Livro ou filme? O Escaravelho do diabo Parte 02



Título original: O Escaravelho do Diabo
Série: Coleção Vaga-Lume
Autor: Lucia Machado de Almeida
Editora: Ática
Páginas: 128




Faz uns meses que o Marcola lançou o desafio para Daya e para a Mari de “trocarem” livros: ele indicaria um livro para cada uma delas, fora da zona de conforto e elas indicariam um livro para ele, também fora da zona de conforto. Confesso que sou covarde para esse tipo de desafio, vai que mandam um drama ou um livro estilo Consequences. Não leio isso.


Aí foi lançado o filme O Escaravelho do Diabo e propus ao Marcola que resenhássemos a obra: ele o filme – mídia nova, leitura nova – enquanto eu falaria sobre o livro, que li na época de colégio, quase 30 anos atrás.

Então é isso. Depois da resenha do Marcola sobre o filme, lançada aqui no blog hoje de manhã, consegui chegar na minha sobre o livro. Vamos lá?

Para começar, tenho uma “memória afetiva” com esse livro. Ele foi o primeiro suspense policial que li. Foi publicado dentro de uma coleção chamada “Coleção Vaga Lume”, da Editora Ática e era considerado livro didático, usado nas aulas de literatura e língua portuguesa. Todos os livros da coleção tinham um encarte que precisava ser preenchido ao final da leitura.

Agora sim, vamos ao livro:
Lançado originalmente em 1956 como um folhetim, em capítulos semanais em uma revista de grande circulação, O Escaravelho do Diabo, provou ser uma leitura atemporal, provido de linguagem um tanto diferente da que estamos acostumados hoje em dia, mas capaz de prender até mesmo as crianças acostumadas aos videogames.

A história começa com Alberto, um jovem estudante de Medicina, que mora com os pais e o irmão, que acaba assassinado, com uma espada no peito, pouco depois de receber um escaravelho, inconformado com a perda, o futuro médico começa a investigar o crime e descobre outro assassinato com as mesmas características. Só ele vê ligação entre os crimes, a polícia acha que são casos isolados, até que no terceiro crime, eles começam a desconfiar que tem um serial killer eliminando pessoas ruivas.

A narração é linear, mas é preciso prestar muita atenção no tempo – outro personagem do livro. Ao contrário das obras atuais, feitas para consumo rápido e onde a trama se desenvolve em dias ou até mesmo horas, em O Escaravelho a trama se estende por alguns anos. Sem spoiler: o final me surpreendeu!

Para quem está sentindo falta, temos romance no livro também. Ele não é o ponto central da trama, mas está presente.

Curiosidades sobre a autora: Lúcia Machado de Almeida, pode ser considerada pioneira nos romances policiais infanto-juvenis no Brasil. Suas obras, que incluem cidades históricas de Minas Gerais, ganharam diversos prêmios nacionais e internacionais.

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Oie Bel!

    Eu também li esse livro tem uns 30 anos, aliás adorava a Coleção Vaga Lume! Com o lançamento do filme, resolvi reler a história.
    Gostei muito de ver sua resenha com uma análise muito bem feita do livro. O final também me surpreendeu!
    Agora quero ver o filme que ainda não tive a oportunidade.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu não li nem o livro nem vi o filme. Eu sou a pessoa diferentona que nunca tinha ouvido falar dessa coleção vaga lume. Vim saber da existência dela quando o filme saiu. Mas pessoalmente não faz meu tipo de leitura, entao nem procurei saber muito.
    Fico feliz que tenha gostado tanto da leitura, mas pessoalmente, como disse, ainda não tenho vontade ler e menos ainda de ve o filme.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe fala loucamente desse livro (na verdade de todos os clássicos) e ela só vai me deixar em paz depois que eu le-lo eu vou tentar fazer a leitura ainda esse ano.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente nunca li nenhum livro da série Vaga-lume, o que é muito triste, pois pelo que vejo, faz parte da infância de muitos e de maneira muito boa.
    Fiquei sabendo que iriam relançar e fiquei muito empolgada com a possibilidade de dar essa honra a meu filho. Porém até agora nada.
    Já ouvi falar muito sobre "O Escaravelho do Diabo", embora como já citei, nunca tenha lido. e o Filme eu ainda não vi, mas fiquei super interessada também. Adorei sua resenha e agora é ir conferir a resenha do filme para fazermos a comparação! ;)

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro em 2005 e reli esse ano perto da estreia do filme . Eles não era o meu favorito da Vagalume mas fiquei muito feliz com a iniciativa porém não pode assistir o filme :/
    Amei a sua resenha

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  6. Oi, não li esse livro, mas a premissa dele é interessante e por ser um suspense policial, um gênero que gosto muito, já vou anotando a dica e por ser nacional, vou adiantá-lo na minha lista. Gostei da resenha e ela só instigou a minha curiosidade. Dica anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi Bel.
    Muito legal esse desafio proposto aqui entre vocês, ate mesmo esse pessoal, seu com o Marco.
    Confesso que não li o livro e nem assisti ao filme e eu tenho muito problema com clássicos, sendo assim, acho que não o leria, mesmo amando o gênero.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Muito bacana o desafio de vocês (fui até procurar que raio de livro é "Consequences" hahaha).
    Eu ainda não li esse livro e nem assisti o filme, mas sei que é uma obra muito aclamada e só li comentários positivos sobre o livro até hoje.
    Gostei de saber que diferente das obras atuais, a trama se estende por alguns anos. Parece ser um suspense policial bem envolvente.
    Anotei a dica e espero ter oportunidade de ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Esse ano também estou arriscando bastante sair da minha zona de conforto, mas não está sendo tão fácil como imaginei kkkkkkk
    Mas eu amei a iniciativa de vcs.
    Eu ouvi falar no filme, mas confesso que nem o filme e nem o livro chamaram minha atenção e falando em atenção, como vc disse na resenha que é preciso muita atenção no tempo, isso já me desanima kkkkkkk
    ótima resenha.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho a premissa desse livro bem interessante, um serial killer de pessoas pessoas ruivas. Gosto muito de livros de mistério, e mesmo se tratando de um livro juvenil esse conseguiu chamar minha atenção. Dica anotada :D Sua resenha ficou ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi. Já tinha ouvido falar desse livro e do filme. Ainda não li o livro e nem vi o filme. Tenho interesse em conferir os dois. Vou tentar mais pra frente ler o livro.

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu ainda não li nem o livro, assim como não vi o filme. Apenas conhecia o título, mas sem detalhes sobre a trama. Agora que estou conhecendo um pouco mais sobre ela, e vou anotar a dica para outro momento.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Sabe que as vezes eu sinto muita falta do tempo nos livros atuais? Tudo acontece tão rápido que em alguns casos faz com que perca a sensação de credibilidade que uma história deveria ter. Não que tem que ser real, mas tem que ser cabível.
    Lembro que li vários livros dessa coleção, e preenchia todos os questionários, mas confesso que esse em particular eu não lembro de ter lido. Não sei se é a memória que está falhando ou se não o li mesmo, então vou dar uma procurada para ler (ou reler se me lembrar enquanto executo a leitura!).
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi!!
    Eu adorava a Coleção Vaga Lume, quando vi que o filme seria lançado fiquei louca para ler ele novamente, pois faz muito tempo que li e lembro pouca coisa da história.
    Agora que li tua resenha fiquei com mais vontade ainda de assistir o filme, a tua resenha serviu para me fazer relembrar um pouco do que li.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Sabe que eu nunca li esse livro? Na verdade acho que nunca li nenhum livro da coleção vagalume, se é isso é possível mas fiquei bem curiosa pra conhecer a trama, que parece ser excelente. Também fiquei intrigada pelo fato da história durar anos e não só dias ou meses como é de costume.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oie
    parece ser um filme muito bom, tenho muita curiosidade pelo livro e espero pdoer ler e assistir em, breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi
    quem nunca leu Escaravelho não sabe o que está perdendo, alias, quem nunca leu um livro da Coleção Vaga-Lume precisa fazer isso rápido! Um verdadeiro clássico! Espero que o filme de um impulso e mais pessoas geração 2000 conheça essa história!

    ResponderExcluir
  18. Olá! Amei seu post e já digo logo de cara; OS DOIS!!!! Esse livro marcou minha infância e assisti o filme, confesso que o filme sempre tem aquelas mudanças básicas e tudo mais.

    ResponderExcluir
  19. Olá!!!
    Eu lembro muito dessa coleção vagalume, porém não sei porque o "Escaravelho do Diabo" não é uma obra que chegue a fazer com que eu queira ler.
    O livro tem um enredo muito bom e sei que os fãs vão gostar muito.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!!!
    Eu lembro muito dessa coleção vagalume, porém não sei porque o "Escaravelho do Diabo" não é uma obra que chegue a fazer com que eu queira ler.
    O livro tem um enredo muito bom e sei que os fãs vão gostar muito.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir