Leituras da Mari: Além-Mundos - Scott Westerfeld



Título no Brasil: Além-mundos
Título Original: Afterworlds
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Ano: 2016
Páginas: 545



Quando recebi este livro da editora Galera Record não sabia ao certo o que esperar. Scott Westerfel é autor da série Feios e Leviatã, duas séries bem conhecidas. Ainda não li Leviatã, mas li Feios e tive minhas ressalvas, pois o primeiro livro foi maravilhoso, mas os outros não seguiram o mesmo nível de agrado para mim, caindo a cada nova publicação. Logo, não nego, estava apreensiva para a leitura dessa obra.

A contracapa também não ajudou em nada para clarear minhas dúvidas... Vejam com o que me deparei:



Em Além-mundos temos, na verdade, dois livros em um e por isso falarei deles separadamente, embora os capítulos sejam intercalados, misturando-os. Então a resenha vai ficar um tantinho grande.rs.

LIVRO 01

Este livro conta a história de Darcy Patel, uma garota de 18 anos que em um mês, 30 dias, escreveu um livro inteiro. Sua obra foi comprada por uma fortuna, por uma grande editora, pouco tempo depois e ela resolveu mudar-se Nova York e dedicar-se integralmente à profissão de escritora. Ela é um tanto imatura, por vezes engraçada, por vezes irritante, e tem a síndrome do impostor (acha que ela não é realmente uma escritora e que aquele livro foi apenas "sorte", com todas as ideias "roubadas" de situações vividas, lidas e sei lá mais o que).

Não vou negar que no início não estava gostando nada dessas partes do livro, onde ela ficava o tempo todo relatando suas inseguranças sobre a escrita e sobre o romance com Imogen, uma autora que ela admirava muito. Felizmente essa minha impressão foi só no início. Com o decorrer das páginas a autora personagem vai falando um pouco do que supostamente seria esse mundo do mercado editorial lá nos EUA, e isso é bastante curioso e instrutivo. Gostei de como ela relatava sobre as mudanças que o editor pediu que fossem feitas no livro que havia escrito, como recebeu cada uma delas e o que fez para lidar com o pavor que geraram, além da importância do copydesk/revisão gramatical e da perseverança no momento de "bloqueio".

LIVRO 02

Aqui foi onde eu realmente me deliciei. Esse é o livro que Darcy escreveu, o Além-mundos em si, ou ao menos as passagens mais relevantes dele dando-nos a ideia de tê-lo lido de forma completa.

Aqui conheceremos a história de Lizzie, uma garota normal do último ano do ensino médio que após se ver em uma situação de vida ou morte acaba passando para o "outro lado" como forma de sobreviver. Neste outro lado ela conhece Yamahaj, um rapaz lindo e cativante, por quem se apaixona quase que imediatamente e que está ali para proteger os mortos, levando-os para o "além-mundo", um lugar cinza, feito de lembranças.

Junto de Mindy, uma alma que habita o armário de sua mãe e acompanha a vida de sua família desde que sua mãe tinha oito anos, Lizzie irá aventurar-se nesse mundo novo, repleto de mistérios, desafios e perigos que podem alterar mais do que a sua sanidade, pode ameaçar a sua existência no mundo dos vivos.

O linguajar empregado em ambas as partes foi simples, a leitura fui com tranquilidade e quando notamos já lemos mais de 100 páginas. Cada coadjuvante, mesmo que não esmiuçado, foi de extrema importância para o contexto e eu os amei na mesma proporção que os principais, com destaque especial para a irmã gênia em matemática Nisha, com suas tiradas bem maduras para a idade que possuía. 

Eu simplesmente amei o mundo criado por Darcy! A mistura entre fantasia e "realidade" trouxe uma riqueza a parte para a obra de Scott, que acabou por me cativar.




***

Sinopse do Skoob: Scott Westerfeld, autor da série Feios, retorna em mais uma aventura de tirar o fôlego.

Darcy Patel escreveu seu primeiro livro em um mês. Não muito tempo depois, se mudou para Nova York, para realizar o sonho de viver de escrever. Lizzie se prepara para mais uma viagem de avião, até terroristas invadirem o aeroporto e começarem a atirar em todos. Desesperada, Lizzie se joga no chão. Eu estou morta, eu estou morta... No fim, está tão convencida de pertencer ao lugar dos mortos que acaba atravessando a fronteira do além-mundo. Darcy criou Lizzie. A menina de Além-mundos é sua protagonista. Enquanto Lizzie se vê cada vez mais envolvida nos assuntos dos mortos e do submundo, Darcy luta para se manter no paraíso do YA, na Big Apple, e quanto mais Darcy aprende e amadurece, mais a história de Lizzie também cresce. Ou seria o contrário? Sempre atravessando as barreiras entremundos, as duas irão se redescobrir, se reescrever e explorar os infinitos mundos dentro de si mesmas.

Comente com o Facebook:

26 comentários:

  1. Oi Mari, eu estou muito curiosa com o livro e me parece ser um daqueles que eu vou ficar lendo sem parar. Não sabia que era divido em dois e acho que foi bom mesmo fazer dessa maneira. Gostei de ler a sua resenha que está muito bem escrita e sincera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! As duas partes são misturadas, mas são bem divididas ao ponto de sabermos qual é referente a qual história.

      Excluir
  2. Olá, eu achei interessante essa mistura de dois livros em um, a premissa da obra escrita pela personagem é interessante, já a temática do livro, sobre ser escritor, é ainda mais interessante para mim. Certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima notícia Marijleite! De início eu não gostei dos capítulos dela como escritora, mas depois passei a achar muito bom. Nos mostra um comprometimento um tanto diferente do que vemos por aqui no Brasil.

      Excluir
  3. Oi, Mari
    Ainda não tinha parado para olhar esse livro, mas gostei bastante de sua descrição sobre ele. Um bom livro, às vezes, é aquele que não começa agradando muito, né? Mas depois te pega completamente.
    Gostei de saber que foi uma boa leitura, e me interessei em ler um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, existem inícios que não nos cativam de imediato. Isso não quer dizer que a obra como um todo não será boa. Esse livro é um ótimo exemplo!

      Excluir
  4. Oi!!
    Quando vi alguns leitores falando desse livro eu fiquei louca para saber mais sobre ele e essa é primeira resenha que leio dele e fiquei ainda mais curiosa para ler e conhecer toda a trama. Não sabia que eram dois livros em um. Espero ter a oportunidade de ler.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que tenha. Quando li a sinopse também não esperava por dois livros em um, não como foi... Mas achei que ficou bem legal ao final. Foi um estilo bem diferente do que estou acostumada a ler.

      Excluir
  5. Hey Mari, tudo bem? Gostei da resenha! Eu tinha ouvido falar desse livro no Mochilão da Record e fiquei interessada, porém achei a premissa tão maluca que estou com medo de comprar e acabar me decepcionando, hehhe. Essa capa é maravilhosa! E morri de rir com os comentários na contracapa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério... Eu fiquei olhando a contracapa e pensando "isso é para me convencer a ler ou está tentando me dizer para desistir antes mesmo de começar?". Como assim? Que comentários mais estranhos. kkkkk

      Excluir
  6. Olá,
    Assim que ganhei esse livro, não entendi muito bem sobre o que ele falava. Ainda não tive tempo suficiente de ler e mas continuo curiosa com relação a ele. Gostei mais da segunda história e fiquei bastante curiosa para conhecer a personagem. Também me interessei para saber como é ser escritor nos Estados Unidos.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para dizer que gostei mais da história da personagem escritora, porque não seria nem de longe verdade. Contudo, foi algo que, para mim, valeu a pena ser lido.
      De longe a garota que via fantasmas foi a minha parte favorita da obra.

      Excluir
  7. Oiiii

    Sabe que eu acabei passando esse livro para outra pessoa exatamente por causa da série Feios? Também gostei do primeiro livro, mas foi caindo, caindo...e acabei odiando. Esperava algo parecido com isso nesse livro. Pelas resenhas que tenho lido acho que errei né?
    Adorei a forma como tu separou a resenha em dois livros distintos!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Oiiii

    Sabe que eu acabei passando esse livro para outra pessoa exatamente por causa da série Feios? Também gostei do primeiro livro, mas foi caindo, caindo...e acabei odiando. Esperava algo parecido com isso nesse livro. Pelas resenhas que tenho lido acho que errei né?
    Adorei a forma como tu separou a resenha em dois livros distintos!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  9. Mesmo adorando o Scott e a escrita dele, esse não é um livro dele que me chamou atenção, então vou passar a dica, beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu estou muito curiosa com esse livro e agora que li sua resenha, essa curiosidade só aumentou. Eu gostei de saber o quanto os dois livros te cativaram e espero poder ler e gostar também. Achei bem bacana o livro ter sido dividio em dois, isso facilita bastante a leitura.

    ResponderExcluir
  11. Oi, não conhecia a obra, mas ela parece ser interessante, o livro 1 não chamou minha atenção, mas o 2 chamou bastante haha

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu li esse livro recentemente e adorei a forma como o autor conduziu as duas tramas. Bem envolvente, daquelas que deixa o leitor curioso do começo ao fim. Foi um livro bem diferente daqueles que estou acostumada a ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Oiii Mari, como vai menina?
    Preciso confessar que achei a sua resenha fabulosa, ótima mesmo. Mas, a obra em si não despertou meu interesse, eu não gosto muito desse gênero, quem sabe até não seja isso, mas em si o tema trabalhado pelo autor. Então pularei a dica e indicarei para alguns amigos que irão gostar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Embora eu não tenha gostado de algumas obras anteriores do autor, esse livro em especial me chamou a atenção. Gostei da sua resenha pois agora sei o que esperar do livro.

    Grande Abraço
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, já li algumas resenhas desse livro e fiquei interessada, pois mistura fantasia com realidade, e fiquei curiosa para saber o que acontece com as duas e se as realidades se misturam e quais são as consequencias. Esse livro levantou várias questões na minha cabeça, me deixando confusa, por isso, preciso ler, e a cada resenha fico mais ansiosa e instigada a ler. Dica mais que anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Eu me decepcionei muito com a série "Feios", achei que os livros ficavam cada vez mais extensos e cansativos, e ainda não sei como consegui ler todos. Acho que, mesmo que todas as resenhas de "Além-mundos" sejam positivas, eu não o lerei, pois ainda "estou de mal" com o autor...hehe' não me sinto corajosa o suficiente para arriscar ler mais um livro dele, mesmo tendo em vista que você gostou...
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  17. Oie
    li algumas resenhas do livro e parece ser uma boa leitura mas no momento estou fugindo de novas dicas pois tenho muita coisa para ler hahaha mesmo assim bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie!!!
    Estou com o livro aqui para ler e confesso que estou com um pouco de dificuldade por causa da forma que intercala as histórias, mas não vejo a hora de ler! *__*

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  19. Meu colaborador fez a resenha desse livro e eu fiquei muito interessada. Li outras coisas do autor e gostei muito da forma como ele escreve.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu já tinha visto esse livro, mas não sabia do que se tratava. A história é bem inovadora e intercalar dois livros entre os capítulos é uma coisa bem diferente. Fiquei curiosa para saber como é esse Além-mundo e como Darcy vai ser comportar nele.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir