Entrevista: Janete Rodrigues



Janete Rodrigues



Nascida no Rio de Janeiro, apaixonada pela leitura, formada em Administração pelas Faculdades Simonsen - RJ. Autora do livro A Grande Mentira - Falsos Mestres. Com um tom investigativo muito apurado, dotada de uma perspicácia única, Janete Rodrigues consegue envolver e ao mesmo tempo, emocionar seus leitores.



Vamos à entrevista:




Conchego: Quando você percebeu que os mundos criados por você não cabiam mais dentro da sua imaginação e precisavam ter “vida própria”? 

Janete: Desde a adolescência que eu devoro livros. Apesar de ter um gosto variado, os romances sempre foram os meus preferidos. Eu criava histórias incríveis na minha cabeça, sem nunca colocá-las no papel, um dia resolvi expressar em letras o que a minha mente criava. E escrevi vários desses que só estavam na imaginação.

Conchego: Dentro da cultura, algumas manifestações são mais bem vistas que outras, assim como alguns gêneros. Você já sofreu algum tipo de preconceito por conta do gênero que escreve?

Janete: Não sofri nenhum tipo de preconceito, pelo contrário tive bastante incentivo. Claro que as pessoas estranham quando você fala que quer ser escritor. Mesmo porque infelizmente manifestações artísticas ainda são encaradas como meio de entretenimento e não algo profissional.

Conchego: Quando nasce o título? E mais importante, como ele surge? Pesquisa, de dentro do livro, sugestão de alguém que está lendo? 

Janete: Geralmente eu já inicio o livro com um título, visto que, o enredo já está todo na minha cabeça. Mas já aconteceu de eu colocar o título após ter terminado. Antes de qualquer coisa eu peço opinião. Principalmente as sobrinhas Júlia e Juliana Rocha, que brinco dizendo que elas são as minhas agentes literárias.


Conchego: De todas as personagens que já escreveu, qual seu favorito e qual gostaria de matar?

Janete: O meu favorito, eu tive vontade de matá-lo no início, rs. Quando eu o criei, ele era insuportável, arrogante e tudo de pior que alguém poderia ser. A medida que eu escrevia sobre ele, identifiquei pontos positivos que o humanizaram. Ao final eu já estava encantada e isso também se estendeu aos leitores. No começo todos o odiavam, no decorrer da história passaram a entendê-lo e por fim se disseram apaixonados. Ele está no livro A Cidade dos Segredos. No entanto é segredo, rs. Só lendo para descobrir, com certeza me darão razão.

Conchego: Todo mundo tem uma rotina, mesmo que seja não ter uma, nos conte um pouco sobre a sua. Que horas é melhor para você escrever? Gosta de música ou prefere o silêncio?

Janete: Eu escrevo de madrugada, é a hora que a criatividade aflora. Gosto de músicas, porém não ouço quando estou escrevendo. Contudo não me importo com ruídos externos, me desligo totalmente da realidade ao redor.

Conchego: Na hora da criação é “papel e caneta”, software de criação ou que tiver mais acessível?

Janete: O que tiver a disposição, quando estou em um local sem acesso ao notebook, opto pelo papel e caneta. inclusive tenho vários rascunhos guardados. Diz minha sobrinha que um dias eles serão relíquias, rs. Na maioria das vezes escrevo direto no Word.

Conchego: Seus livros nascem únicos ou séries? O que prefere, um livro único, mesmo que grande, mas que conte toda a história de uma vez ou série?

Janete: Eles nascem únicos, no entanto tem alguns que penso em dar continuidade. Porém todos possuem início, meio e fim.

Conchego: Qual foi, até hoje, o momento de maior emoção, tanto positiva quanto negativa, que a literatura já te trouxe?

Janete: Sem dúvidas quando recebi feedback. A primeira vez que li alguém falando sobre o livro me bateu uma emoção muito forte. Acredito que ver o meu trabalho reconhecido é algo que não tem preço. É o momento onde percebo ter valido a pena seguir em frente.

Conchego: Com a proximidade proporcionada pelas redes sociais e plataformas de compartilhamento, como é a convivência com os fãs? Eles influenciam a confecção de uma obra? 

Janete: Como ainda não sou uma autora reconhecida, eu diria que tenho sim, pessoas que acreditam em mim e no meu trabalho. Leitores maravilhosos que passam emoção ao comentar, e divulgar a obra. Certamente as redes sociais são ferramentas fundamentais, visto que, nos aproxima desses leitores. Alguns já questionaram comigo sobre a índole de uma personagem e outros deslizes, isso é maravilhoso! Outros opinavam a respeito do desfecho, rs. Participações que me motivam a prosseguir.

Conchego: Todo escritor gosta de ler, quais seus gêneros e autores prediletos?

Janete: Romances, aventuras, policiais. Eu sou bem eclética. Agora quanto aos autores, amo a Jane Austin, Julia Quinn, Agatha Christie, sem esquecer os nacionais. José de Alencar, Machado de Assis, Gilda de Abreu, Augusto Cury. Dentre outros, que marcam e marcaram gerações.


Para comprar o livro clique AQUI


Para conhecer mais sobre a autora e acompanhar suas publicações basta segui-la na página no facebook


Sinopse do Skoob: A família Peixoto através da senhora Iara e do seu neto Viriato comandam a cidade com mãos de ferro causando temor aos moradores que apesar de terem conhecimento dos seus abusos, ficam de braços cruzados, mesmo porque os cruéis opressores não os poupariam caso fossem contrariados.
José Viriato apoia todas as loucuras do seu irmão Sérgio, independente da ética, mas quando o seu pai morre, o mesmo tem uma forte crise de consciência e se arrepende tentando consertar as coisas.
Por qual motivo Iara Peixoto e o velho Chico morador antigo da cidade se odeiam? Carla viverá a paixão com o homem que a aprisionou por anos e que ela jurou odiar pelo resto da vida? E Maria Luíza Peixoto aceitará casar-se com um matuto que é capacho dos seu irmão Viriato? E porque Celina a neta de Chico não sabe o nome do seu pai? A Cidade dos Segredos é cercada de mistérios, intrigas, guerras familiares e amores impossíveis. Uma historia que prenderá o leitor e aguçará sua curiosidade desde a primeira linha.

Comente com o Facebook:

49 comentários:

  1. Oiee ^^
    Ainda não conhecia a autora, mas lendo a sinopse do livro, confesso que não fiquei muito curiosa para ler *-* Receber feedback dos leitores deve ser mesmo algo incrível, e ter o trabalho reconhecido não deve ter preço mesmo, fico feliz em saber que a Janete está sendo reconhecida. Também amo a Julia Quinn ♥

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Dry Meira, espero que um dia conheça algum livro que escrevi. A Cidade dos Segredos é um lindo romance, embora eu seja suspeita, rs. Pena não ter ficado curiosa, mas valeu o comentário. Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. Embora seja suspeito pra falar, posso falar com propriedade q é um ótimo livro, também foi uma ótima entrevista. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Daniel Inácio, suspeito nada eu sei que você é bastante crítico. Sua opinião é muito importante. Grande beijo....

      Excluir
  4. Que legal... Gostei muito da entrevista, mais ainda do livro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernando, esse retorno é gratificante. Beijos...

      Excluir
  5. Aos amantes de uma boa leitura recomendo A Cidade dos Segredos. História linda e surpreendente que nos prende do inicio ao fim. Parabéns Janete Rodrigues!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo Carla, você tem sido uma leitora que me incentiva muito. beijo no coração.

      Excluir
  6. Olá Janete, tudo bem ?

    Não conhecia a autora, nem seu livro, mas depois de ler sua entrevista e a sinopse do livro fiquei encantado pela história. Com certeza ele já entrou na minha lista e assim que possível irei ler ele. Parabéns pela entrevista tão bem feita, com perguntas interessantes e bem dispostas.

    Bjs,
    Túlio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Túlio, estou bem sim e você? Tomara que se encante com esse lindo romance.Um grande beijo!

      Excluir
  7. Bela entrevista Janete, sempre surpreendendo com sua imaginação fértil e versatilidade com as palavras. É fantástico poder acompanhar sua evolução como escritora,quanto talento menina,rs. Em cada novo livro uma grande descoberta,quanta imaginação e sensibilidade, muito show. Te desejo muito sucesso e que venham mais e mais livros tão bons quanto esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emocionante Márcia Cristina, beijos querida!

      Excluir
  8. Nossa que legal,
    sempre curto bastante essas entrevistas que cumprem bem o papel de aproximar os leitores de seus autores queridos, fiquei encantada com a simpatia da a Janete e amei saber sobre o processo criativo de sua obra que apesar de não conhecer passei a admirar. Desejo muito sucesso a escritora e que todo o sucesso que ela merece bata a sua porta muito em breve.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola, também amo ler. Obrigada pelo carinho, te desejo tudo em dobro. Grande beijo...

      Excluir
  9. Ainda não conhecia a autora e pela entrevista, a achei muito simpática. Se ela acha incrível o reconhecimento dos leitores, imagina nós quando um autor nos dá atenção... rs Sucesso pra ela!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda, o escritor sobrevive graças a vocês leitores. Encantada com o seu comentário, beijos❤

      Excluir
  10. Não conhecia a autora, mas adorei a entrevista. Senti como se estivesse do lado de vocês, ouvindo a entrevista pertinho, haha. Adorei o jeito dela e já está na minha wishlist seu livro. Muito sucesso!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que meigo Carol. Grata por seu carinho, torcendo para que se apaixone por essa bela história. Beijos..❤

      Excluir
  11. Oiie,

    Eu não conhecia a autora e adorei a entrevista. Adoro entrevistas HAHA Achei ela mega simpática. Ainda não conhecia também a obra, mas adorei a premissa e espero ou lê-lo ou então resenha por aqui. Sucesso a autora.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, meninas!
    Ficou muito boa a entrevista de vocês, gostei das perguntas feitas, a forma e a simplicidade, mas não sendo comum. Eu tenho uma rotina parecida com a autora, as ideias surgem e daí vc pega o que tiver na sua frente pra escrever... rsrs... Acho que para ser um escritor, ler é imprescindível. E definitivamente não podemos nos ater ao gênero que escrevemos...
    Desejo muito sucesso pra autora! Parece ser um livro bem legal! bjs pra todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nuccia, sucesso para você também. Torço que o maior número de leitores se apaixonem pelos autores nacionais. Super beijo.

      Excluir
  13. Parabéns Janete, você como sempre surpreendendo, não só a mim, mas a todos os seus leitores. Parabéns por essa obra incrível e por seu trabalho maravilhoso. Sou um pouco suspeita para falar, afinal, sou sua fã número 1 kkkkkkk...mas você tem muito talento e se continuar assim vai longe. Esse livro é só o começo de uma longa carreira. Eu sei que o público também vai adorar O Contrato, dentre outros que você também está escrevendo e lançará em breve. A Cidade dos Segredos é um livro encantador, e é ótimo para quem é amante de um belo romance. Super indico a todos. Rola muito ódio, amor e emoção no decorrer da história.
    Enfim...desejo todo sucesso do mundo para ti, pois você merece. Esperando ansiosamente para o lançamento do próximo. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super emocionada Júlia, minha fã linda. Obrigada por tudo, em breve O Contrato, já saindo do forno. Beijos no coração.

      Excluir
  14. Que fofa! eu já tinha escutado falar da autora mas nunca tinha visto nenhuma entrevista com ela e amei, super simpática. Gostei de saber que ela escreve na madrugada, eu também kkk realmente é o melhor horário. Gente, ela tem o gosto literário bem parecido com o meu e curte Agatha Christie (minha diva de todos os tempos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bia, realmente a Agatha Christie é uma diva, amo muito também. Te desejo sucesso e que tenhamos muitas madrugadas criativas. super beijo.

      Excluir
  15. Olá que entrevista legal, nos dá a oportunidade de conhecer um pouco mais os autores nacionais da nossa atualidade, a autora me pareceu bem simpática e sua obra é singular em um mundo literário onde está em overdose o hot.
    Beijos e fiquei curiosa para saber mais da obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu o carinho Giuli, penso da mesma forma. Precisamos valorizar o que é nacional, temos muitos escritores talentosos em nosso País. Beijo grande

      Excluir
  16. Olá que entrevista legal, nos dá a oportunidade de conhecer um pouco mais os autores nacionais da nossa atualidade, a autora me pareceu bem simpática e sua obra é singular em um mundo literário onde está em overdose o hot.
    Beijos e fiquei curiosa para saber mais da obra.

    ResponderExcluir
  17. Olá
    O Brasil está a cada dia que se passa com mais autores se arriscando no mercado editoria, mesmo sabendo com os problemas enfrentado, não conhecia essa escritora, mas adorei a capa e a sinopse do livro dela, também achei bem legal a sua entrevista, foram perguntas bem legais.
    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Manoel. Realmente é um mercado muito difícil para iniciantes. Infelizmente nós autores nacionais ainda buscamos reconhecimento em nosso próprio País. Contudo quando existe amor pelo que se faz, penso ainda valer a pena. Beijos. 😊

      Excluir
  18. Olá meninas!
    Adorei a entrevista e conhecer um pouco da autora, ela me pareceu ser muito simpática.
    Gostei muito de saber que ela recebeu apoio, pois é exatamente isso que ela disse, quando a pessoa fala que será escritor, pintor, músico, enfim, a maioria já pensa que é porque ela não quer trabalhar, faça-me o favor, né?
    Que legal que o personagem que ela mais gosta foi um que quis matar, isso provou que o personagem evoluiu e, devo confessar, fiquei bem curiosa para ler o livro e 'caçar' esse personagem.
    Desejo muito sucesso a autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que meigo Bruna, obrigada pelo apoio. O mercado literário para iniciantes realmente é complicado. Como costumo dizer matamos um leão por dia. Porém é gratificante saber que as pessoas gostam do seu trabalho. Sucesso para você também, beijo grande!

      Excluir
  19. Olá

    Não conhecia a autora,mas gostei da autora,ela é simpática, ela citou que se desliga do mundo quando escreve,queria conseguir fazer isso na hora de estudar, quanto ao livro gostei da sinopse, a capa do livro é bonita diria até que diferente pra livros assim, desejo muito sucesso a autora e ao blog.


    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Grata Olivia, obrigada pela atenção e carinho. Muito fofo seu comentário. Foco nos estudos, rs. Beijo grande.

      Excluir
  20. Olá, que entrevista bacana, adoro esse tipo de postagem. Podemos conhecer mais sobre os autores, seus trabalhos e suas personalidades :)

    Beijokas da Quel ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É recíproco, bom também conhecer os leitores. Valeu pelo carinho Raquel. Beijokas...

      Excluir
  21. Eu adoro entrevistas. Sempre conheço novos escritores e suas obras. Essa autora mesmo eu não conhecia. Adorei saber um pouquinho mais sobre ela. Quanto à obra, achei a premissa interessante, mas não me atraiu no momento. Mas é uma dica bem bacana, e é bem possível que eu a leia no futuro.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, torcendo para que leia e se apaixone pela obra. Beijos no coração.

      Excluir
  22. Olá!

    Não conhecia a autora, mas adorei conhecer. Ela é super simpática e adorei conhecer sobre como é o processo criativo dela e como ela se sente sendo escritora. Achei super legal ver que ela tem total apoio da família e achei fofo as sobrinhas a ajudarem. Espero poder ler Cidade dos Segredos e conhecer esse personagem misterioso que começamos odiando e terminamos amando kkk adorei a entrevista *-*

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bonitinho Pamella, obrigada pelas palavras de apoio. Espero que A Cidade dos Segredos te encante. Beijo grande.

      Excluir
  23. Amei o livro e a entrevista! Estou na expectativa para ler O Contrato. Que Deus continue abençoando e iluminando a autora, que nos impressiona com seu talento. Parabéns Janete Rodrigues pelo grande sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alessandra, muito meiga. Emocionada 😂 beijo no seu coração.

      Excluir
  24. Janete, não si o que ficou mais lindo, as suas respostas na entrevista ou o fato de você responder a cada uma das pessoas que comentou nela. Parabéns!
    Realmente, o momento do feedback deve ser uma sensação indescritível. Imagino o quão feliz e emocionada você deve ter ficado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo responder a cada comentário. Afinal esse retorno de vocês não tem preço. Encantada com as suas palavras. Obrigada, beijos no seu coração.

      Excluir
  25. A Cidade dos Segredos parece ser tãao bom! É a primeira vez que vejo ele e fiquei encantada. Adorei saber mais sobre a Janete, que parece ser pura simpatia. É sempre muito bom conhecer novos autores e sua trajetória. Já quero muito conhecer o trabalho da Janete.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu quero muito tê-la como leitora. Valeu o incentivo Gabrielly. Espero que A Cidade dos Segredos te conquiste. Beijo grande.

      Excluir