Resenha: Os Bons Segredos - Sarah Dessen


Título no Brasil: Os Bons Segredos
Título Original: Saint Anything
Autor (a): Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Ano: 201
Páginas: 408







Oi, leitores



Sabe um livro que você precisa dizer ao mundo que tem que ser lido? Então, é esse: Os Bons Segredos, da autora Sarah Dessen. Antes de tudo, preciso agradecer a minha querida amiga Bia Santana, dona do blog Viciados em Leitura (clique aqui e conheça o blog lindo) por ter indicado o blog Conchego das Letras para participar de uma campanha da sua editora parceira Companhia das Letras. Obrigadaaaaa, Bia... um beijo!!!



Comecei a leitura no "escuro", pois não conhecia a autora nem tinha lido nenhuma resenha sobre o livro, definitivamente não sabia o que estava por vir. 

Tem livros que merecem ser esquecidos ou bem guardados, como um grande segredo. Foi dessa forma que Sydney viveu a vida toda, por se achar despercebida por todos. Ela se achava a sombra do seu irmão mais velho, por ele ser o queridinho da família. Ele tinha tudo o que queria dos seus pai e aproveitava das regalias para poder "aprontar".

Em uma noite abusa da bebida e causa um acidente, deixando um jovem em uma cadeira de rodas. Ele é preso para pagar pelos seus atos, mas os seus pai vão fazer de tudo para tê-lo de volta em casa, e sem medir esforços. Com isso, a família passa por uma situação complicada, tanto financeiramente quanto emocionalmente. Sydney, sem opção, resolve mudar de escola, saindo de uma particular - e cara - e se transferindo para uma pública. Sydney, vivenciando aquela situação, observando o foco dos pais e sendo, mais uma vez, deixada de lado e começa a se questionar sobre várias coisas, como: sua posição de filha, irmã e amiga.


Sydney estudou a vida toda na mesma escola, agora se vê em um ambiente totalmente novo, rodeada por pessoas estranhas, que não a conhecem e não sabem o que está se passando em sua família. Ela então resolve viver como está acostumada, invisível. 

Sydney não imaginava que essa mudança poderia trazer algo tão bom em sua vida. Ela conhece a família Chatham, que se aproxima dela sem questioná-la e nem julgá-la, apenas enxergam a verdadeira Sydney. Eles fazem parte de uma família com vários problemas e mesmo assim são unidos, cercados de amor e felizes. 

"Nos acostumamos com o jeito de ser das pessoas; contamos com ele. E quando o comportamento delas surpreende, para o bem ou para o mal, é capaz de mexer profundamente conosco."

Os Bons Segredos é um young adult muito bem escrito, que conseguiu me envolver completamente. A autora consegue mostrar com clareza as dificuldades que um jovem passa, os seus momentos de descobertas, a realidade de enfrentar um futuro incerto que não sabe o que pode acontecer, além de enfrentar os seus medos para conseguir alcançar o seu amadurecimento. Não foi diferente com Sydney, durante a leitura vamos acompanhar tudo que ela sente, todos os seus medos, as suas inseguranças e, claro, os seus segredos mais guardados. 

Sydney sempre aceita tudo o que os seus pais falam ou decidem, assim ela passa por momentos dolorosos e marcantes. Muitas vezes lutava para dizer o que estava passando, o que queria de verdade. Poxa, ela só queria ser ouvida e compreendida, sem brigar, mas ela acabava sempre sofrendo calada e guardando somente para si os seus desejos. 

Se você pensa que é uma leitura leve, está enganado(a). A autora relata em detalhes todo o sofrimento da Sydney. Tudo que ela tenta fazer para mostrar que é diferente do irmão, que precisa também da atenção dos pais e para lutar pelos seus desejos. É uma jornada de leitura bem intensa, fiquei ao lado de Sydney, vendo o seu amadurecimento e a sua garra em lidar com todos os  seus problemas familiares. 

Se eu indico? Claro!!!!! Venha conhecer essa narrativa envolvente, que vai te prender do início ao fim e ainda ter uma reflexão sobre os seus bons segredos.


Sinopse do Skoob: Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Uau! Gostei bastante da tua resenha! Acho que nunca li nada da autora, mas gostei do tema que ela aborda nesse livro. Envolver família é sempre bem delicado.
    Beijos <3
    http://persuasaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá linda,

    Eu tinha um pé atrás com esse livro, mas sua resenha é tão empolgante e cativante que tenho certeza que quero fazer a leitura do mesmo.
    Minha família parece a família que vai ajudar a Sy porque tem seus problemas e dilemas, mas sempre é unida e transborda amor e união.

    Obrigadão pela dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Daya!!!!

    Caramba, nem sei mais o que pensar! Também estou participando desse projeto e estou com o livro aqui para ler, a menina que me indicou, na hora me disse que o livro é maravilhoso e tal, e eu, pela sinopse, também achei que seria.

    Então, uma outra pessoa estava lendo e só me falou mau dele. Mas agora, lendo (ou melhor) devorando a tua resenha eu percebi que ela falou tão mau porque não entendeu o livro! Só pode! Porque tudo o que ti mencionou na resenha me foi dito por ela, só que de forma totalmente deturpada!!!!

    Menina, eu agora estou louca pra ler logo, só por causa das tuas palavras, eu estava protelando, de pateta que sou....gente o que eu estou esperando para ler logo essa maravilha????

    Obrigada pela resenha esclarecedora e sempre muito bem escrita!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oiee Daya,

    Eu adoro ler um livro, ou assistir um filme, às cegas, isto é, sem saber nada a respeito antes. Tenho tido grandes surpresas assim, e sem a interferência de opiniões de terceiros eu sei que gostei da obra porque é boa mesmo, não foi ninguém que me disse.

    Falando desse livro, ainda bem que você avisou que a leitura não é tão leve como o título indica e que "É uma jornada de leitura bem intensa, fiquei ao lado de Sydney, vendo o seu amadurecimento e a sua garra em lidar com todos os seus problemas familiares. " me deu vontade de ler, se visse a capa e o título não me interessaria por ele.

    Abraços, e parabéns pela ótima resenha.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Daya.
    Eu conheço esse livro há algum tempo, ainda não li mas sempre tive muita vontade. Acho a trama muito interessante e depois de ler sua resenha tão sincera me deu ainda mais vontade de ler. Gostei de saber o quanto o livro te agradou e espero que eu possa gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Só escutos elogios sobre esse livro, mas essa é a primeira resenha que leio que diz que o livro não é tão leve quanto aparenta! Confesso que depois dessa observação fiquei mais curiosa com a história!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Ultimamente eu evito ler algo as cegas. A falta de tempo me faz optar por livros que eu já tenho uma sensação de que irei gostar.
    Pela sua resenha eu senti que esse livro possui uma trama bem legal e bem amarrada, fiquei com a sensação de que daria um ótimo filme.
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  8. Oi Daya...
    Não conhecia o livro, mas como sabe, adoro esse tipo de livro e já o coloquei na minha listinha aqui!
    Adorei a indicação e a resenha.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Eu estou louca para ler esse livro já faz um tempinho, a premissa dele é bem interessante e eu adoro esse tipo de temática. Adorei a sua resenha, ela me fez ficar ainda mais curiosa e ansiosa para lê-lo logo. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    Nossa que resenha maravilhosa e tenho que admitir tô ouvindo maravilhas sobre ele.
    Acho super interessante a autora abordar esse tema de negligência dos pais com a família é algo que não se ver.
    O livro tá com uma diagramação linda e que legal essa atitude da Companhia das Letras com o projeto :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Sempre quis ler sarah dessen, mas os enredos dela sempre me pareceram pouco atrativos. Espero conseguir dar uma chance um dia.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Adorei a sua resenha me deixou instigada para como Sydney conseguiu lidar diante do acidente de carro e houve uma grande mudança na sua vida.

    Muitos Livros e Sucesso!
    Bjs!

    booksmagiclove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Amiga como sempre você arrasa muuuuuuuito
    Resenha bombástica. Depois de ler isso mais alguma dúvida que quero muito ler tb???

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Vejo muitas resenhas positivas sobre esse livro e depois da sua resenha fiquei mais empolgada ainda para ler. Sydney parece ser uma personagem cativante e me instigou saber mais sobre a vida dela.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir