Resenha: O Demonologista - Andrew Pyper


Título no Brasil: O Demonologista
Título Original: The Demonologist
Autor: Andrey Pyper
Número de páginas: 320
Editora: Darkside 
Ano: 2015




Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje trago a resenha de um gênero de livro que não estou muito habituada a ler, que é o suspense com terror, digno de deixar você duvidando de tudo ao seu redor. Este livro causou extremo alvoroço com seu lançamento e eu sempre tive curiosidade em ler, mas fui deixando e hoje me arrependo muito! Deveria ter lido antes.

O Demonologista conta a história de David Ullman, um professor universitário um tanto quanto frustrado com a sua vida. Lógico que ele não admite isso exatamente, mas diz que desde sempre sentia que a escuridão estava presente em sua vida. Ela tinha se afastado um pouco quando sua filha nasceu, mas quando ela começa a andar, lentamente, as trevas voltam. 

Ele é um homem bastante "comum", tem uma professora com quem gosta de tomar chá (O'Brien), mas não é exatamente sua amante e está contente com o final de mais um ano letivo, o que lhe permitirá férias. Porém, uma aparição completamente inesperada promete mudar todos os seus planos.


Uma mulher misteriosa, que ele descreve como sendo magra demais e com aparência doente, aparece para lhe fazer um convite. Este convite misterioso não lhe permite revelar o seu nome, nem o nome de quem quer que ele faça isso, mas consiste, basicamente, em ir até Veneza e vistar uma casa... depois voltar.

Fácil demais, não é? A mulher misteriosa descreve a missão como "ver o fenômeno" e diz que seu superior o escolheu por ele ter especialidade em demonologia. Ullman, incrédulo, pois é bastante cético em relação ao que estuda, apenas diz que é um apreciador da literatura, e literaturas de cunho religioso é sim sua especialidade, mas ele não se considera um demonologista, apenas um estudioso.

Sem mais, a mulher diz que se ele quiser, pode levar sua filha e esposa (com quem ele não tem uma relação amigável, uma vez que sabe que ela o trai), e que todas as despesas serão pagas. Depois vai embora, deixando o professor com a pulga atrás da orelha. Após muito pensar, ele decide que a viagem pode ser uma boa para se reaproximar de sua filha e a convence a ir com ele. Ao chegar a Veneza, tudo é lindo e eles aproveitam o tempo juntos como meros turistas, mas David não esqueceu da tal missão e, assim, decide investigar o endereço dado pela mulher.
diagramação linda!

Ele é atendido pela figura sinistra de um médico em mal estado que apenas lhe diz para entrar. É tudo muito sombrio e cada vez que Ullman descreve uma nova parte da casa, a gente se arrepia da cabeça aos pés. Por fim, ele é levado até um quarto e de repente o tal médico some e o deixa SOZINHO com o que há por detrás da bendita porta. Confesso que fiquei ofegante, querendo saber mais. Quando ele descreve o que tem no quarto, que o faz duvidar de suas próprias crenças, eu só consegui pensar no quão boa é a escrita de Andrew.

O que posso dizer é que o livro não pecou em nada! O enredo é muito bom e tudo se interliga, não restando nenhuma ponta solta nele. Notei algumas referências ao Exorcista, mas com uma roupagem muito melhor, se me permitem observar. Os personagens são profundos e por ser narrado em primeira pessoa, eu senti que me tornei melhor amiga do David e isso foi demais.

A edição da Darkside está linda, a capa dura é perfeita e a diagramação maravilhosa. Recomendo a leitura a todos que gostam de um suspense carregado de uma atmosfera sombria que te faz arrepiar!

Até mais, pessoal!


Sinopse: O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.
Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Meu Deusssss, que medo ficar sozinha nesse quarto e o que tem nele??? Será que tenho coragem??? Letícia, amei a sua resenha, fiquei imaginando várias coisas rsrs
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura incrível, Daya! Supera o medo e vaaaamos!

      Excluir