Resenha: A Cidade dos Segredos


Título: A Cidade dos Segredos
Autora: Janete Rodrigues
Editora: Autografia
Ano: 2015
Páginas: 327



Oi, gente. Tudo bem com vocês?

Hoje trago o livro A Cidade dos Segredos, da autora Janete Rodrigues. Nele vamos conhecer a cidade Pimentiba, uma cidade cheia de segredos onde os moradores se vestem como se vivessem a anos atrás, não tem tecnologias como televisão, celulares, carros, e todo mundo teme a família Peixoto.

Na casa da família Peixoto vivem Dona Iara, uma senhora que apesar da idade é temida por todos; seu filho Viriato, que após um acidente perdeu o movimentos das pernas e ficou numa cadeira de rodas; e os três filhos de Viriato.

Viriato filho é o mais velho, e junto com sua Vó comandam a cidade. O filho do meio é Sérgio, que possui alguns problemas mentais e às vezes se tornava agressivo. A filha mais nova é Maria Luiza, de 26 anos, sua avó quer a todo custo que ela se case com Bento, braço direito de seu irmão Viriato. Por ir contra as vontades de sua avó, muitas vezes sofria agressões não só verbais. 


Dona Iara e seu neto Viriato Filho comandam a cidade  com regras rígidas e por mais que todos saibam todas as atrocidades cometidas pela família, ninguém tem coragem de enfrentá-los.

Viriato filho, faz todas as vontades de seu irmão Sérgio, mesmo que tenha que passar por cima de alguém, que precise acobertar seus rastros e que isso resulte em algo que é totalmente contra as leis. Contudo, quando seu pai vem a  falecer (não é spoiler, pois já está na sinopse), ele se arrepende de todas as coisas erradas e faz de tudo para tentar consertá-las.

Também vamos conhecer a família Pires, única família que conseguiu prosperar mesmo com a "ditadura da família Peixoto". Sr. Chico tem um comércio na cidade e é o único que não teme a tal família. Ele cria sua neta Celina como se fosse sua própria filha. Celina era uma moça querida e simpática, vivia querendo saber sobre seus pais, mas seu avô nunca deu muitos detalhes de quem era seu pai.

As duas família se odeiam desde sempre e no decorrer do livro vamos descobrindo o porquê... 

É difícil eu não gostar de um livro, mas neste caso, a leitura definitivamente não fluiu. Pelo título achei que encontraria um livro cheio de mistérios, mas infelizmente achei o enredo fraco (sempre adivinhava o que ia acontecer), os personagens mudavam de opinião/sentimento de uma linha para outra (Sério! os personagens iam de supermal a bonzinho, do amor ao ódio, de uma frase para outra),  os diálogos são bem forçados e alguns dos segredos da cidade já são descobertos nas primeiras páginas, o que me desmotivou ainda mais. 

Mas é como a Mari sempre diz... O fato de eu não ter gostado não quer dizer que o livro seja ruim, quer dizer apenas que não foi bom para mim. Para você, pode ser diferente.

Bom, por hoje é isso. Beijos, até a próxima!




Sinopse: A família Peixoto através da senhora Iara e do seu neto Viriato comandam a cidade com mãos de ferro causando temor aos moradores que apesar de terem conhecimento dos seus abusos, ficam de braços cruzados, mesmo porque os cruéis opressores não os poupariam caso fossem contrariados.José Viriato apoia todas as loucuras do seu irmão Sérgio, independente da ética, mas quando o seu pai morre, o mesmo tem uma forte crise de consciência e se arrepende tentando consertar as coisas.Por qual motivo Iara Peixoto e o velho Chico morador antigo da cidade se odeiam? Carla viverá a paixão com o homem que a aprisionou por anos e que ela jurou odiar pelo resto da vida? E Maria Luíza Peixoto aceitará casar-se com um matuto que é capacho dos seu irmão Viriato? E porque Celina a neta de Chico não sabe o nome do seu pai? A Cidade dos Segredos é cercada de mistérios, intrigas, guerras familiares e amores impossíveis. Uma historia que prenderá o leitor e aguçará sua curiosidade desde a primeira linha.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Excelente livro e recomendo a todos amantes de uma boa leitura.
    A história nos prende a cada página.
    Parabéns para a autora!

    ResponderExcluir
  2. Excelente livro e recomendo a todos amantes de uma boa leitura.
    A história nos prende a cada página.
    Parabéns para a autora!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o livro A Cidade dos Segredos e recomendo para aqueles que amam romance.
    Parabéns Janete Rodrigues.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o livro A Cidade dos Segredos e recomendo para aqueles que amam romance.
    Parabéns Janete Rodrigues.

    ResponderExcluir