Desafio Conchego de Leitura: Apresentação


A ideia deste desafio surgiu provavelmente em um surto, onde tive a vontade de conhecer estes tão adorados livros românticos. É isso mesmo que você leu. Eu, Marcola, conhecido mundialmente por adorar livros clássicos, de fantasia e terror, e odiar histórias melosas, um verdadeiro ogro literário, estou querendo conhecer este mundo dos romances romantiquinhos tão estimado pelas leitoras do nosso blog.

Queria ter visto a cara da Mari e da Daya ao lerem meu e-mail informando-as de minha esdrúxula vontade. Depois de uma demorada conversa para desenvolver a ideia, acabamos planejando uma série de posts e  definindo as regras do que nomeamos de "Desafio Conchego de Leitura". 


Este desafio tem como objetivo abrir a mente de nossos leitores para novas obras, que não seriam escolhidas por vontade própria, e a dos nossos resenhistas também. Expandindo assim nosso horizonte literário.

Como alguém pode dizer não gostar de um livro romântico, ou de qualquer outro tipo, se nunca ousou ler uma obra que represente bem o gênero?

Por isso, a partir deste dia, começaremos uma série de postagens apresentando resenhas de livros que provavelmente nós nunca leríamos por escolha própria


Você pode perguntar: "Como assim 'nós'?" 

Sim, leitor. Eu, Marcola, pendão da literatura cabra-macho, não farei este desafio sozinho, levarei comigo minhas duas adoráveis patroas, "As poderosas chefonas" Mari e Daya. Eu lerei 2 livros escolhidos por elas e selecionarei duas obras "bem românticas" (só que não) para as duas. Depois disso, cada um fará uma resenha expondo o que achou. Os leitores do blog, além de interagir como sempre com seus comentários, ainda poderão testemunhar o efeito da experiência em cada um de nós.

Nos próximos dias, faremos outras postagens sobre o desafio. Se você gostou da ideia e  quer saber como nos saímos ao ler histórias diferentes, fique atento.

Comente com o Facebook:

27 comentários:

  1. ashuahuashas o texto ficou mega engraçado. Espero que você tenha sucesso viu!
    Não sou muitoooooo chegada a romances...
    Mas please não leia aquelas distopias chatas de A Seleção ou aquela outra Rainha sei lá do que..
    Se me permite a dica, leia algo de Lucinda Riley.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena, que bom que vc gostou do texto, se vc foge dos romances como eu com certeza irá gostar de saber oq eu achei de ler obras deste gênero. As obras do desafio já foram escolhidas mas se este tiver uma boa repercussão faremos o desafio 2 e quem sabe leio alguma coisa da Lucinda.
      Valeu pelo comentário

      Excluir
  2. Oiee

    Adorei!!!
    Muito legal esse desafio. Eu também não sou muito chegada a romances.
    Quero ver o resultado de vocês e desejo sucesso!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fernanda, valeu pelo comentário, sua empolgação só aumenta nossa vontade de criar novas postagens, coisas diferentes das resenhas comuns.
      Abraços

      Excluir
  3. Vou acompanhar, achei interessante a ideia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ricardo, bom ter um companheiro homem neste monte de mulheres. Espero que goste dos próximos posts.
      Abraços

      Excluir
  4. Que maneiro!!!! Adorei a ideia. Eu tenho feito isso ao longo do ano tenho lido obras que eu não leria e o resultado tem sido satisfatório. O último que li foi As Gêmeas do Gelo para superar o "Não leio livros de terror" e fiquei bem surpresa ao ver que é mais suspense sinistro do que terror pesadão. Acho que vai ser uma experiência bem divertida para vocês e vou querer ver o resultado disso. Bem, já que via ler romances, poderia ler um de época também né? Eu ia adorar ver sua resenha sobre o "Nove regras a ignorar antes de se apaixonar", um dos meus romances de época preferidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, eu sempre tento manter minha mente aberta e ler todos os tipos de livro, mas inconscientemente ou até de forma consciente acabava deixando romances românticos de lado. Outro motivo foi pq muitos dos livros que resenho aqui recebo comentários tipo: Sua resenha foi boa, mas nunca lerei um livro desse tipo. Vamos acabar com isso, só existem dois tipos de livros: os bons e os que são para outros gostos, mas nenhum desses pode ser qualificado sem um leitura com a mente aberta.
      Os livros do desafio já foram escolhidos, mas se tivermos uma boa resposta dos leitores quem sabe fazemos o desafio 2.
      Abraços

      Excluir
  5. Adorei o desafio! Eu não tenho problemas com novos gêneros, normalmente sou mente aberta. Mas acho muito interessante pra vc e pra outros leitores "mentes-fechadas" esse desafio.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathalie, foi pensando nisso q desenvolvemos o desafio, até pq mesmo sendo mete aberta sempre tem gêneros q agente deixa de lado. Valeu por comentar, abraços.

      Excluir
  6. Oii Marco, tudo bem?
    Rapaz te digo que eu também era assim, raramente lia alguma obra melosa e agora não me vejo sem huahauauahauah claro que leio bem pouco desse gênero, mas sinto falta de não ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morgana, espero gostar de obras mais melosas mas não tanto ao ponto de não me ver sem ler elas. hehehehehehehe
      Abraços

      Excluir
  7. Não perderei esses desafios por nada!!! hahaha Adorei! Louca para saber tua opinião obre os "romantiquinhos" e a opinião das meninas sobre os "classudos". Já quero! <3 E seguindo o blog desde já para não perder nada.
    Beijão e boa sorte!

    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabrielly sua empolgação me motivou ainda mais para completar esse desafio, espero que o resultado te agrade. Valeu por nos seguir e comentar aqui, abração.

      Excluir
  8. Kkkkkk que bom que você decidiu fazer esse desafio para estar mais abertos a outros livros que não costuma ler. Tenho certeza que você vai amar os romances.
    Beijos.

    Treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá 3 viciadas em leitura, gostar eu sei q vou pois os livros foram escolhidos com carinho, amar ai é outra história.

      Abraços

      Excluir
  9. Oie!!!
    A Daya tinha comentado comigo sobre esse desafio entre vocês há um tempinho e eu achei muito legal!!!
    Quero ver o que vai sair disso ai hahaha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayara, estou curioso para saber como elas se saíram com os livros que escolhi com todo o amor. Valeu por participar
      Abraços

      Excluir
  10. Oi.

    Adorei esse desafio, eu bem que preciso disse, não são todos os livros que leio, sempre fico presa a um gênero e deixo os outros de lado. Vou tentar ler os escolhidos, vamos ver!

    ResponderExcluir
  11. Olá Daniela, foi exatamente pensando em leitoras como vc que fizemos esse desafio, se for realmente ler as obras que indicamos fique a vontade para comentar e falar oq achou.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oii,

    Gostei desse desafio, é bom para sair da zona de conforto e abrir a mente, por que o que mais nesse meio literário são pessoas que tem a mente bloqueada para alguns gêneros literários. Espero que goste dos romances.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá que bom que vc gostou do desafio e dos livros não românticos que serão resenhados aqui. Valeu por comentar, abraços

      Excluir
  13. Oie!
    Só fico na expectativa de que gostem dos livros que começarão a leitura. A ideia do desafio é ótima, onde tenho certeza que se surpreenderão com os livros, ou até mesmo acabem não gostam rs
    Bjs!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, com certeza fui surpreendido, não achei que houvesse vida inteligente nos livros românticos, logo mais postaremos nossas opiniões, fique atenta.
      Abraços

      Excluir
  14. Oie
    muito legal o desafio para ampliar o gosto e o conhecimento, gostei mesmo e espero que a ideia seja um sucesso, belo post e boa sorte

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiiii...que bacana o desafio, adorei!
    Vou torcer para que seja um sucesso!

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Adorei a ideia, eu não sou uma grande fã de romances mas estou me acostumando com o gênero, irei aguardar os próximos posts. =)

    Beijos

    ResponderExcluir