Autora: Carol Bonacim
Editora: Chiado Editora
Gênero: Ficção
Ano: 2015
Páginas: 674
Quando peguei o livro, a minha primeira reação foi: uau, ele
é enorme. Para piorar, eu estava em uma época em que o trabalho simplesmente não
me permitia tempo para desfrutar a leitura. Aí ficou aquela coisa... Ler por
obrigação ou não ler? Resolvi reorganizar a agenda e tentar ler pelo menos 50
páginas por dia.
Levei dois finais para ler o livro inteiro. Isso aí, foram cerca de 150 páginas por dia, em dois sábados e dois domingos. Se não fosse o trabalho, teria terminado antes.
Carol Bonacim, a autora de Operação Arcádia, criou um
romance de mistério e suspense costurada em uma trama policial capaz de
prender e encantar. A linguagem é atual, beirando as matérias de jornais e
revistas de grande circulação. Aliás, para quem está acostumado a ler essas
matérias, o livro traz uma similaridade muito grande com as operações da
Polícia Federal que vemos no nosso cotidiano. Para mim, essa é a grande sacada
do livro: transformar em romance o cotidiano, mostrar a preparação de uma investigação
criminal desde as primeiras apurações até o final do inquérito.
Mesmo sendo envolvente e bem escrito, o livro não é fácil de ler. Nem tanto pelo tamanho, mas pela complexidade do tema. Talvez por isso eu tenha ficado tão encantada com ele e recomende, veementemente, a leitura. Caso você não seja rápido na leitura, vá em doses homeopáticas, mas leia. É uma aula de história, política, economia e, principalmente, de cidadania.

Os personagens são bem desenvolvidos e estruturados. Mais do que isso, eles são críveis, em vários momentos eu já chamava a delegada de amiga. Outro ponto positivo é que a autora soube trabalhar os momentos clichês de forma a não deixar aquele gosto de “já vi isso antes”. Então esqueça que o livro é grosso e abrace essa leitura.
Sinopse Skoob: Diana Toledo é uma jovem delegada federal que comanda uma unidade da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCOR) da Superintendência da Polícia Federal da cidade de São Paulo. É a responsável pela investigação de uma grande e poderosa quadrilha internacional de tráfico de entorpecentes. Para apurar o envolvimento de alguns suspeitos, a delegada viaja para Brasília, capital federal, onde participa de um evento social, e conhece o galante e jovem empresário, Leonel Foster Castilho, por quem começa a nutrir fortes sentimentos. Durante a investigação, Diana consegue aprisionar três importantes colaboradores do tráfico, despertando a ira do chefe da organização criminosa. Assim, a policial se torna o alvo de uma emboscada, e se fere gravemente durante um tiroteio, sem esperanças de sobreviver ao ataque. Diana fica surpresa com a chegada repentina de Leonel que consegue resgatá-la; seguem para uma ilha paradisíaca no Município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Ao recobrar os sentidos e retomar a consciência, Diana descobre, em meio a grandes revelações, a existência de uma intensa e avassaladora paixão, vivenciando-a ao lado do jovem empresário espanhol. Todavia, para que possam ficar juntos, os amantes precisarão sacrificar o amor que os une, a liberdade, e, quiçá, a própria vida, tudo em prol do enfrentamento do poderio desenfreado do chefe do crime organizado; um político muito influente que não medirá esforços para destruí-los, bem como extinguir, de uma só vez, o curso da Operação Arcádia.
Oi, Bel. Eu gosto muito desse gênero literário e diante de suas impressões sobre a obra eu só posso dizer que fiquei completamente interessada. Realmente ele é bem volumoso mas acredito que quando o livro é as páginas nunca são demais. Gostei da sua resenha e de conhecer um pouco sobre a trama.
ResponderExcluirIndo somente pela capa, sinopse e principalmente, pela quantidade de páginas, o livro não me despertou interesse algum, mesmo tendo romance que é algo que eu gosto muito. Mas a resenha foi bem bacana e gostei de saber que ele contém história, economia, política e cidadania, não focando apenas e exclusivamente no romance policial.
ResponderExcluirAbraço
www.viciadosemleitura.blog.br
Olá,
ResponderExcluirGosto bastante de romances e estou investindo em alguns que tenham um suspense na trama e tenho me surpreendido. Achei bastante interessante a proposta da premissa e sei como é ter que se desdobrar para conseguir ler. Meu trabalho não me permite tal luxo de ler rsrs somos em poucas pessoas e fica complicado.
Que bom que o tamanho da fonte foi confortável.
http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/
Oi, achei a premissa do livro interessante, com essa pegada de suspense com misterio, e sendo um romance policial, um gênero que gosto muito, é claro que fiquei interessada no livro, ainda por cima envolver tantos outros temas como historia, economia, politica, cidadania, romance, misterio e tudo mais. Dica anotada.
ResponderExcluirbjus
Oie
ResponderExcluirEntão por falta de tempo estou evitando livros mais extensos, achei até que você fez a leitura bem rápido pela quantidade de paginas. Eu adoro romances policiais e este parece ser um bem interessante vou anota-lo aqui.
Obg pela dica.
Bju
Mary Reis
Oi Bel!
ResponderExcluirOlha, já passo a leitura do livro justamente pelas páginas. DEUS, 600. Ia passar o mes todo lendo esse livro ou mais. Estou escrevendo meu tcc e mal tenho conseguido ler os de 200.
Também não gostei da temática. Romances policiais não é meu estilo de leitura. Prefiro fantasia, ou infanto juvensi. Mas que bom que foi uma leitura tão prazerosa. Infelizmente, dessa vez vou passar a dica.
Abraços
David Andrade
http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/
Oi Bel!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro mas você me deixou super curiosa para lê-lo, parece que a trama é bem atual pelo que você diz e o que torna a leitura sempre mais fácil, estou no seu clube de fã de ebooks, mas no meu caso é pelo peso de carregar livros (de 600 páginas) por ai dentro da bolsa, carregar o ipad é muito mais leve e prático, maaaas isso não me fez menos consumista pq agora eu compro o ebook e O LIVRO hahahaha enfim, gostei da resenha e ela realmente me fez querer saber mais sobre o livro, só não gostei muita da capa (sou daquelas que julga o livro pela capa D:)
Beijinhos
www.paraisoliterario.com
Olá.
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar no livro antes e confesso que as 674 páginas não me animam não kkkkkk. Mas parabéns pela organização e por ler em 4 dias. 150 pags por dia é muita coisa. Realmente ler por obrigação é um saco, acho que é por isso que eu não conseguia ler nada que meus professoras mandavam kkkkkkkkkkkk Não é um livro que eu leria, mas achei a premissa bacana e sua resenha ficou muito boa. E estamos juntos... também sou míope kkkkk
Eu achei o enredo do livro interessante, mas acaba que não é muito o meu gênero favorito. Por mais que a história me atraia, eu sei que em algum ponto eu vou me enjoar e não terminar a leitura.
ResponderExcluirhttp://laoliphant.com.br/
Bel, que maratona hein?? Livros com grande quantidade de páginas é complicado pacas quando temos trabalho, faculdade, e outros.
ResponderExcluirEstou tentando ler It do stephen King mas não está dando....
Infelizmente não curti muito esse Operação Arcadia.
Sua resenha está incrível!
beijinho!
#Ana
https://literakaos.wordpress.com/
O livro me pareceu super interessante. E pelo tamanho, e ver que você devorou ele tão rápido (mesmo com os contratempos do dia a dia que fez demorar um pouco) me faz pensar que não teria acontecido uma leitura tão rápida se não tivesse tido uma boa trama. Infelizmente não é meu tipo de leitura, ao menos não o que estou procurando no momento - e isso junto com o tamanho dele me deixa meio preocupada... Por mais que não pense que tamanho é tudo - pois muitas vezes tem livros bem curtos em que a história trava e você demora um monte para terminar - por não ser o que estou na vibe de ler, dessa vez vou passar a dica.
ResponderExcluirMas adorei sua resenha e vou recomendar para um dos meus colunistas, que é exatamente o que ele gosta de ler :)
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros