Leituras da Mari: Um mais Um - Jojo Moyes


Título no Brasil: Um Mais Um
Título Original:
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano:2015
Páginas: 320



Jojo é grande conhecida da maioria dos leitores por seus dramas fantásticos, sendo Como eu era Antes de Você (ver resenha aqui) o mais conhecido deles. Mas nem só de dramas vive essa autora e em Um mais um temos um romance leve, com tons de comédia, com a parte do drama extremamente superficial se comparada com os outros livros dela.

Em UM MAIS UM conheceremos Jess, uma mulher jovem, de 27 anos, que batalha muito na vida para sustentar seus filhos. Ela engravidou de Tanzie aos 17 anos e aos 20 agregou Nick, seu enteado (na época de 08 anos) ao quadro. Para conseguir colocar comida na mesa, Jess trabalha em dois empregos, de manhã como faxineira e de noite no bar local, como atendente, pois o pai deles, Marty, saiu de casa há dois anos, com depressão e desempregado, indo ficar com a mãe para "se tratar" e durante todo esse tempo não enviou um centavo para ajudar na casa ou com os filhos.


Mesmo com essa vida super carregada, ela faz de tudo para transmitir o máximo de amor para as crianças e ensiná-las o certo, como "não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você" ou "não roube", "seja sempre educado", "respeite os mais velhos", etc. Seus filhos tornaram-se pessoas maravilhosas, mas infelizmente o mundo não aprendeu com Jess.

Nick sobre bullyng na escola por ser gótico, apanhando por diversas vezes dos terríveis irmãos Fisher, e só consegue dormir a base de drogas pois teme que algo aconteça com ele se relaxar. E no ano seguinte a menina passaria a estudar na mesma escola que Nick... E os Fisher... Algo que tem amedrontado a todos naquela casa. 

Mas surge uma luz no fim o túnel... Aos 10 anos, Tanzie ganha uma oportunidade de mudança de vida. Ela é uma gênio em matemática e seu professor conseguiu uma bolsa de 90% em uma das melhores escolas particulares da região. O problema é que os 10% que faltam ainda são muito para que Jess possa pagar. A única chance de isso dar certo é se Tanzie conseguir ganhar o prêmio dos vencedores da Olimpíada de Matemática. Mas como chegar à Escócia se eles não tinham dinheiro nem para uma passagem de ônibus?

E é aí que entra o Sr. Nicholls em nossa história! Um homem de bom coração, que está passando por uma péssima situação no emprego e que tratou Jess, sua faxineira/diarista, como lixo na manhã do dia anterior. Para tentar fugir de uma outra situação que ele não queria ter que resolver, Ed (ou Sr. Nicholls) se oferece para levar a todos à Escócia de carro, uma viagem de um dia, no máximo, com as velocidades que seu carro consegue atingir.

É claro que as coisas não saem exatamente como o planejado para nenhum deles e encararemos uma interessante e divertida viagem de quatro dias, com direito a cachorro peidando, criança vomitando, muito aprendizado por parte de todos e, por que não... Uma paixão se desenvolvendo. Isso, se os segredinhos que tanto Jess quanto Ed escondem não vierem à tona para estragar tudo.

Ficaram curiosos com a história? Será que Tanzie conseguirá vencer a Olimpíada? Querem saber como a blogosfera entra nessa história?  Querem conhecer essas personagens encatadoras e que passaram a morar no meu coração? Então leiam Um mais Um, da nossa querida Jojo.

***



Sinopse do Skoob: Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou.

Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?

Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.

Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Eu me apaixonei por essa autora. Algumas pessoas começaram a ler esse livro e o acharam lento, mas eu particularmente gostei bastante. A personagem é muito real, a dinâmica familiar também é real, conflituosa e cheia de incertezas. Eu daria mais meio coração na pontuação rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Jojo é sem duvida alguma minha autora internacional favorita, a diversidade da sua escrita e mesmo assim o potencial que ela tem para conduzir cada história me encantam, são sempre temas diferentes mas sempre a mesma maestria! Amo um mais um assim como todos os outros livros dela é sempre recomendo! Uma escrita incrível é uma critividade cativante!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Acho a historia desse livro muito bonitinha, parece ser uma aventura muito divertida e eu gostei tanto da menina. Estou com ele em minhas lista só que ainda não tive chance de ler.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Foi o primeiro que li da autora. A história de uma família que apesar das dificuldades é muito divertida.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca quis me arriscar em ler nada da autora porque fiwuei enjoada dela só por causa dessa onda todo do filme.
    Mas esse livro me pareceu curioso e bem diferente até do que ela costuma ler. Acho que ela acertou em cheio em escrever sobre família e dificuldades e com bom humor. ♥ Passamos isso diariamente.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que a JOJO não me chama tanto a atenção, mas quem sabe um dia eu de uma chance a ela não e mesmo?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. A escrita da Jojo é maravilhosa e não tem um livro seu que eu não tenha curtido e me emocionado tanto. Infelizmente, ainda não li esse,mas já está na minha lista de desejados, especialmente porque só leio comentários positivos a respeito. Acho que ela trás muito realismo em sua escrita e isso é muito importante, ainda mais quando se envolve família.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  8. Ooi! Confesso que esse é o único livro da autora que me chamou a atenção e quem tem agradado muita gente ^-^ espero ter a chance de ler!
    Ótima resenha ;) bjs

    ResponderExcluir
  9. Haha ri alto com o cachorro peidando. Minha mãe adorou esse livro, ela falou pra eu ler, mas ainda não consegui pega-lo.
    A Jojo é ótima!
    Bj
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li o livro, mas só por ser da Jojo Moyes já é um indício de ser uma ótima leitura e depois dessa resenha tão bem feita está elogiando, só posso torcer pra ter logo a oportunidade de lê-lo.

    Valeu pela indicação,

    Abçs

    ResponderExcluir
  11. To fugindo de sick-lit! E este parece que está fugindo tb... rs Se n tivesse o nome da Jo-Jo, acho que nem seria tão lido, acho que vende bem depois do sucesso da ultima adaptação. Apesar de ser um romance bacana, n é minha prioridade de eitura! Mas amei o tecto de vocçês!

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari, sua linda, tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro!!! Primeiro porque é da Jojo, adoro ela. Segundo porque tem crianças nessa história, eu não resisto. Mas além disso, não sei explicar, esse enredo me cativou, eu consegui até visualizar essa história virando filme. Estou aqui lendo sua resenha torcendo para que eles fiquem bem, não importa o que aconteça!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu comprei esse livro, mais ainda não tive a oportunidade de ler. COmo sempre estou com uma pilha de parceria, acabo deixando para depois, rs. Estou curiosa com a trama, e espero ter a oportunidade em breve, pois já ouvi bons comentários sobre essa história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Estou com esse livro em casa, comprei faz pouco tempo em um Sebo, nem sabia direito do que se tratava, mas como era da Jojo eu comprei rs. Quero poder lê-lo agora, mas ainda tenho mais dois livros dela que também quero ler e estão parados na minha estante. Vou tentar ler todos em breve!

    Beijos.

    ResponderExcluir