Resenha: Sobre a Escrita - A arte em memória


Título no Brasil: Sobre a Escrita - A Arte em memória


Título original: On Writing


Autor: Stephen King


Editora: Suma das Letras

Ano: 2015


Páginas: 256



A resenha de hoje é sobre um livro de Stephen King. Não pare de ler agora, mesmo se você tem medo ou não gosta das obras dele... leia mais um pouquinho e descubra por que esta é tão diferente das outras.


Em "Sobre a Escrita", não encontramos fantasmas, ETs, psicopatas, poderes paranormais, coisas sobrenaturais, vampiros e outros monstros. King escreveu este livro não para assustar e aterrorizar, mas sim ajudar as pessoas que querem escrever. Segundo ele,  o livro serve para responder, da melhor forma possível, as muitas perguntas sobre escrita que ele frequentemente é questionado, e algumas que ele julga muito importante e que nunca foram feitas.


São várias dicas de como fazer e o que não fazer em sua obra literária. O que ele quer dizer é: "não existem regras para se fazer um livro, apenas alguns cuidados e preparos, e você não precisa ser nenhum gênio para ser um escritor, apenas ler e escrever muito". Pra ele, são no mínimo três horas de escrita todo dia. Não é a toa que ele escreve mais livros do que eu consigo ler.

Outra coisa muito legal da obra e que agrada a fãs dele, como eu, é a pequena biografia de Stephen. Ele conta das cartas de revistas literárias dizendo que não publicariam seus contos e como ele as guardava na frente do local onde escrevia, usando aquilo para lhe dar mais força para continuar buscando seu sonho. Ou seja, ele não parou de escrever depois da sua primeira negativa. Nem da segunda, terceira e outras tantas que ele recebeu. Isso fez com que a primeira aprovação e o pagamento quase irrisório tivesse ainda mais importância. O grave acidente que sofreu, seu vício em álcool e outras drogas, como surgiram as ideias para livros famosos, o amor por Tabhita, sua esposa, e como ela o ajudou em sua carreira, são outras coisas interessantes de se conhecer nesta obra.

Se você gosta de Stephen King, pensa em ser ou já é escritor,  não deve deixar de ler este pequeno livro. Esta é uma obra transformadora!


"A descrição começa na imaginação do escritor, mas deve terminar na do leitor" Stephen King.

***
Sinopse do Skoob: Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada. Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor não ficção, "Sobre a Escrita" é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras.

Comente com o Facebook:

48 comentários:

  1. Esse livro é genial! Até mesmo pra quem não acompanha tanto a obra do autor, como eu rs <3 Ótima recomendação :)
    Bjs,
    Rebeca

    http://blogpapelpapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rebeca o livro é genial mesmo, leitura obrigatória para qualquer um que tenha vontade de escrever.
      Abraços

      Excluir
  2. O escritor é maravilhoso, não tem como não gostar dele.
    Escrever um livro para ajudar é muito bom.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena, legal conversar com alguém que tbm goste dele, a maioria das leitoras do blog morrem de medo dos livros dele. Foi por isso resenhei esta obra, pra mostrar uma outra face dele.
      Abraços

      Excluir
  3. E eu que pensava que jamais leria um livro do Stephen, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu morro de medo dos livros de Ets, fantasmas e afins...mas este com certeza já está na lista de desejados. Não apenas vou ler, como também vou indicar aos amigos, afinal de contas, são dicas do mestre né? Pois mesmo não gostando do gênero terror, preciso reconhecer que King é um gênio da literatura. Parabéns pela resenha.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana foi pensando em pessoas medrosas como vc que fiz essa resenha hehehehe. É isso ai ele é o Mestre, e qnd vc ler o livro vai começar a achar isso tbm. Quem sabe depois disso leia outras obras dele. Existem algumas, são poucas mais muitos boas, que não tem nada de medo envolvido.
      Vale pelo comentário e elogio.

      Excluir
  4. Olá linda,
    Stephen é parecido com Harlan Coben: Ele produz muito em pouco tempo.
    Um livro ajudar outros a escreverem suas próprias histórias deve ser fascinante, mas como ele mesmo diz "Não há regras para escrever um livro", porque hoje os escritores escrevem mais para atender ao mercado editorial, mas em épocas passadas obras demoravam 5 a 10 anos para serem terminadas como George Orwell, Tolkien e C.S.Lewis fizeram, porque para eles escrever era uma arte e demandava tempo e qualidade.

    King é a junção de produtividade e qualidade.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joanice seu comentário foi muito legal, concordo com você em várias partes. Mas não acho que a dica de não existir regras seja uma coisa apenas do tempo atual, se vc pegar esses ótimos escritores que citou, e vários outros, vai perceber que cada um escrevia de forma distinta, e não falo apenas da prosa. Falo do local, da revisão, dos simbologismos, da frequência e ritmo que escreviam, e várias outras coisas. King tenta mostrar o caminho para você achar o seu.
      E para mim, aspirante de escritor, e acho que para grande maioria dos escritores de hoje, escrever ainda é uma arte. Pode ser menos lapidada, mas ainda uma arte que deve ser valorizada.

      Ainda não li nada do Coben mas seu que ele escreve pra caramba, rs.

      Abraços!

      Excluir
  5. E um bom escritor, um bom livro, mas creio que não lerei, eu não gosto em nada do gênero que o autor escreve mas reconheço como já disse que ele é um bom escritor. Parabéns. Que bom que gosta de sua escrita.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que vc não ousa dar uma chance para esse livro, que como falei na resenha, é totalmente diferente do que King escreve,

      Excluir
    2. Eu não li, mas acredito que não é nada de terror, como diz a resenha, ja que é sobre a escrita. Mas entendo que a busca desse livro é na maioria de seus próprios leitores e os escritores.

      Excluir
    3. OI Sabrina acho q o público alvo é esse mesmo, mas quem no mundo não lê King ou escreve, quase ninguém né?

      Abraços e valeu pelo comentário

      Excluir
  6. Olá!
    Eu sou uma fã do autor e ganhei esse livro em janeiro deste ano mas ainda não tive a oportunidade de dar a ele a atenção merecida. Gostei dos esclarecimentos que você deu e acho que vou me sentir bem mais incentivada a tentar terminar os projetos que comecei. Adorei sua resenha.

    Abraços
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelos elogios Vivianne, vc deve dar um chance pra ele sim, pois me ajudou muito a terminar meus projetos. Além de várias dicas de como pensar e agir sendo um escritor.
      Abraços

      Excluir
  7. Olá, apesar de eu não ler os livros dele por puro medo, eu sei que o cara arrsa e manda bem pra caramba, ele é praticamente um monstro literário. Já li O Iluminado, há uns 12 anos e até hoje me lembro de cada detalhe do livro de tão tenso que foi pra mim na época. Mas esse livro, eu tenho uma grande vontade de ler, tudo que tenha biografias sobre pessoas de sucesso eu gosto de ler (menos essa mode de youtubers, cantores, famosos em geral, a biografia da Valesca foi a gota)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Beatriz ,gostei da sua confissão sobre "O Iluminado", eu tbm fiquei muito impressionado com a obra. Vai gostar desse livro, pois é ele mesmo fazendo confissões sobre momentos felizes e tristes da sua vida. Essa parte do livro tbm vale muito a pena.
      Abraços.

      Excluir
  8. Olá
    Sou apaixonada por King, já li vários livros dele, e estou com uma coluna mensal no blog só com resenhas de seus livros, e realmente não entendo esse pavor todo que as pessoas sentem pelas obras dele.
    Eu tenho esse livro, ainda não consegui ler por causa do próprio King, tenho vários outros na frente ainda.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele
      Muito bom conhecer outras pessoas q gostam do mestre, dei uma olhada na sua coluna, bem legal, apesar de eu não ter curtido tanto "A Dança da Morte".rs
      E vc tocou num ponto bem interessante e q penso muito. Esse pavor das pessoas em lerem certos tipos de livro, imaginando q odiarão sem nem experimentar. Pensando nisso o blog está preparando algo para estimular as pessoas a fazer leituras diferentes. Fique atenta que nos próximos dias traremos novidades.
      Abraços

      Excluir
  9. Oi, Marco.
    Nunca li nada do King por ele ser o pai do terror e eu, a mãe do medo hahaha. Mas reconheço o sucesso do cara e esse livro deve ser muito bom, com ótimas dicas. Esse aí eu leio numa boa. XD
    Abraço
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bianca.
      Ainda estou rindo da mãe do medo.RS. Esse livro não deve ser, ele é muito bom. Quem sabe depois desse vc crie coragem para conhecer outras obras dele.
      Abraços.

      Excluir
  10. Achei muito legal o autor ter essa iniciativa de escrever um livro para quem pretende escrever também. Ele é um mestre nisso, então com certeza é um material precioso que merece ser devorado por quem tem esse anseio! E é bem legal ter essa pequena biografia também. Mas, como não quero escrever nada e não sou fã dele por ser mega medrosa, passo a dica.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Guria do céu, estou louca ara ler esse livro, além do King ser um dos meus autores preferidos e ter um pedaço de sua biografia, ali tem ensinamentos preciosíssimos para quem está caminhando em direção a escrita como eu.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giuli. O mestre tbm é um dos meus favoritos e as dicas dadas por ele são incríveis. Parece fácil escrever.
      Abraços

      Excluir
  12. Oi
    Tudo bom?
    Nunca li nada do Stephen, mas com certeza não leria esse. Sou apenas leitora, nunca pensei em escrever nada.
    Mas achei super legal um autora tão renomado quanto ele escrever uma livro ajudando outros escritores.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo certo Laura e com vc?
      A idéia é ótima e ele ajuda a quem ainda não é escritor e tem vontade de ser.
      Abraços

      Excluir
  13. Oi, nunca li nada do autor, mas esse ano estou bem animada a perder meu medo e investir em livros dele. Vi alguns comentários sobre esse livro no youtube e o povo gostou bastante, estavam bem animados como você em sua resenha.Acho que seria uma maravilha essa leitura para muitos escritores por aí, eu gostaria de lê-lo algum dia. Gostei do que ele fazia com as cartas de negativas que recebia, muito bacana.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca é tarde demais para entrar no mundo fantástico de King. Se vc pesquisar vai ver q algumas obras dele não são pra causar medo. Bem tranquilas de ler, mas aí na assim ótimas histórias.
      abraços

      Excluir
  14. Olá!!

    Eu já tinha visto esse livro mas não sabia que era assim. Achei genial e uma ótima dica.
    E eu como adoro o autor, quero ler com certeza. E já vou recomendar para aqueles que gostaria de escrever.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda que bom q minha resenha te ajudou a conhecer melhor esta maravilhosa obra, e q deve ser lida por todos q escrevem ou querem escrever.

      Abracos

      Excluir
  15. Oi Marco Antônio!
    Imagine ter dicas de como escrever bem do próprio Stephen King? Quem não gostaria? Até mesmo quem não sonha em ser um escritor deveria ler esse livro, afinal são dicas de um gênio!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina são dicas do Mestre!!!! Eu vejo tbm um história de superação nesse livro, ele tinha tudo para ser uma pessoa normal, mas insistiu no sonho, mesmo trabalhando muito.
      Abraços

      Excluir
  16. Eu estou ansiosa pra comprar esse livro. Sei que não é um manual de como escrever bem ne rs. Ele mesmo disse que não existem regras. E também acredito que tem que ter o mínimo de talento para isso. Eu escrevo desde os onze anos mas sei que tenho que aprender muito e sempre mais. Nunca estou satisfeita com o que eu escrevo haha. Eu imagino que esse livro irá ser de grande ajuda no processo da minha escrita tbm. Quanto mais informação melhor. Beijos da Sa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Sabrina essa vontade de escrever mais e melhor é que fará de vc uma ótima escritora, boa sorte no seu caminho e leia o livro, ele com certeza irá te ajudar.

      Abraços

      Excluir
  17. Uau, esta aí um livro que eu quero (e vou ler) em breve. King é genial em tudo o que faz. Até mesmo seus contos de terror suspense, (que não é meu gênero favorito), me conquistaram.
    Parabéns pela resenha e pelo blog. Tudo muito lindo.
    Beijos
    Amanda Bonatti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, legal conversar com alguém q também curte os livros dele. Valeu pelos elogios e com certeza vc vai gostar ainda mais dele depois de ler o livro e saber como foi difícil para ele se tornar o mito que é hoje.

      Abraços

      Excluir
    2. OI Amanda se você gosta das histórias dele como eu, irá admirar ainda mais o escritor ao perceber como foi difícil o caminho até ele se tornar o mito que é hoje. Valeu pelos elogios
      Abraços

      Excluir
  18. se eu disser que nunca li nada dele tu vai me achar meio ET??? pois é...nunca li!Dizem que o cara é ótimo né, e pelo que li na tua resenha, acredito!!!

    adorei a indicação!!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise se for assim, a maioria dos leitores do blog são de outro planeta. É só olhar os comentários. E sim ele é ótimo, tente criar coragem para conhece-lo

      Abraços

      Excluir
  19. Eu nao sou fã de terror, então nunca nem cheguei perto de um livro do Stephen King.
    Achei a proposta do "Sobre a Escrita" diferente mesmo, acho que seria o único livro que eu leria dela, hehe.
    A ideia de ter uma pequena biografia dele me agrada, gosto de saber mais da vida pessoal dos autores, a gente ler tanto seus livros e nao sabemos mta coisa deles ne?
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzy os livros dele não machucam, então pode chegar perto tranquila, aliás eles viciam, comece por isso e vc vai conhecer pedaços muito importantes da vida de um dos maiores escritores da atualidade.

      Abraços

      Excluir
  20. Oi Marco, eu simplesmente adoro a escrita de King, ele é o melhor dos melhores <3
    O gênero também facilita para que eu goste bastante, pois sou super fã de terror.
    Estou doida pra comprar esse livro!

    Adorei a resenha, foi a primeira que li sobre essa obra, parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Raquel adoro King e já li muitos livros dele, mas tem alguns escritores que me agradam mais na escrita. Pelo que vc diz irá adorar a leitura, oq está esperando pra comprar o livro mulher?
      Abraços

      Excluir
  21. Eu achava que não ia gostar desse livro pelo fato de ser mais um autobiografia.. Então não quis ler, foi quando minha irmã leu e amou! Disse que King consegue ser bom até falando como escrever! Agora vendo seu ponto de vista tb, aiii fiquei morrendo de vontade!!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa oq vc está esperando para ler? Toda parte da biografia dele (não gosto de ler biografias viu) é pra mostrar como ele agiu para se tornar um escritor e o como a escrita influenciou a vida dele. Ah ele se desmancha em declarações de amor para mulher Tabhita, mas isso tbm é muito legal

      Abraços

      Excluir
  22. Oie, tudo bem?

    Tenho muita vontade de conhecer a escrita de Stephen King, mas confesso que tenho um pouco de medo de suas histórias. Toda resenha que leio do autor, fico encantada como ele conquista seus leitores. Achei bastante interessante esse livro em questão, principalmente para quem se aventura no mundo da escrita. Já coloquei esse livro na lista, acho que seria uma obra para abrir caminho para outras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Daiane
      Ele realmente conquista os leitores, essa é uma das maiores qualidades dele. Se te anima existem bons livros dele que não causam medo, e são história muito boas "Um Sonho de Liberdade" é uma delas.
      Espero que vc goste da obra e que ela lhe seja muito útil.
      Abraços

      Excluir