Resenha: Operação Arcádia - Carol Bonacim

Título: Operação Arcádia
Autora: Carol Bonacim
Editora: Chiado Editora
Gênero: Ficção
Ano: 2015
Páginas: 674



Quando peguei o livro, a minha primeira reação foi: uau, ele é enorme. Para piorar, eu estava em uma época em que o trabalho simplesmente não me permitia tempo para desfrutar a leitura. Aí ficou aquela coisa... Ler por obrigação ou não ler? Resolvi reorganizar a agenda e tentar ler pelo menos 50 páginas por dia.

Levei dois finais para ler o livro inteiro. Isso aí, foram cerca de 150 páginas por dia, em dois sábados e dois domingos. Se não fosse o trabalho, teria terminado antes.


Carol Bonacim, a autora de Operação Arcádia, criou um romance de mistério e suspense costurada em uma trama policial capaz de prender e encantar. A linguagem é atual, beirando as matérias de jornais e revistas de grande circulação. Aliás, para quem está acostumado a ler essas matérias, o livro traz uma similaridade muito grande com as operações da Polícia Federal que vemos no nosso cotidiano. Para mim, essa é a grande sacada do livro: transformar em romance o cotidiano, mostrar a preparação de uma investigação criminal desde as primeiras apurações até o final do inquérito.

Mesmo sendo envolvente e bem escrito, o livro não é fácil de ler. Nem tanto pelo tamanho, mas pela complexidade do tema. Talvez por isso eu tenha ficado tão encantada com ele e recomende, veementemente, a leitura. Caso você não seja rápido na leitura, vá em doses homeopáticas, mas leia. É uma aula de história, política, economia e, principalmente, de cidadania.

Image result for polícia federalConsiderações técnicas: quase todos os leitores da minha coluna já sabem que sou muito míope, que estou em um caso de amor com e-books (mais personalizáveis do que livros impressos, permitindo com que eu amplie as letras), mas falando de Operação Arcádia, o casamento da fonte escolhida – assim como a diagramação das páginas e a cor da folha, não causou grande desconforto. Isso é um ponto a ser considerado para quem tem problemas de visão. O formato do livro, mesmo, sendo bem grosso, também é confortável para manusear. Carregar na bolsa ou mesmo no braço, sim eu saí de casa para ler, fui carregando o livro por aí! Já a capa do livro não foi nada atraente para mim, eu esperava algo mais “jornalístico” (isso é 100% pessoal), que mostrasse a beleza do texto e da construção do romance policial.

Os personagens são bem desenvolvidos e estruturados. Mais do que isso, eles são críveis, em vários momentos eu já chamava a delegada de amiga. Outro ponto positivo é que a autora soube trabalhar os momentos clichês de forma a não deixar aquele gosto de “já vi isso antes”. Então esqueça que o livro é grosso e abrace essa leitura.






Sinopse Skoob: Diana Toledo é uma jovem delegada federal que comanda uma unidade da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCOR) da Superintendência da Polícia Federal da cidade de São Paulo. É a responsável pela investigação de uma grande e poderosa quadrilha internacional de tráfico de entorpecentes. Para apurar o envolvimento de alguns suspeitos, a delegada viaja para Brasília, capital federal, onde participa de um evento social, e conhece o galante e jovem empresário, Leonel Foster Castilho, por quem começa a nutrir fortes sentimentos. Durante a investigação, Diana consegue aprisionar três importantes colaboradores do tráfico, despertando a ira do chefe da organização criminosa. Assim, a policial se torna o alvo de uma emboscada, e se fere gravemente durante um tiroteio, sem esperanças de sobreviver ao ataque. Diana fica surpresa com a chegada repentina de Leonel que consegue resgatá-la; seguem para uma ilha paradisíaca no Município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Ao recobrar os sentidos e retomar a consciência, Diana descobre, em meio a grandes revelações, a existência de uma intensa e avassaladora paixão, vivenciando-a ao lado do jovem empresário espanhol. Todavia, para que possam ficar juntos, os amantes precisarão sacrificar o amor que os une, a liberdade, e, quiçá, a própria vida, tudo em prol do enfrentamento do poderio desenfreado do chefe do crime organizado; um político muito influente que não medirá esforços para destruí-los, bem como extinguir, de uma só vez, o curso da Operação Arcádia.

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Oi, Bel. Eu gosto muito desse gênero literário e diante de suas impressões sobre a obra eu só posso dizer que fiquei completamente interessada. Realmente ele é bem volumoso mas acredito que quando o livro é as páginas nunca são demais. Gostei da sua resenha e de conhecer um pouco sobre a trama.

    ResponderExcluir
  2. Indo somente pela capa, sinopse e principalmente, pela quantidade de páginas, o livro não me despertou interesse algum, mesmo tendo romance que é algo que eu gosto muito. Mas a resenha foi bem bacana e gostei de saber que ele contém história, economia, política e cidadania, não focando apenas e exclusivamente no romance policial.
    Abraço
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Gosto bastante de romances e estou investindo em alguns que tenham um suspense na trama e tenho me surpreendido. Achei bastante interessante a proposta da premissa e sei como é ter que se desdobrar para conseguir ler. Meu trabalho não me permite tal luxo de ler rsrs somos em poucas pessoas e fica complicado.
    Que bom que o tamanho da fonte foi confortável.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, achei a premissa do livro interessante, com essa pegada de suspense com misterio, e sendo um romance policial, um gênero que gosto muito, é claro que fiquei interessada no livro, ainda por cima envolver tantos outros temas como historia, economia, politica, cidadania, romance, misterio e tudo mais. Dica anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Então por falta de tempo estou evitando livros mais extensos, achei até que você fez a leitura bem rápido pela quantidade de paginas. Eu adoro romances policiais e este parece ser um bem interessante vou anota-lo aqui.
    Obg pela dica.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  6. Oi Bel!
    Olha, já passo a leitura do livro justamente pelas páginas. DEUS, 600. Ia passar o mes todo lendo esse livro ou mais. Estou escrevendo meu tcc e mal tenho conseguido ler os de 200.
    Também não gostei da temática. Romances policiais não é meu estilo de leitura. Prefiro fantasia, ou infanto juvensi. Mas que bom que foi uma leitura tão prazerosa. Infelizmente, dessa vez vou passar a dica.

    Abraços
    David Andrade
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Bel!
    Não conhecia esse livro mas você me deixou super curiosa para lê-lo, parece que a trama é bem atual pelo que você diz e o que torna a leitura sempre mais fácil, estou no seu clube de fã de ebooks, mas no meu caso é pelo peso de carregar livros (de 600 páginas) por ai dentro da bolsa, carregar o ipad é muito mais leve e prático, maaaas isso não me fez menos consumista pq agora eu compro o ebook e O LIVRO hahahaha enfim, gostei da resenha e ela realmente me fez querer saber mais sobre o livro, só não gostei muita da capa (sou daquelas que julga o livro pela capa D:)

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Nunca tinha ouvido falar no livro antes e confesso que as 674 páginas não me animam não kkkkkk. Mas parabéns pela organização e por ler em 4 dias. 150 pags por dia é muita coisa. Realmente ler por obrigação é um saco, acho que é por isso que eu não conseguia ler nada que meus professoras mandavam kkkkkkkkkkkk Não é um livro que eu leria, mas achei a premissa bacana e sua resenha ficou muito boa. E estamos juntos... também sou míope kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Eu achei o enredo do livro interessante, mas acaba que não é muito o meu gênero favorito. Por mais que a história me atraia, eu sei que em algum ponto eu vou me enjoar e não terminar a leitura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bel, que maratona hein?? Livros com grande quantidade de páginas é complicado pacas quando temos trabalho, faculdade, e outros.
    Estou tentando ler It do stephen King mas não está dando....
    Infelizmente não curti muito esse Operação Arcadia.
    Sua resenha está incrível!

    beijinho!

    #Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. O livro me pareceu super interessante. E pelo tamanho, e ver que você devorou ele tão rápido (mesmo com os contratempos do dia a dia que fez demorar um pouco) me faz pensar que não teria acontecido uma leitura tão rápida se não tivesse tido uma boa trama. Infelizmente não é meu tipo de leitura, ao menos não o que estou procurando no momento - e isso junto com o tamanho dele me deixa meio preocupada... Por mais que não pense que tamanho é tudo - pois muitas vezes tem livros bem curtos em que a história trava e você demora um monte para terminar - por não ser o que estou na vibe de ler, dessa vez vou passar a dica.
    Mas adorei sua resenha e vou recomendar para um dos meus colunistas, que é exatamente o que ele gosta de ler :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir