Leituras da Mari: O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares


Título no Brasil: O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares (livro 01)
Título Original: Miss Peregrine's Home for Peculiar Children
Autor: Ransom Riggs
Editora: Leya
Ano: 2015
Páginas: 336


Quando peguei esse livro para ler, eu havia me apaixonado pela capa. Ele me foi recomendado por uma amiga literária, a Boo Nina, e ela não costuma me recomendar livro ruim... Eu jurava que seria um livro de terror e que essas crianças "peculiares" eram, na verdade, fantasmas de crianças psicopatas que tentariam matar os novos moradores da mansão que antes era o orfanato onde vivam... por isso fui adiando a leitura ao máximo.

Mas eu estava completamente enganada... Não deveria ter adiado tanto. O livro, de terror, não tem nada. Ele é uma mistura de fantasia com suspense sobrenatural, envolvente, de leitura agradável, fluida e que nos faz querer ler logo o livro dois para saber como a história continua.





Em O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares acompanharemos a história de Jacob, um garoto muito inteligente e extrovertido, que durante toda a infância sonhava com o mundo maravilhoso e encantado que era o orfanato onde seu avô Abe havia crescido. O avô sempre contava histórias incríveis para ele, de um lugar com o dia eternamente ensolarado e que era muito divertido, onde era possível conhecer crianças "mágicas" como a da garota que tinha uma boca na nuca, o rapaz invisível e a menina que podia voar, além, é claro, da Ave que fumava cachimbo e tomava conta do local. Mas nem só de festa viviam aquelas crianças peculiares, existiam também enormes perigos... monstros que as perseguiam e com quem seu avô precisava lutar para manter a todos vivos.


Um dia, em conversa com o pai, Jacob descobre que seu avô foi parar em um orfanato pois era uma criança refugiada da guerra nazista, que havia ficado órfão por ter perdido seus progenitores e irmãos em campos de concentração. Essa história comoveu não apenas o rapaz, mas também a mim, que passei a ver o livro com outros olhos.



Isso até que um dia Abe morre em uma situação um tanto incomum e, ao encontrar o corpo de seu avô, Jacob dá de cara com a criatura que povoou seus pesadelos na infância... O monstro... Ele fica chocado... E eu também, porque assim como ele já estava acreditando que todas aquelas histórias teriam sido formas de o avô conseguir superar psicologicamente os horrores de seu passado. Nas últimas palavras do velho Abe para o neto, ele pede que Jacob "vá para a ilha" e "encontre a Ave", pois lá ele ficará protegido dos monstros.

A aventura realmente começa quando Jacob finalmente resolve fazer o que o avô pede e "em um golpe de sorte", encontra Emma.


Não vou contar ainda mais para não estragar a graça do livro. Ele é todo escrito em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Jacob, e a ambientação é excelente. Conseguimos imaginar cada pedaço da ilha e do orfanato com perfeição. A linguagem utilizada é simples, fácil de compreender e a leitura corre solta com tranquilidade. Sugiro para todos os amantes de suspense/fantasia.


CURIOSIDADES:


01 - Ao longo do livro várias fotos são usadas. Elas são fotos reais, antigas, vindas dos mais diversos colecionadores, entre eles o próprio autor.

02 - O autor é casado com a autora da série de fantasia/distopia Estilhaça-me (muito boa, também, por sinal).
03 - Vai virar filme!



***
Sinopse do Skoob: Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias




Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Olá
    Eu falo que esse livro não é de terror, mas as pessoas não acreditam em mim!! Ele está mais para super heróis misturado com conto de fadas sombrio.
    Quero muito ler por causa do filme, ou melhor por causa do diretor do filme Tim Burton é incrível e seus filmes costumam me agradar muito, e já que ele vai fazer o filme do livro, eu preciso lê-lo ^^
    Beijinhos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Daniele, mas a culpa é toda da capa. kkkk. Ela realmente nos induz a pensar que será assustador - principalmente a capa da versão anterior, com a mão.
      Nesse livro um nem a parte do sombrio eu achei. Eu o classificaria como fantasia e só mesmo.

      Excluir
  2. Tenho ouvido falar muito desse livro e sempre críticas positivas. Mas essa sua resenha realmente me despertou a curiosidade de lê-lo!
    Beijos..
    curaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, mas que coisa boa Nathalie! Fico muito feliz que a resenha tenha despertado sua vontade de ler. Espero que goste, como eu gostei.

      Excluir
  3. Oi
    Tudo bom?
    Não sabia sobre o que o livro se tratava, adorei!
    Fica um pouco fora da minha 'zona de conforto literária' mas eu me interessei, vou adicionar a lista!
    Obrigada pela dica!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo, Laura? Qual a sua "zona de conforto literária"? (fiquei curiosa).

      Eu já estava adiando a leitura dele havia um tempo, mas com a vindo do filme corri para ler. rs

      Excluir
  4. Mari eu tb pensava a mesma coisa, que era um terror sinistrão e que eu iria morrer de medo dessas crianças hahahaha. Foi o trailer do filme que me mostrou que eu estava engana.
    O livro parece muito legal, mas não sei se leria, acho que vou ficar só com o filme mesmo rsrs.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, faz parte... rs. Eu quis correr para ler o livro e ter uma "experiência mais completa" na hora de ver o filme. Mas ao terminar o livro e rever o trailer já vi que não vou ver o filme ou vou me irritar.rs.

      O diretor já avisou que fez váááááárias mudanças e isso me dá agonia.

      Excluir
  5. Olá!
    Estou encantada por esse livro desde que vi o trailler do filme! Já estou com ele no kindle mas ainda não consegui ler, estou com tantos na frente que ainda não consegui ler, mas acho que vou ver o filme primeiro para evitar decepções hahhahaha

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, a vida é assim mesmo. Ele, na verdade, não era realmente o próximo na minha lista. Estava na meta de leitura desse ano mas ainda existiam uns sete livros antes. A questão é que assim que vi o trailer não resisti mais.rs. Corri e passei ele na frente de todos... Afinal, eu já havia adiado ele tantas vezes que ele "tinha prioridade". kkkkk

      Excluir
  6. Oie.
    Eu queria muito ler o livro por conta da capa, não sabia do que se tratava, pensei que fosse algo sobre a segunda guerra mundial kkkkkk. Ou terror mesmo.
    Gostei da sinopse, o livro tem uma premissa um tanto estranha, mas interessante. Nunca li nada parecido.
    Minha resenhista leu esse livro, estamos com a resenha prontinha para postar. hehhehe
    Adorei sua resenha, ficou muito bem escrita. Espero poder assistir o filme também, do trailer eu gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, ele até comenta sobre a Segunda Guerra. Mas no primeiro livro, ao menos, ela não é o foco. O ponto principal fica mesmo na questão da fantasia da luta entre os peculiares e aqueles que querem matá-los e na busca de Jacob pelo conhecimento de seu passado e pelo descobrimento do que quer para o seu futuro.

      Excluir
  7. Oi Mari!
    Eu tinha exatamente a mesma impressão que você sobre esse livro, que fantasmas de crianças psicopatas assombraria as pessoas. Foi bom saber que não é assim. Eu já estava criando coragem para ler depois que soube da adaptação para o cinema (com o Tim Burton!), depois da sua resenha, quero ler com certeza!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oioi!
    No inicio eu estava com medo de ler O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, as fotos sao assustadoras, mas ai vi o trailer do filme e morri de vontade de ler.
    Dizem que é para os fãs de Harry Potter, e eu sou mto fã, ou seja, vou adorar, hehe.
    A resenha me deixou foi mais curiosa e vou ler com certeza.
    Noa sabia que o autor era casado com a Mafi, fiquei surpresa.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Viu, não falei que vc ia gostar? Estou doida para o volume dois só para saber o que o autor vai criar com outras fotografias.
    Um abç,
    Boo Nina

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Quando olho para o livro tenho a mesma impressão que a sua, que se trata de terror. Sua resenha me deixou curiosa, afinal o avó morre e se transforma em um monstro? QUal a ligação verdadeira com o orfanato? Pq ir para a vila se proteger e procurar uma pessoa? Sinceramente, estou muito curiosa e realmente obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus! Tim Burton diretor do filme?!
    Caramba ta maravilhoso o trailer!
    Estou louca pra ler esse livro desde a primeira vez que vi a capa, também achava que era terror, mas fantasia sombria também não atraí muito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari, sua linda, tudo bem?
    Adoro Tim Burton, ele foi a escolha perfeita para adaptar essa história para os cinemas. Não tinha visto o trailer ainda, essa foi a primeira vez e adorei!!! Não vejo a hora de ver o filme e de ler o livro. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Um dos melhores que li!
    Estou com o segundo aqui e em breve quero dar continuidade nessa história.
    Adorei as curiosidades e a resenha.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu estou enlouquecida atras desse livro, desde o lançamento do livro que tento comprar mais adivinha sempre encontro esgotado. quero ler antes do filme. amei as curiosidades.

    ResponderExcluir
  15. Oie!!
    Sempre achei a capa desse livro muito intrigante, mas minha vontade de finalmente lê-lo surgiu depois de assistir ao trailer do filme. E saber que é o Tim Burton que está dirigindo-o só aumenta mais ainda minha curiosidade.
    Espero lê-lo muito em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Sendo bem sincera, eu só fui saber desse livro depois que vi que ele seria adaptado para os cinemas rsrsrsrs, mas logo que comecei a descobrir mais dele e vi o trailer, fiquei com muita vontade de ler. Adorei a resenha, foi a primeira que li sobre ele, ela fez aumentar minha vontade de le-lo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Amei sua resenha! Você revelou pontos importantes e ao mesmo tempo deixou em aberto para quem tiver curiosidade. Estou morrendo de vontade de ler esse livro há um bom tempo. Encontrei em vários promoções, mas ainda me controlando... Quero ler com bastante calma e me jogar na leitura. Estou atolado de leituras e acho que agora não seria a melhor hora.

    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir