Resenha: O que me disseram as flores


Título Original: O que me disseram as flores

Autora Nacional: Alane Brito

Idioma: Português

Editora: Arwen

Ano: 2016

Páginas: 392

Onde comprar: Arwenstore








Oi, gente! Tudo bem com vocês?


Hoje trago mais um livro da nossa linda parceria com a Editora Arwen - O que me disseram as flores, da autora nacional Alane Brito.


Eu sempre fico com medo de ler livros de época por conta da linguagem, mas preciso dar parabéns a autora que conseguiu escrevê-lo com o linguajar da época mas sem se tornar uma leitura cansativa.



O livro inicia no ano de 1909, na cidade de Belo Parque, em Santa Catarina, onde iremos conhecer a linda amizade entre Santiago Marques e Afonso Dantas. Dessa forte amizade surgiria uma promessa de que seus filhos iriam se casar para esse laço se fortalecer e perdurar para sempre. O que eles não imaginam é a dor de cabeça que essa promessa daria a eles... rsrsr

Depois que somos apresentados à promessa, o livro passa para os dias atuais, onde iremos conhecer Raquel, uma jovem que mora no Rio de Janeiro, ama sua vida, sua cidade e seus amigos. Após o falecimento de sua avó, precisa se mudar, mesmo contra sua vontade, com seus pais e seu irmão para a fazenda que ganharam de herança em Belo Parque.

Ao chegar na fazenda, Raquel se questiona como nunca tinha percebido o quão belo era aquele lugar e resolve dar uma passeio completo pela casa para conhecer e se familiarizar com todos os cômodos.

Neste passeio, ela encontra um quarto secreto, cheio de lembranças: roupas, bonecas, alguns objetos e um diário, que apesar de antigo estava em bom estado. Raquel é vencida pela curiosidade e resolve ler o diário... A partir daí a história retorna para 1933, onde vamos conhecer a história de Ângela Marques e William Dantas, os filhos dos amigos inseparáveis Afonso e Santiago, e saber se a promessa feita por eles será cumprida pelos filhos...

Ângela é uma menina querida, mas extremamente teimosa (até com ela mesma). De inicio, até aceitou cumprir a promessa, mas com o passar dos anos seus sentimentos por William mudaram, ela se apaixonou por Felipe, irmão da melhor amiga  e não admite ter que se casar por conta de uma promessa e não por amor. Até certo ponto eu concordo com ela, mas quanto mais a história se passava e mais eu conhecia William mais eu queria que ela aceitasse cumprir aquela promessa.


“Todos me julgam errada, mas como aceitar essa situação? Querem
que eu me case com um homem que não suporto, sem que eu possa
questionar, como se tivessem direito absoluto sobre mim...”

William é um verdadeiro cavalheiro, um jovem lindo, com um coração mais lindo ainda, educado,  respeitador e muito persistente... rsrs

Ao contrário de Ângela, a cada dia tem mais certeza de seus sentimento, desde pequeno aprendeu a amá-la, em nenhum momento ficou em dúvida em relação aos seus sentimentos e a promessa só é mais um ponto para ter certeza desse amor.

Os dois se encontraram apenas uma vez há muitas anos atrás, pois William morava em São Paulo. Comunicavam-se apenas por cartas até que finalmente William consegue ir passar um tempo na Fazenda para conhecer mais Ângela e oficializar o relacionamento dos dois.

Será que ele irá conseguir "domar a fera"? Será que um grande amor é realmente capaz de suportar tudo?


“Por que não consigo odiar a quem devo e amar a quem preciso?”

Ao longo da leitura vamos entendendo perfeitamente a origem do nome do livro e eu sinceramente achei uma ótima escolha e me encantei!

Eu amei a história, mas duas coisas me fizeram não dar nota máxima: primeiro, a teimosia de Ângela que em muitos momentos fazia eu sair do encantamento da história e ficar com vontade de dar uma boa surra nessa menina; e, segundo, bem, eu não posso contar o segundo porque se eu falar será spoiler, mas posso assegurar que quis matar a autora naquele momento. rsrsrs


Bom, é isso. Espero que tenham gostado.
Beijos, até a próxima.



Sinopse do Skoob: Presa a uma promessa feita por seu pai, Ângela decide desafiá-lo a aceitar que não é vontade dela se casar com alguém que conhecia apenas através de cartas. Deixando-se levar por uma mentira, William viaja até a prometida, acreditando encontrar uma moça tão apaixonada quanto ele. Entretanto, depara-se com a força da raiva de alguém com quem sonhava passar o resto de sua vida. Por conta do grande amor que aprendeu a nutrir por ela, decide, então, lutar para conquistá-la. Usando a linguagem das flores para se declarar e, cada dia, se revestindo de uma força descomunal para suportar as palavras afiadas e suas duras atitudes, ele tenta encontrar uma maneira de fazer com que o ódio, que ela tanto demonstra sentir, se transforme em algo bom, mas para isso ele mesmo precisa continuar acreditando que é possível... Um grande amor é realmente capaz de suportar tudo? Conheça a emocionante história de duas pessoas numa mesma batalha, mas que lutam por desfechos diferentes. E que vença o mais obstinado.
Leia resenhas de outras obras da autora clicando nas imagens abaixo: 


l

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Oi, Bruna
    Essa história parece ser encantadora. Ainda quero ler e conhecer essa Angela indomável rsrs
    Parabéns pela resenha, gostei bastante
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha oportunidade, Daya Maciel! Vai ser uma honra pra mim! *-*

      Excluir
    2. Daya, vale a pena...
      Eu amei! :)

      Excluir
  2. Eu imagino o motivo que a fez querer matar a Alane, hehe, eu tenho quase certeza de que sei mesmo o motivo, hiuahiua.
    Sabe, a teimosia da Ângela é uma característica dela, Ângela não é a única a ser assim, existem muitas pessoas como ela por aí, claro que sua personalidade pode mesmo incomodar, mas foi fundamental para o desfecho da trama.
    Eu sou completamente apaixonada por este livro, aliás, por tudo o que a Alane escreve, ela é sensacional e merece ser lida pelo maior número possível de leitores!!

    Beijão, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui jurada de morte por algumas pessoas por causa disso, Vanessa! kkkkkk Obrigada, mil vezes obrigada por ser tão maravilhosa assim!!! <3 <3

      Excluir
    2. Vanessa, acho que eu mesma tenho um pouco de Ângela no quesito teimosia!:)

      Mas que as vezes dava vontade de dar umas boas palmada na menina dava né?! rsrsrs

      Excluir
  3. Que resenha maravilhosa, Bruna! Obrigada por ter lido meu livro, e me perdoe, não queira me matar, por favor!! kkkkk

    Beijos!!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Alane, seu livro é maraaaaaa!
      Mas que eu fiquei P* da vida com você... Ah isso eu fiquei! rsrs

      Que bom que gostou da resenha! :)

      Excluir
  4. Brunaaaa
    Eu sou louca para ler esse livro e a sua resenha é a primeira que eu vejo, simplesmente amei. A capa é belíssima e a história parece ser totalmente envolvente. Fiquei curiosa, muito curiosa e não vejo a hora de poder ler também.

    ResponderExcluir
  5. Olá Bruna, gosto bastante de romances de época, mas já faz algum tempo que não leio nada do tipo. Gostei bastante do enredo dessa obra, assim como da sua resenha. Gostaria de lê-la para conferir qual o desfecho da trama, será que a promessa vai ser mesmo concretizada?

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Curiosidade me define com relação a esse final. Com quem ela ficou? Será que eu também ficaria revoltada ou gostaria?

    É muito bom quando o livro nos prende dessa forma. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  7. Oi, meninas, oi, Bruna!
    Estou adorando todos os lançamentos da Arwen, até o momento não vi nenhum que não me despertasse a vontade de ler. Eu não sou muito chegada a romances, sabe como é aquariano, detesta melodrama, mas esse me encantou desde os primórdios da divulgação, por conta da capa... Aí eu vi que a história tem essa divisão presente e passado, coisa que eu adoro! Tudo que eu desejo é me tornar parceira da editora!!!!! Meu bolso não tá podendo, gente!!! XD
    Ótimo texto, me deixou curiosa! beijos e sucessos p autora, e p vcs todas!

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruna,
    Adorei sua resenha e estou encantada com o livro. Fiquei muito curiosa para saber se ele consegue dominar a fera.
    Não tenho problema com a linguagem de livros de época, mas acho que a autora fez um bom trabalho nesse livro.
    Também gostei muito de saber que a história se desenvolve com essa mudança de épocas.
    Já anotei essa dica e espero ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna, tudo bem??
    Eu achei o título do livro lindo... fiquei bem encantada e curiosa... lendo sua resenha percebo que a história é bem interessante, gostei muito do enredo e da premissa... eu curto muito a linguagem rebuscada dos livros de época... adoro a forma como as descrições são feitas... mostra o quanto o autor se dedica as pesquisas... adoreia a sua resenha e assim que eu tiver a oportunidade vou querer ler... xero!

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Aiiin como eu amei esse livro ♥ confesso que, quando iniciei a leitura, não esperava muita coisa dele, pois ainda não conhecia a escrita da autora. Mas eu fui sugada para dentro da história, e ri/chorei/senti demais com os personagens ♥ é um dos meus livros favoritos para sempre!
    MilkMilks

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruninha, sua linda, tudo bem?
    Essa promessa foi horrível, não tem como não ficar do lado dela, já pensou??? Ela nunca o viu, não sente nada por ele e gosta de outro. Mas como uma romântica incurável, já estou apaixonado por ele e torcendo para que ele a conquiste com seu amor. Só por ele gostar dela esse tempo todo e estar disposto a lutar por ela, já o transforma no partido perfeito, é com ele que ela tem que ficar, risos... Sua resenha ficou ótima, não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir