Leituras da Mari: A Loira do Banheiro - Dieison Groff



Título do Livro: A loira do Banheiro e outras histórias de arrepiar
Autor: Dieison Groff
Editora: Arwen
Ano: 2016
Páginas: 210
Onde comprar: ArwenStore



Todo mundo já ouviu falar nas lendas urbanas. Elas são histórias amplamente divulgadas por gerações... Antigamente apenas de forma oral, depois passou a ser escrita, chegando a atingir os cinemas e a web.

Tem aqueles que afirmam de pés juntos que as lendas são reais, outros que dizem ser uma história fantasiosa e aumentada de uma realidade muito menos "interessante" e há aqueles que alegam ser tudo invenção para assustar criancinhas.

Independente de como seja, elas continuam aí, sobrevivendo ao tempo, e o autor Dieison Groff trouxe para nós, neste livro, algumas delas.
As lendas são relativamente curtas, com o detalhamento certo para nos prender e deixar curioso, enquanto ao mesmo tempo são amplas o suficiente para serem aceitas em praticamente qualquer época. Algumas, poucas, eu já havia ouvido falar por alto... Outras foram total novidade para mim. Mas o fato é que o livro me prendeu.

O nome do livro, que consta na capa, é de uma das lendas mais famosas, mas o que realmente gostei é que olhando de perto cada uma delas está ali desenhada. Esse foi um cuidado do autor e do capista que sinceramente achei muito legal.

Outra coisa que considerei um diferencial nela foi que o autor pesquisou e tentou trazer para nós a suposta origem de cada lenda. Se você é supersticioso, essa parte é um primor para deixar você com um pézinho atrás... Afinal, será que é verdade? Será que não é?

Ah... Algumas das lendas tem "finais alternativos". Ou seja, praticamente toda a lenda é igual, mas o final dela muda um pouco de região para região, como é o caso da lenda da Loira do banheiro. E a maioria dela ensina alguma coisa... Como não "matar" aula, respeitar os pais, respeitar os mortos, colocar limite na ganância...

Bem, por hoje é isso pessoal. E se você quer uma lenda urbana para te fazer ficar acordado(a) até mais tarde, este é o livro certo para você!


Sinopse: Um dos mistérios da vida é: de onde vêm as lendas urbanas?Você não conhece ninguém que tenha inventado uma lenda urbana. Os que contam uma dessas histórias sempre a ouviram de outro, que ouviu de outro, que ouviu de outro, que não se recorda de onde a ouviu. Em geral, quem conta uma lenda jura que aconteceu com a melhor amiga do primo da irmã do namorado da vizinha. Ou seja, com um conhecido bem distante.As histórias que o povo conta podem até mudar um pouco aqui, outro pouco ali. Suas alterações de região para região são comuns, mas o importante é que elas continuam mexendo com o nosso imaginário, causando um misto de medo e curiosidade.Dieison Groff resgatou doze lendas urbanas que prometem atrair a atenção da galera do começo ao fim. Este livro reúne histórias arrepiantes como a do vestido de noiva, da loira do banheiro, do motorista funerário, da moça do táxi, do menino na foto, entre outras que provavelmente vão fazer você terminar a leitura com os cabelos em pé.

Comente com o Facebook:

29 comentários:

  1. Oii, eu adoro saber sobre lendas urbanas e é claro que essa trama já chamou muito a minha atenção. Amo o gênero de suspense, terro e afins, seja em filmes, livros ou séries e é sempre bom conhecer tramas novas. E é bom saber que o autor se baseou em pesquisas também, já que valoriza ainda mais o realismo no texto. A gente sempre fica na dúvida se, de fato, tal acontecimento é ou não real e dá medo mesmo, um pouquinho, mas dá rs.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Fê. Essa foi uma das coisas que amei na obra dele. Ao final de cada lenda ele relata a suposta origem. Algumas não são claras, mas mesmo assim ele informa o que conseguiu achar a respeito. Gostei muito dessa dedicação do autor, esse cuidado com a obra.

      Excluir
  2. Uau, um livro com as lendas urbanas isso me parece interessante. Vários filmes de terror foram baseadas nelas também.
    Adorei saber que existe um livro assim... e a capa já denúncia os contos. hehehehe

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Muitos filmes de terror foram baseados em lendas urbanas. Elas são o início do início. kkk Realmente a capa denuncia os contos. Todos eles estão nela. =)

      Excluir
  3. Adorei o livro, adoro uma boa lenda urbana, acho superdivertidas, e realmente todas tem aquele lance de moral, também adorei saber que o autor pesquisou as origens das lendas, isso só me deixou ainda mais curiosa, dica anotadinha o/
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dani... Algumas não são claras, mas mesmo assim ele informa o que conseguiu achar a respeito. Gostei muito dessa dedicação do autor, esse cuidado com a obra.

      Excluir
  4. Olha tenho que dizer que lendar urbanas jamais me chamaram a atenção, então dificilmente irei ler. Mas está boa sua resenha, parabéns.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Karine. Faz parte... Nem todo mundo gosta de tudo. Mas essa é a vantagem de não sermos todos iguais, tem público para todos os gostos. =)

      Excluir
  5. Olá,
    Olha tenho que admitir que sou super medrosa e por isso não irei ler esse livro, mas, sua resenha está ótima. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Tudo bem Elay. Faz parte. Esse é um risco que o autor de terror e de lendas urbanas corre ao começar a escrever sua obra e lança-la no mercado.

      Excluir
  6. Oi Mari, sua linda, tudo bem?
    Eu gostei da capa justamente por ser um desenho, e quando você falou para prestarmos atenção nela, realmente, no fundo tem o desenho das outras lendas. Ah, sempre ouvi dizer que as lendas urbanas não são verdadeiras, são justamente para dar uma lição nos mais jovens, risos... Mas tem gente que jura que aconteceram, será???? Parece ser um bom livro para distrair. Gostei da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila, obrigada pelo "sua linda"! kkkk.
      Eu também já ouvi falar que as lendas urbanas não eram verdadeiras e sim uma forma de ensinar os mais jovens, assim como os contos originais dos irmãos Griim (embora eles sejam ainda mais macabros e sangrentos do que muitas lendas).
      A questão é... Temos como realmente garantir isso? Muitos juram que são verdadeiras. Tem gente que até afirma conhecer alguém que soube por outra pessoa que viveu uma lenda dessas.

      Então... Vai arriscar tentar chamar a loira do banheiro?rsss

      Excluir
  7. Oioi!
    Ainda não li os livros da Arwen, falta de oportunidade.
    Não conhecia o livro A loira do Banheiro e outras histórias de arrepiar, mas olhando a capa assim, eu ja digo que nao seria um livro que escolheria de cara.
    Gostei da premissa, apesar de ficar com medo de Lendas Urbanas e curiosidade é maior, hehe.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzzy... Você não escolheria por ser "estilo terror" ou por ter achado a capa infantil por ser em desenho?

      Excluir
  8. Eu adoro histórias de terror, mas se fosse por essa capa eu nunca compraria o livro. Achei meio estranha, feinha até. Mas a ideia de ler sobre lendas urbanas é bem interessante, gosto do tema. E fiquei curiosa por você ter falado que alguns finais foram modificados.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa divide as pessoas.rs. Eu gostei muito pois ela representa todas as lendas apresentadas na obra, mas li aqui comentários de gente que amou, que não gostou e uma que achou que seria para crianças.rs. Faz parte.

      Excluir
  9. Quando estava na escola ainda, tinha a lenda da Loira do Banheiro naqueles prédios antigos... a mulher de branco! XD
    Gosto de saber da origem de lendas e mitos. Esse é um livro bem bacana p quem curte tais coisas, parece reunir bastante informação!... Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Nuccia. A parte da origem é menor no livro pois o foco é a lenda em si, mas gostei de existir ao menos cinco linhas a respeito em cada uma.

      Excluir
  10. Oi! Tudo bom?

    Eu já conhecia esse livro e já tinha uma certa curiosidade para conhecer os contos, adorei a sua resenha e espero um dia poder comprá-lo! <3

    Abraços!
    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai poder Gabriel, fé e esperança. Além do mais ele não é dos mais caros, então tenho certeza que não vai demorar muito para você poder tê-lo na sua estante.

      Excluir
  11. Olá, desde o anuncio desse lançamento eu fiquei super curiosa, pois adoro o gênero.
    Quero ler também!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Raquel! Espero que goste como eu gostei.

      Excluir
  12. Olá, tudo bem.

    Adoro livros assim, com esta temática mais sombria. Amei esta capa, ficou super legal. E fora que lendas urbanas sempre deixam aquela pulga atrás da orelha e um medinho. haha. Adoreia dica. Com certeza leria.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaa! Notícia linda essa. Que bom que a dica foi útil e tomara que você adquira a obra e venha a ler, pois vai gostar. =)

      Excluir
  13. caramba, adorei conhecer esse livro! eu não sabia que seriam várias lendas urbanas (coisa que eu adoro) achava, pela capa que era uma história de terror...só! adorei saber que me enganei...

    dica anotada!!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que adorou a dica! Não tem nada que deixe um blogueiro literário mais feliz do que saber que sua dica serviu para alguém! =)

      Excluir
  14. Oie!!!
    Puxa ainda não conhecia o livro, mas gostei da proposta do autor. Não curto muito histórias de terror ou de suspense, mas com certeza toparia ler Loira do Banheiro. Só pela curiosidade rsrsr.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Th, gostei dessa coragem. Tem medo, mas vai em frente e encara o desafio de conhecer um estilo novo. MUITO BEM! =)

      Excluir
  15. Poxa que interessante! Confesso que pela capa não me animaria muito, mas com os detalhes que vi aqui na sua resenha achei muito bacana a ideia da obra! Até fiquei curiosa para descobrir os detalhes da capa! heheh

    Achei legal também a parte da pesquisa sobre a origem das lendas. Sensacional! ;)

    ResponderExcluir