Momento Cultura: Filmes de Natal



Depois de mais de 200 dias é chegada a hora de novamente preparar a lista de filmes natalinos, filmes para assistir no Natal ou filmes de fim de ano, não importa o nome, o que interessa é a intenção de maratonar filme estranho.
Eu tenho meus filmes inesquecíveis, os que sempre tento assistir nessa época: Duro de Matar, com Bruce Willis novinho, é um deles.
Antes de pegar a caneta e preparar a lista de intenções para o ano que vai começar – mais uma tradição – vamos conferir a lista de “Melhores Filmes de Natal”?

A Felicidade Não se Compra (1946)

Todo seriado que se preze – filmes, novelas – tem pelo menos um episódio baseado nesse filme. Ele é o clássico dos clássicos de Natal.
Sinopse Filmow: Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas, é mandado à Terra, para tentar fazer George mudar de ideia, demonstrando sua importância através de flashbacks.


Milagre na Rua 34 (1947)

Aqui no Brasil o filme foi lançado originalmente com o título de “De Ilusão Também se Vive”, e confesso que amo esse título, acho muito poético.
Sinopse Filmow: Um clássico do cinema, ''Milagre na Rua 34'' (também conhecido com o título ''De Ilusão Também se Vive'') é uma fábula natalina que conta a história de um senhor de olhos brilhantes, com uma enorme barriga e barba branca, contratado como Papai Noel pela loja de Departamento Macy's. Quando o homem diz a todos ser de fato o bom velhinho, isso cria uma polêmica e ele é submetido a exames. Atestado como insano, um jovem advogado tenta provar que ele é mesmo o Papei Noel. Uma garotinha é a única que acredita. Refilmado em 1994.


Natal Branco (1954)
Amo os musicais de Natal, atualmente não existe mais. Assistia muitos com minha avó linda que adorava assistir filmes comigo.
Sinopse Filmow: Após a Segunda Guerra, dois ex-companheiros de exército (Bing Crosby e Danny Kaye)formam dupla de cantores-dançarinos. Em turnê pelos EUA, eles encontram ex-comandante à frente de uma hospedaria, enfrentando problemas financeiros, e resolvem ajudá-lo. A trilha sonora assinada por Irving Berlin inclui os sucessos ''White Christmas'' e ''Count Your Blessings Instead of Sheep'', esta indicada para o Oscar de melhor canção.

Rodolfo, a Rena do Nariz Vermelho (1998)
Filme totalmente família, uma delícia.
Sinopse Filmow: Rudolph é uma renazinha que sonha guiar Papai Noel na noite de Natal. Chateado com o pouco caso de seus colegas, ele vai para o Polo Norte. Quando sua atraente amiga Zoey é capturada por maldosa rainha, ele conta com a ajuda do bondoso urso polar Leonard para salvá-la, a tempo de ajudar Papai Noel na véspera do Natal.


Duas Semanas de Prazer (1942)
Mais um musical para minha lista de filmes para cantar e dançar.
Sinopse Filmow: Quando Jim perde sua namorada para seu companheiro de teatro, ele resolve se aposentar da música e da dança para investir em uma pousada que funciona apenas em feriados. Com o sucesso inesperado, a dupla começa a ter desavenças quando uma linda mulher surge para confundir o coração de ambos.
Indicado nas categorias de Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro Original e ganhador na categoria de Melhor Música (White Christmas).


Noite do Terror (1974)
Fala sério, Natal não é Natal sem ação e terror.
Sinopse Filmow: Chegou o Natal! As garotas de uma fraternidade fazem planos para o feriado, mas estranhas ligações anônimas começam a incomodá-las. Quando Clare desaparece, elas ligam para a polícia, que não dá muita bola. Enquanto isso, Jess está planejando um aborto, mas seu namorado Peter é radicalmente contra. A polícia finalmente começa a se preocupar quando uma garota de 13 anos é encontrada morta no parque. Eles grampeiam o telefone da fraternidade, mas será que isso será suficiente para impedir a morte das garotas da fraternidade?

Esqueceram de Mim (1990)
Não existe Natal sem Macaulay gritando nas escadas.
Sinopse Filmow: Em Chicago, uma família inteira planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões de viagem um dos filhos (Macaulay Culkin), com apenas 8 anos, é esquecido em casa. Assim, o garoto se vê obrigado a se virar sozinho e a defender a casa de dois ladrões.





Frosty - O Boneco de Neve (1969)
Vários filmes sobre o boneco de neve que ganha vida. O do Michael Keaton é de fazer chorar, mas prefiro essa animação fofa e delicada.
Sinopse Filmow: Um boneco de neve ajuda uma menina a lutar contra um mago ganancioso que descobre que seu chapéu mágico da vida ao boneco de neve.




O Quebra-Nozes (1993)
Inúmeras versões desse balé, mas gosto muito dessa.
Sinopse Filmow: Versão do balé de Tchaikovsky, adaptado do conto de E.T.A. Hoffman, sobre uma garota que ganha um soldado de brinquedo de Natal. Quando, à noite, seus brinquedos adquirem vida e a perseguem, ela recebe a ajuda do soldado para se salvar.





Uma História de Natal dos Flintstones (1994)
Algo leve para fechar a lista.
Sinopse Filmow: Restou apenas um dia para as compras antes do Natal! Fred está tão envolvido com sua participação na produção "O Cantico de Natal", onde interpretará o avarento Scrooge, que se esqueceu completamente de comprar os presentes. E pior, deixou a pobrezinha da Pedrita no shopping center. Mas sua esposa, Wilma, e alguns fantasmas familiares promovem um verdadeiro milagre de Natal, ajudando o rabugento Fred a se lembrar do verdadeiro sentido desta data tão especial. Se junte a Barney, Betty, Bam Bam e Dino nesta hilária versão pré-histórica para um clássico da literatura.


Então foi isso. Essa foi a minha lista 2016, que tal me contar o que gostam de ver no Natal?

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Ai que amor! Anotei todas as dicas, quero assistir por agora, momento perfeito. ♥
    Obrigada pelas indicações.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir