Resenha: Proibido - Tabitha Suzuma



Título no Brasil: Proibido
Título Original: Forbidden
Autora: Tabitha Suzuma
Editora: Valentina
Páginas: 304
Ano: 2014



Parece mentira, mas finalizei a segunda parte desse confronto. Antes de comentar sobre o livro quero dizer como foi legal essa experiência de provar obras totalmente distintas das que estou acostumado a ler. Juro que comecei a leitura de mente aberta para aproveitar ao máximo o que ela poderia me proporcionar.

Minha memória não é digna de grande confiança mas acho que nunca li um livro onde o principal da história fosse o relacionamento de um casal. Nem preciso dizer que um casal de irmãos se relacionando,  tema principal da história, é algo totalmente inusitado e distante das minhas escolhas. Nem por isso deixei de aproveitar. Me emocionei muito, mas distante do choro. Ou você acha que esse brutamontes de biblioteca derrama suas lágrimas com tanta facilidade?


Como você leu ali em cima e já deve ter ouvido outros comentando, o tema da história é um relacionamento entre dois irmãos de sangue. Tipo, mesmo pai e mesma mãe. Se este é o motivo por não ter lido a obra pois fica pensando coisas do tipo: "acho esquisito um relacionamento sexual entre pessoas do mesmo sangue", "tenho nojinho desse tipo de relacionamento", "só o amor fraterno entre irmãos pode existir". Faça como eu, abra sua mente e perceba como Tabhita Suzuma acerta em cheio na construção desse amor, e torna o que é estranho para quase todo mundo, em algo no mínimo compreensível. Se você acha que vai odiar Loachan e Maya, comece a leitura e, assim como eu, estará torcendo pelos dois antes que perceba.

O casal vive com mais três irmãos, e uma mãe que com o passar das páginas passa mais tempo na casa do namorado do que com os filhos. Não espere uma leitura fácil, existem vários problemas com todos os membros dessa família alternativa. Abandonados os cinco filhos se unem como podem, os irmãos mais velhos começam a ser vistos como pais pelos mais novos, e esse é um dos motivos que faz este amor tão cheio de controvérsias florescer.

O final, apesar de triste, é muito bom, me surpreendeu e emocionou. Tenho que confessar que eu queria uma história mais desenvolvida e com mais coisas acontecendo. Mas acho que isto é uma das coisas que todo escritor quer que os leitores pensem sobre seus livros não? 

Este desafio foi fácil, diria até prazeroso, de realizar. Me fez conhecer uma nova autora e um tipo de história que julgava nunca chegaria perto. Ele foi feito pela Mariana Ramos e se vocês quiserem saber a opinião dela sobre o livro basta ver a resenha que ela fez AQUI. 

Vamos para o próximo?


Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Olá, nunca tive interesse pelo livro, só via a capa dele por aí, mas também não sabia do que se tratava. Estou gostando desses desafios de vocês, além de conhecer novos livros, é legal ver o que vocês acham de livros que são de estilos que vocês não estão acostumados a ler. Proibido entrou para a minha lista de leitura.
    Até

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, fico contente por ver você gostando do desafio, foi um trabalho árduo finalizar essas leituras. São comentários como o seu que me animam a continuar querendo escrever coisas diferentes.
      Abraços

      Excluir
  2. Oláá
    Já conhecia o livro e autor e já queria ler o livro, mas a sua resenha me deixou ainda mais curiosa! haha
    Essa promete ser uma leitura super gostosa!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eloisa valeu por comentar espero q vc goste da leitura tanto ou mais doq eu.
      Abraços

      Excluir
  3. Olá,
    Estou louca para ler esse livro. Foi um dos primeiros livros que eu conheci da editora Valentina e achei a história tão original, que no mesmo instante adicionei aos livros que eu quero ler. Infelizmente ainda não tive como, mais quando fizer, abrirei a minha mente assim como você fez.
    Um beijo e parabéns pela resenha,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelos elogios Carol. Se vc tiver a mente aberta irá aproveitar mais todas as leituras q fizer.
      Abraços

      Excluir
  4. Oiii Marco, como vai?
    Menina que legal esse desafio, confesso que também não sou muito chegada nestes gêneros não hHAAHAHHAAHHA prefiro os de terror, mas leio sempre quando posso um romance, para amolecer o coração :p fico feliz que tenha gostado de realizar tal a leitura, ainda não tive oportunidade de ler o livro, mas quero com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morgana q bom q curtiu nosso desafio, se vc evita os romantiquinhos como eu acho q irá gostar desse aí. Q contém muito mais doq isso. Espero q goste tanto qnt eu
      Abraços

      Excluir
  5. Oie Marco, tudo bem? Que bom que aceitou o desafio. Estou bem curiosa para conferir esse livro, justamente por toda a polêmica sobre esse assunto que a autora aborda... Espero gostar. Sua resenha ficou ótima.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário e elogio à minha resenha Gabrielly. Se vc não ficar pesando apenas na parte do incesto vai gostar sim.
      Abraços

      Excluir
  6. Oioi! Tudo bem?
    Proibido é um livro forte!
    Ainda nao li, mas sei da historia e do final...
    Fico feliz que tenha apreciado, um dia ainda vou reunir coragem pra ler.
    Adoro a capa.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzzy ele não é tão forte assim, pode desencadear muitas emoções mas não existe nada que choque a pessoa que está lendo, deixo de pré julgamento e entre de cabeça nessa história. Abraços

      Excluir
  7. Oiee,
    Tenho esse livro desde o lançamento, mas ainda não tive coragem de ler. A capa e a história são lindas, eu já sei muito da história e mesmo assim não tenho coragem de ler . Sei que quando ler vou chorar até, mas quero muito criar coragem e conhecer esse livro que é muito elogiado.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elen como falei na resenha se vc está preocupada com o namoro dos irmãos não fique. O livro não tem nada de chocante e soltar algumas lágrimas durante a leitura não tem nada demais. Pare de pensar na coragem e leia, vc vai gostar.
      Abraços

      Excluir
  8. Oi

    Estou adorando acompanhar esse desafio de vocês. Muitas vezes achamos que não vamos gostar de um livro e nos surpreendemos né?
    Eu não lu esse livro, não por nojinho. ..hehe...só pq é um estilo que não tenho o hábito de ler. Mas sabe que sua resenha me deixou bem curiosa? Poxa. Esta tão bem escrita e imparcial que eu fique tentada a ler....

    Bhs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, exatamente não são poucas as vezes em que somos surpreendidos pela qualidade de um livro que não tínhamos muito em conta. Fizemos este esforço para tirar o nosso preconceito e o dos leitores do blog.
      Valeu por elogiar o desafio e a resenha. Ainda tem mais um desafio pra ser postado, fique de olho.
      Abraços

      Excluir
  9. Oi

    Estou adorando acompanhar esse desafio de vocês. Muitas vezes achamos que não vamos gostar de um livro e nos surpreendemos né?
    Eu não lu esse livro, não por nojinho. ..hehe...só pq é um estilo que não tenho o hábito de ler. Mas sabe que sua resenha me deixou bem curiosa? Poxa. Esta tão bem escrita e imparcial que eu fique tentada a ler....

    Bhs

    ResponderExcluir
  10. Olá Marco!!!
    Eu sou bem curiosa em ler esse livro e desde de que o livro foi lançado estou com a mente aberta sobre a história de acompanhar esse casal de irmãos num relacionamento.
    Na verdade, é algo que a autora faz a gente pensar já que irmãos que são mais criados como se não fossem pode haver o caso de se apaixonarem mesmo sabendo que é errado.
    A capa é linda e faz com que a gente queira mais e mais ler.
    Parabéns pela resenha :3

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonio, não sei q vc está esperando para ler, é umas história romântica mas que nos faz pensar em várias questões da nossa vida. Achei a capa bem legal mesmo, só não sou muito de comentar sobre elas.
      Abraços.

      Excluir
  11. Olá,

    Ainda não li ,mas estou querendo muito ler essa história que foge dos padrões da sociedade e ele vivem o amor.Adorei esse desafio de vocês!

    Muitos Livros e Sucesso!
    Bjs!

    booksmagiclove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anajara, foge bastante dos padrões comuns mesmo, mas nem por isso devemos fugir dessa história. Que bom que gostou do desafio, amanhã tem o último.
      Abraços

      Excluir
  12. Olá Marco, já disse que adorei esse desafio que vocês fizeram?
    Bom... eu confesso que morro de vontade de ler esse livro e a sua resenha, por ser de um tipo que não curte muito e mesmo assim elogiar, me deixou ainda mais instigada. Mas confesso que tenho que trabalhar mais o meu "abrir a mente" para realizar a leitura.

    Resenha incrível, parabens.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir