Resenha: Não Fale Com Estranhos - Harlan Coben


Título no Brasil: Não Fale Com Estranhos
Título original: The Stranger
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 304

Onde Comprar: Site Arqueiro



Caríssimo leitor , o texto de hoje seinspirado nas sensações da minha primeira vez! Claro que usei sua mente suja para chamar sua atenção, pois esta foi apenas a primeira vez que li um livro de Harlan Coben. "Não Fale Com Estranhos" é o mais novo livro do autor que já tem mais de 20 livros publicados, com dezenas de milhões de exemplares vendidos.

Tenho que dizer que mesmo sendo "virgem", ou talvez exatamente por isso, fui fisgado nas quatro primeiras páginas que compõem o Capítulo 1. Mesmo achando que o livro perde um pouco do seu ritmo frenético inicial, eu li ele em menos de três dias, o que para os meus padrões é muito rápido.

Adam Price, o protagonista dessa trama formada por vários personagens, tem um vida tranquila e aparentemente perfeita, até que num belo dia, enquanto bebe umas num bar, um estranho revela que sua esposa Corine fingiu uma gravidez e posteriormente um aborto. Todas as convicções de Adam quanto a sua família ficam estremecidas e a imagem da vida que ele tinha começa a se tornar mais próxima da realidade. Tudo isso acontece no primeiro capítulo e realmente fui arrastado para dentro da história, abrindo o livro em qualquer momento livre que tive. Você caro leitor, já deve ter se sentido assim com um livro, devorando-o e só sentindo-se satisfeito quando o fim chega, as vezes nem assim pois o envolvimento com a história é tão grande que você quer saber mais sobre aqueles personagens agora tão adorados.

Mesmo sendo um suspense bem rápido o livro debate a construção de vidas e relacionamentos e como elas são frágeis, principalmente quando baseadas em mentiras. É aquela história, todos temos segredos, seu vizinho gentil pode na verdade ser um psicopata, e o autor deste ótimo texto pode ser um excelente ortodontista! Tendo isso em mente Coben expõe um caleidoscópio de visões sobre relações que são construídas com farsas e como isso pode ser comum em nosso cotidiano.

A busca para descobrir a verdade sobre sua esposa acaba se transformando em um perigoso jogo com vários jogadores que você vai conhecendo melhor conforme as páginas passam, e elas não passam, voam.

No fim temos uma surpresa, apesar de eu ter esperado algo melhor, mais intenso, para o confronto final, não fiquei insatisfeito. O livro passa sua mensagem, assim como Adam, você deve tentar compreender melhor os relacionamentos que o cercam. E o mais importante: Tome muito cuidado ao falar com estranhos!



***

Sinopse do Skoob: O estranho aparece do nada e, com poucas palavras, destrói o mundo de Adam Price. Sua identidade é desconhecida. Suas motivações são obscuras. Mas suas revelações são dolorosamente incontestáveis.
Adam levava uma vida dos sonhos ao lado da esposa, Corinne, e dos dois filhos. Quando o estranho o aborda para contar um segredo estarrecedor sobre sua esposa, ele percebe a fragilidade do sonho que construiu: teria sido tudo uma grande mentira?
Assombrado pela dúvida, Adam decide confrontar Corinne, e a imagem de perfeição que criou em torno dela começa a ruir. Ao investigar a história por conta própria, acaba se envolvendo num universo sombrio repleto de mentiras, chantagens e assassinatos.
Intrigante e perturbador, Não Fale Com Estranhos é mais que um suspense de tirar o fôlego. É uma reflexão sobre o bem e o mal, o amor e o ódio, o certo e o errado, os segredos, as mentiras e suas consequências devastadoras.

Comente com o Facebook:

30 comentários:

  1. Oiee

    Eu adoro o Harlan!! E que bom que você gostou também!
    Esse ainda não li e também não tinha lido nenhuma resenha antes. Adorei e claro que já vai para minha lista.
    Parabéns pela resenha!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fernanda pelo elogio e por sempre aparecer por aqui. Espero que vc como entendida do autor curta o livro tanto quanto eu.
      Abraços

      Excluir
  2. Harlan é fantástico! Já li outras obras dele e confesso que fiquei espantado como ele escreve e prende o leitor. Adorei a premissa desse livro e sua resenha é fantástica também. Esse livro vai parar na lista dos desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, Coben sabe bem como prender seu leitor e além de divertir faz pensar. Valeu pelo elogio, a edição é muito bem feita, um ótimo livro para comprar ou ganhar de presente.
      Abraços

      Excluir
  3. Confesso que nunca li nada do autor, e na verdade não sinto toda essa curiosidade, mas gostei bastante da resenha e de como você desenvolveu ela, parabéns.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo elogio Karine, os comentários são uma das coisas que mais me estimulam a escrever mais e melhor, pena vc não curtir Coben pq ele vale a pena.
      Abraços

      Excluir
  4. Você escreve muito bem, gostei muito da resenha.
    Já li algo do Harlan, e gostei muito dos temas e do que ele aborda, mas nunca parei para ler mais nada dele, mas talvez comece agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio Gabriela, como falei essa foi minha única experiência com o autor mas ela foi muito interessante, diria surpreendentemente interessante. Espero que meu texto te empolgue a visitar Coben mais uma vez.
      Abraços

      Excluir
  5. Olá
    Ah vc com certeza vai querer muitos outros livros do Harlan. Ele é fantástico.
    Sugiro que tb assista a adaptação francesa de Não conte a ninguém. É genial.
    Muito boa resenha. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana eu já estou querendo outros livros dele, inclusive "Não conte a ninguém" que ouvi falar muito bem do livro e do filme. Dica anotada. Valeu por comentar

      Excluir
  6. Olá
    Ainda não li nada do autor, e sou louca de curiosidade, adoro policiais e essa coisa que o gênero faz, pelo menos comigo, de não querer lagar até saber o que vai acontecer a seguir.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele se vc curte livros assim vai adorar Coben. Oq está esperando? Corre lá comprar um livro pra depois devorá-lo l hehehehe

      Excluir
  7. Oie,
    Gente, já é o segundo livro dele que vejo resenha e confesso que estou me sentindo tentado a comprar algo do Coben.
    Esse livro parece aquelas que te deixam com o queixo no chão ao terminar de lê-lo.
    Quero!
    asdhaushdauh

    ResponderExcluir
  8. Eai Pedrão, ficar de queixo no chão é uma expressão q exemplifica bem o que senti ao ler o livro, deixe de preconceito conheça o autor e deixe seu mento encontrar o solo como o meu.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marco
    Que bom que apesar de uma ressalva você tenho aproveitado a leitura.
    Gostei de saber sua opinião. Adoro o autor e já li alguns livros dele. Pretendo ler esse em breve e espero não demorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Letícia, telamente o livro perde um pouco o ritmo, mas se ele tivesse mantido acho que tinha lido tudo em um dia, hehehehehe. Valeu pelo comentário e aproveite a leitura

      Excluir
  10. Oi
    Tudo bom?
    Ando bem curiosa para ler um livro do autor, mas não sei por qual começo!
    Esse parece ser uma boa forma de iniciar né?
    Adorei a resenha, fiquei bem curiosa para saber mais!
    Bjos

    Every Little Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo certo Laura e com vc? Eu conheci o autor por este livro, e não vi problema nenhum, fique atenta pq ele tem duas séries de livros, começar por estas acho ruim.
      Abraço

      Excluir
  11. Quero muuuito ler esse livro! Comecei a ler Harlan tem pouco tempo e virei fã, o careca é muito bom! rsrs
    Abraços!
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca se vc é fã com certeza irá curtir este livro, ainda estou rindo de vc ter chamado o Coben de "o careca", valeu por comentar, abraços.

      Excluir
  12. Oie, Marco!
    A escrita do Harlan sempre nos apresenta um emaranhado de relatos, dados e visões e aos poucos vai unindo e entrelaçando-as umas as outras. Eu gosto muito, pois mesmo conhecendo a "fórmula" de escrita dele, ainda sou fisgada por todas as histórias.
    Beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna cada vez que via a trama aumentando eu me perguntava se ele daria um fim condizente na confusão que ele estava preparando. No meu ver ele deixou tudo muito plausível, mesmo eu achando que poderia ter um desfecho melhor, por isso não dei 5 estrelas.
      Abraço

      Excluir
  13. Todos os livros dele parecem ser interessantes, essa é a primeira resenha que leio que alguém comenta ter esperado um pouco mais do final. Achei interessante saber, pq já tava pensando que Harlan era perfeito! kkkk. Obrigada pela dica.
    Bjs, Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari. É apenas minha opinião mas achei meio irreal o momento em que o protagonista encontra a mulher que ficou procurando quase todo o livro, e o desfecho é muito rápido para uma preparação tão grande. Mas nem por isso Harlen deixa de ser perfeito, ele foi capaz de fazer um livro que me prendeu como poucos e merece muitos méritos por isso.
      Abraço

      Excluir
  14. Olá Marco,
    estou lendo esse livro agora mesmo rsrsrs
    Ainda bem que você não me deu spoilers. Estou empolgada, pois dizem que Harlan é um escritor maravilhoso, é a primeira resenha dele que leio e não é 5/5.

    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne que legal esse nosso encontro de eu escrever uma resenha sobre um livro que vc está lendo. Q bom que não dei spoiler, já acabou o livro? O que está achando da leitura?
      Como escrevi nos comentários anteriores o final me pareceu meio irreal comparado a toda história q foi muito bem construída. Por isso nota 4 mas isso é apenas questão de gosto.
      Abraços

      Excluir
  15. Oie
    curto muito a escrita do autor, pena que li apenas um mas quero muito ler outros inclusive esse depois de ler sua resenha, está bem legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catharina eu tbm li apenas um livro dele e adoro sua escrita. Esse ai é tiro certeiro se vc gosta do autor vai gostar desse título.
      Valeu pelo elogio e abraço

      Excluir
  16. Olá Marco!!!
    Harlan Coben me intriga bastante, tem livros dele que amo e tem outros que eu não arrisco.
    Esse livro está perdendo para os dois lados, porém se continuara assim sei que irei arriscar porque Harlan coben sabe nos prender em livros de alguma forma.
    Sua resenha está bem completa e explorou bem a história.
    Eu posso dizer que tô ficando intrigada, pois toda resenha que eu leio sobre o livro termina com a frase "Tome muito cuidado ao falar com estranhos!" o.O

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonia pode arriscar sem medo de ser feliz, aposto que vc irá curtir, e com certeza depois de ler vc terá mais cuidados ao falar com estranhos. hehehehehe
      Abraços

      Excluir