Resenha: Procura-se


Título no Brasil: Procura-se
Autor (a) Nacional: Giovanna Vaccaro
Editora: Novo Século
Ano: 2015
Páginas: 200
Redes socais: Facebook




Olá pessoal,

Hoje vou trazer para vocês resenha do livro de uma autora ainda adolescente e que soube escrever de uma forma direta e muito fofa. Eu fico muito feliz quando uma pessoa tão nova se interessa pela escrita, mostrando que tem um futuro promissor.

Procura-se narra a vida de Ariane, uma jovem com dezessete anos e que tem uma grave doença cardíaca. Desde pequena, sabia das suas limitações, da raridade da doença, da genética e que é fatal. Mesmo sempre acompanhada dos seus remédios, ela não se deixava abater, tentava viver uma vida normal. Ela foi abandonada ainda criança por sua mãe, que fugiu com um homem e deixou todos para trás. Ariane ainda tinha o amor do seu pai, da irmã caçula, Becky, e de sua melhor amiga, Callie.
"As pessoas sempre pensam que uma doença terminal não pode acontecer com elas ou com a família delas. No meu caso, era inevitável. A minha família tinha um problema: a cada duas gerações nascia alguém com problemas cardíacos. Eu fui a segunda geração."

O que ela não esperava é que as dores começassem a piorar, e sem avisar a ninguém foi ao médico sozinha. O seu médico, que a acompanha desde criança, faz uns exames e, com isso, descobre que ela tem pouco tempo de vida, aproximadamente dois meses. Para sobreviver mais do que isso ela vai precisar de um transplante de coração, urgente. Ela, sem querer assustar seus entes amados, não conta essa visita ao médico para ninguém.

Ariane lidava com a sua doença muito tranquilamente, sendo uma jovem muito madura para a sua idade. Ela não tinha medo da morte, sabia plenamente o que poderia acontecer. Mas aí surge Miles, o mais novo aluno da escola, e o coração de Ariane pulsa diferente.

Miles já tinha estudado na escola uns anos atrás, mas ele retorna muito mais atraente. Depois que a professora passa um trabalho em dupla e coloca Ariane e Miles juntos, eles acabam se aproximando. Ariane não falava da sua doença para ninguém, mas, devido ao aumento das dores, ela passa mal e é socorrida por Miles. 

Com esses encontros para fazer o trabalho escolar, eles se conhecem mais e Miles descobre a menina encantadora que é Ariane. Quando percebem, estão apaixonados. A realidade de Ariane está bem ali na sua frente, seu tempo de vida é curto. Juntos, vão viver cada momento e tentar uma saída para aquela situação.

Não posso negar, a escrita fluiu com muita naturalidade, tanto que li o livro em um dia. Quando percebi, tinha acabo, porque queria saber como eles iam lidar com essa situação tão complicada para dois jovens.

Sinceramente, não esperava por aquele final. Pensei várias coisas, menos o que a autora fez. Isso me deixou um pouco, aliás, deixou-me muito chateada. Mesmo Ariane sendo madura para a sua idade, em certas situações eu não acreditava no que estava fazendo e tive raiva dela. Mas tinha que me lembrar, ela é somente uma adolescente lidando com um problema bem grande.

Gostei muito da forma como a autora mostrou que nunca deveríamos desistir de viver. Mesmo Ariane com a certeza da morte, ela nunca desistiu e sempre lutou. Gostei bastante da sua melhor amiga, dei muitas risadas e a alegria dela era contagiante.

Para quem não gosta de uma leitura bem adolescente e um clichê, creio que não vá gostar. Mas eu sou uma eterna adolescente e claro, gostei!!!

***

Sinopse do skoobO tempo que Ariane tem de vida é bem menor do que se imagina. Desde os seis anos, sofre com a doença arterial coronariana, uma deficiência cardíaca genética; rara em pessoas jovens, mas fatal. Mantendo-se com a ajuda de remédios, ela conta com a ajuda de seu pai e de sua irmã Becky. Para agravar a situação, após uma crise de insuficiência cardíaca, ela recebe a notícia de que deverá passar, o mais urgente possível, por um transplante de coração, caso contrário, seus dias estão por um fio. Porém, ela tem uma nova razão para pulsar: seu novo amigo Miles. Ariane se envolve em uma paixão “quase” perfeita – diante do difícil drama que enfrenta! Juntos, eles tentarão encontrar uma saída e farão de tudo para congelar o tempo e eternizar cada segundo que lhes resta, como um extenso fio de esperança que surge a seu futuro tão incerto.

Comente com o Facebook:

25 comentários:

  1. oi Daya,

    Eu já ouvi falar bem desse livro... adorei sua resenha. bjs

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Fiquei bem curiosa sobre o livro, a história parece ser muito boa... Adorei sua resenha:).
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo, ver adolescentes escrever é lindo!
    Já li resenhas de livros da Giovanna e pelo jeito o livro é bem sensível.
    Acho o tema dele bem adulto para idade dela. Apesar de clichê, é um livro que deve ser muito legal.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oieeee
    Esse livro começo a ler semana que vem, fiquei com pena dela, tão nova e passando por tantos problemas, agora fiquei pensando nesse final do qual você ficou chateada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não importa a idade em que começamos, desde que tenhamos coragem de continuar!... Apesar de você ter dito que é um livro bem adolescente, com clichês, não me pareceu isso de acordo com o desenvolver do seu texto/video. Dá pra ver que a personagem é jovem, a trama também, mas, ainda, assim, me sentiria bem lendo o livro (e olha eu eu não sou chegada nesse tipo, principalmente se temos vontade de socar o protagonista). um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante uma pessoa tão nova ser capaz de escrever sobre um tema tão denso como esse. Já está na lista de livros a serem comprados, porém, vou deixar para uma época em que eu esteja bem feliz haha pois sinto que esse livro é o tipo que nos faz chorar. Enfim, muito bom! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Daya,
    Nossa, achei o livro muito interessante e, mesmo o final te chateando, fiquei com muita vontade de ler.
    A personagem me pareceu muito madura e fiquei tentada a conhecer a relação dela com o Miles, sério, eu adorei a premissa e vou pesquisar o livro para comprar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Há algum tempo quero ler esse livro, só pela premissa sei que é maravilhoso! Gosto de ver como os jovens estão cada vez mais se destacando na literatura, publicando textos maravilhosos!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Daya, esse livro parece ser daqueles nem fofos e ao meu mesmo tempo deve ser agoniante pela doença da personagem, eu gosto de livros adolescente também sou eterna adolescente no coração kkkkk.
    Con certeza leria, parabéns pela resenha, beijocas!!!

    ResponderExcluir
  10. O que mais me chamou atenção na sua resenha e no livro foi sua introdução. Uma adolescente, tão nova, escrevendo um livro de romance completo e publicando é algo para ser aplaudido, independente do fato de eu não ser muito fã desses romances clichês.
    Fiquei até curiosa de como uma autora tão nova resolveria uma questão tão séria como o problema cardíaco da personagem de forma a ainda ser crível.

    ResponderExcluir
  11. Oi Daya! Gostei bastante da premissa, e fiquei bem curiosa para ler a história. Você disse que tem um final feliz e fiquei imaginando diversas situações para isso ocorrer. Parece ser uma linda história. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oie
    eu adoro romances e esse parece ser bem gostosinho de ler então espero poder em breve e curti bastante o enredo, seu vídeo ficou ótimo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Daya, não conhecia essa obra e adorei sua resenha!
    Gostei da premissa, mas não estou na vibe para ler romances no momento.

    Super beijo

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Gostei muito de conhecer um jovem talento, fico muito feliz oela autora.
    Eu gosto de ler livros para o público mais jovem de vez enquando, mas prefiro mais as fabtasias e aventuras. Os romances tem aquele q adokescente que é meio insuportavel para mim, por isso vou passar a dica por hoje.
    Beijinhos.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Não curto livros com adolescentes, seria um dos principais motivos para eu não ler o livro, mas o agravante mesmo, foi o fato de vc ter tido raiva em alguns momentos da protagonista... esse foi o teor determinando para eu passar às leguas desse livro... rsrs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  16. Day, amei teu vídeo e achei impressionante a autora ser tão novinha! Parabéns pra Giovanna!
    O livro é bem curioso, por isso até pedi pra você me contar o que você não gostou e puuuuuuuuuuuuuuuuuuutz, ainda não consigo acreditar!! >.<
    Mas, fazer o que, né? rsrs
    Novamente, parabéns pela resenha e pelo vídeo!
    Bjão
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  17. Hello!

    O livro Procura-se eu já ouvi falar mto, mas ainda nao li o livro e é a primeira resenha que fico sabendo.
    Gostei mto de conhecer mais do livro e pelo video foi bom tb saber mais.
    A capa eu acho bem bonita e o material de divulgação é bem legal, ja vi varias fotos no face.
    Também acredito que nunca deveríamos desistir de viver, vou ler sim.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  18. Oi. Adoro um belo clichê rsrsr, esse me parece ser bem legal. Ainda não conhecia o livro, mas adorei conhece-lo agora. Fiquei interessado nele, vou esperar um pouco, até ter um tempo livre e vou ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Day!
    Seu sotaque é tão lindo *___* Bom, eu não conhecia o livro, mas fiquei muito contente em saber que a autora é tão jovem. O tema abordado no livro é interessante, e a história me chamou a atenção, principalmente por saber que é fluida. Mas, fiquei com o pé atrás devido a questão do final, como você relatou. Mas, se surgir a oportunidade, eu vou ler, com certeza.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dai,
      Obrigada pelo sotaque rsrs
      O final foi bem difícil de aceitar, massss fazer o que rs???
      Muito bom uma autora tão nova escrever e ainda ter seu livro publicado.
      beijos e obrigada

      Excluir
  20. Vi falarem deste livro, porém, ainda não cheguei a ler e por ter visto mais sobre autora e sber que é tão jovem, faz com que fiquemos com mais vontade de conhecer suas escrita

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  21. Daya sua linda saudades de vc <3 poxa muito bom saber que os adolescentes vem se interessando cada vez mais pela literatura. Espero ter a oportunidade de ler o livro. Bjussss

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Não conhecia o livro, nem a autora, mas achei a premissa interessante e a capa bem atraente.
    Apesar disso, não sei se o leria. Esse tipo de livro normalmente não me atrai e livros ''bem adolescentes e clichês'' não fazem muito o meu tipo. Não é um livro que eu leria num primeiro momento, mas quem sabe futuramente?
    Abraços!
    http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, não conhecia o livro e nem autora, e nossa, parece ser bem madura se ainda é tão novinha....essa menina promete hein...mesmo te deixando brava com o final!!!! hehe

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Oii,

    Não conhecia esse livro, e já gostei do que ouvi. Sem contar que adorei essa capa!!!
    Adorei a sua resenha também, e gosto de história assim: cheias de amor.

    Beijos

    ResponderExcluir