poder é tão grande que para combatê-la todos os vampiros da face da Terra precisarão se unir a fim de evitar sua própria extinção. Mas assim como a música de Lestat inspira Akasha, que deseja fazer dele seu rei, ela também faz com que Jesse (Marguerite Moreau), uma jovem fascinada pelo lado negro da vida, se apaixone por Lestat.
Direção: Michael Rymer

The Hunger (Fome de Viver – 1983): Manhattan, Nova York. Miriam Blaylock, é uma vampira que consegue se manter “viva” e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. Em retribuição os jovens e as moças que se envolvem com ela não envelhecem, até Miriam, ter tirado bastante sangue deles. Infelizmente, seu atual parceiro, John, está tendo um envelhecimento extremamente rápido e a expectativa de vida é de apenas 24 horas. Desesperado, ele procura a ajuda da médica Sarah Roberts, que é especialista em envelhecimento prematuro. Inicialmente ela não crê na história de John, mas pede para esperá-la. Ao voltar, 2 horas depois, vê que ele envelheceu décadas naquele curto espaço de tempo. Ela pensa em tentar fazer alguma coisa, mas John, deixa o local bem irritado e frustrado, pois sabe que para ele seu tempo acabou. Sem ter a menor noção do que está acontecendo, Sarah, vai até a casa dele e acaba conhecendo Miriam. Após uma conversa e uma bebida elas acabam indo para cama e logo Sarah, descobre que sua vida tomou um rumo totalmente inesperado.
Direção: Tony Scoot

The Impaler (2013): Sete amigos do ensino médio começam sua viagem pela Europa no castelo real de Vlad, o Empalador, onde ele supostamente vendeu sua alma ao diabo a mais de 500 anos antes.
Direção: Derek Hockenbrough

Van Helsing (Van Helsing: O Caçador de Monstros – 2004): Van Helsing é contratado para eliminar o mais perigoso dos vampiros: o conde Drácula.
Direção: Stephen Sommers

Em breve farei uma resenha para cada um desses filmes. Afinal são todos baseados em livros, ou melhor, no Drácula do Bram Stocker, ou nas lendas mundiais sobre os seres da noite.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário