Resenha: P.S.: Ainda amo você


Título no Brasil: P.S.: Ainda Amo Você
Título Original: P.S. I Still Love You
Autor(a): Jenny Han
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 304


Para quem não leu o livro o livro Para todos os garotos que já amei (clique aqui) e quer lê-lo, sugiro não ler esta resenha pois é impossível fazer a resenha do livro dois sem dar spoiler do livro 01.

Isso dito. Vamos à resenha...




No livro 01 Peter teve um momento de epifania maravilhoso e jogou na cara de nossa queria protagonista algo que, sinceramente, eu não havia notado e amei: Lara Jean só se apaixonava por quem ela achava não ter chances de poder ficar junto um dia e isso, provavelmente, era reflexo do medo que ela tinha em transformar seus sonhos em realidade.

Convenhamos, viver no mundo da fantasia é muito mais fácil do que colocar a cara a tapa e viver a realidade, arriscando levar grandes e sonoros "nãos", magoar-se, ter um coração partido. Mas ao mesmo tempo, viver apenas no mundo da fantasia não é viver de verdade e eu achei brilhante os dois livros virem apresentando, implicitamente, este conceito.

Com o final do livro sendo o que foi, eu já esperava alguns dos acontecimentos do livro dois e ficava me perguntando "qual será o conflito dessa vez?".

Lara Jean agora não estará mais em um namoro de mentirinha e precisará aprender a conviver com isso (não é spoiler, está na sinopse do livro). Mas os medos que carrega e a insegurança natural da adolescência serão grandes inimigos para a nossa personagem.

Genevieve continua sendo a pedra no sapato que foi no anterior, talvez um pouco pior agora, após todo o lance do livro 01 e tal. E Lara Jean precisa lidar também com uma situação nova e inesperada...

Vocês lembram aquela carta que não foi entregue porque o garoto havia mudado, mas que nunca retornou? A carta para John Ambrose? Pois ela... Ela conseguiu chegar ao destinatário e ele respondeu, pegando nossa fofa adolescente completamente desprevenida e trazendo lembranças não apenas à sua mente como também ao seu sempre confuso coraçãozinho.

John Ambrose é um gentleman, educado, estudioso, com gostos muito parecidos com o dela, lindo... Praticamente um Josh, sem o problema entre irmãs. Além de tudo, parece estar interessando nela.

E agora? Como reagir a uma situação dessas? Continuar com um namoro em que Genevieve está sempre presente ou tentar algo novo, mas "seguro" com John?

Neste livro temos debates foférrimos sobre ética, amizade, cumplicidade, força de vontade, esperança... Senti falta de John e Margot, que praticamente não apareceram, mas tivemos uma participação de Kitty, ainda mais espevitada e divertida e da especial de Stormy, nossa querida idosa da pesada, que dá conselhos pra lá de interessante para Lara Jean e apronta algumas também.

Para mim, a sequência foi tão deliciosa quanto o primeiro livro e vale a leitura. Não vou mentir para vocês, tive vontade de sacudir Lara Jean tanto no primeiro quanto no segundo livro, principalmente quando ela apenas enxergava  os erros dos outros e nunca os dela, mas achei um livro muito bom*. 

*Lembrando sempre que a avaliação é feita de acordo com o propósito da obra e seu público alvo, que nesse caso são os adolescentes, não adultos de 30 e tantos anos.
** Este livro foi lido na sua versão em inglês, assim como o anterior a ele, pois eu estou querendo aprimorar meu vocabulário na língua e achei que seria uma boa ideia fazê-lo através de livros.

***

Sinopse do Skoob: Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários.Em "Para todos os garotos que já amei", Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em "P.S.: Ainda amo você", Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam.Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.


Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. Oii!
    Eu só vejo elogios sobre essa obra. Sério. Eu tenho uma amiga, que é a louca dos romances, e ela já me falou dele. Adoro livros cativantes, mesmo muito deles não sendo exatamente o meu estilo literário favorito. Gosto quando cativa e me prende. Espeero que esse consiga fazer o mesmo que fez com você haha é sempre bom livros que abordam temas, como você citou, ética, amizade, etc, a gente sempre reflete! Enfim, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu estou com o primeiro livro para ler e por isso acabei pulando a resenha. Espero que não se sinta ofendida, vou compensar lendo e comentando na primeira, ok? kk Mas falando sobre elas eu só vejo comentários incríveis sobre e estou louca para iniciar a leitura! E que bom que você gostou tanto do segundo quanto do primeiro <3
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  3. Sou louca pra ler esses dois livros!
    Mas não tenho como comprar no momento :( hahaha
    Vi bastante elogios tanto de um quanto do outro. mas quem sabe até o final do ano eu consigo.
    Beijos

    http://apenasimagine.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ai meu deus, já estava doida para ler , agora estou alucinada ♥
    ótima resenha ♥

    ResponderExcluir
  5. Ooookkk, pulando a resenha pq não quero spoilers rsrs. Quero muuuuuito ler esses livros, pq se vc gostou Mari, eu vou amar! hahaha Brincadeira!
    Bjão
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Ainda não li o primeiro livro, então dei uma pulada na sua resenha *-* maaaas, eu sou uma pessoa curiosa, então não resisti à tentação de dar uma olhadinha. Acho que querer sacudir os personagens é algo que todos nós sentimos de vez em quando, né? Mas fico feliz por isso não ter estragado a leitura, que, pelo jeito, foi muito boa :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Então, eu quero muito ler o primeiro livro por isso evitei ler spoilers e li apenas o que você achou do livro. Essa é a primeira resenhas que "leio" do livro e fico feliz que tenha gostado, que a experiência tenha sido boa, isso me deixa ainda mais animada para ler.
    Eu nunca li um livro somente dessa autora, sim somente, pois eu li Olho por Olho que é dela e da Siobhan Vivian que já li Não Sou Este Tipo de Garota a protagonista é do tipo que dá vontade de sacudir igual você falou da Lara Jean. Será que elas tem uma personalidade parecida?

    Blog
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  8. Pretendo ler ambos os livros ainda esse ano e apesar desse detalhe a respeito da protagonista que provavelmente irá me irritar um pouco, acredito que irei gostar bastante da história. Estou até precisando desfrutar de leituras mais amenas, ultimamente tenho feito algumas maratonas para concluir minhas leituras atrasadas que quase sempre são de NA, estou dando um tempo no momento e peguei outros gêneros pra ler.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  9. Ai, MEU DEUS!
    Quero muito ler a continuação, mas ainda não consegui comprar. rs
    E com quem ela vai ficar??? Já estou roendo as unhas. Mas espero que ela seja feliz, achei ela tão fofa! Claro que, com seus defeitos como todos nós temos, mas quero ela feliz com quem escolher.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei mega encantada com o primeiro livro. Achei a escrita da Hann uma delicia e a trama em si, muito crível e bem desenvolvida. Estou agora mega curiosa para ler a sequencia e me encantar mais, tal qual você. espero fazer isso em breve.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olha quando eu li o primeiro livro eu simplesmente adorei
    e estou querendo muito comprar esse para saber o que acontece com todos os personagens sabe? Mas eu estou aguardando um pouco para ver se o preço abaixa, porque quero comprar alguns outros também. Mas eu gostei muito da sua resenha. Me parece ser um livro intenso e com vários assuntos muito importantes sendo abordados e é algo que me atrai muito. Espero que eu goste tanto como do primeiro =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/conseguimos-parceria-com-o-grupo.html

    ResponderExcluir
  12. Oiiie,

    Sou mega curiosa para ler tanto o primeiro livro quando o segundo livro, mas ainda não tive a oportunidade de comprar esse livros. Só vejo elogios, inda mais por ser um livro que me parece que tem vários assuntos que são interessantes e bons de serem abordados. Espero poder gostar tanto quanto você gostou.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  13. Oie.
    Eu sou louca para ler o primeiro livro, então pulei a parte que vc fala do livro e fui direto para sua opinião e fiquei mega feliz em saber que o livro continua legal. Realmente personagem que só enxerga os erros dos outros irrita kkkkkkkk.
    Adorei e vou ler sim

    ResponderExcluir
  14. Olá Mari,
    Gostei muito da sua opinião para PS Ainda Amo você, eu não poderia dar opinião melhor.
    Gen é uma pedra no sapato, mas, às vezes, as pedras nos incomodam porque sentimos ela. John é lindo e incrível, queria tê-lo pra mim.
    Amei a Kitty nesse livro que sempre me pareceu muito mais sensata e madura que a irmã, mas, infelizmente, não gostei do final.
    O final foi muito decepcionante :(
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, sabe que eu morro de vontade de ler esses livros, mas não tive oportunidade ainda. Sua resenha me cativou a ir atrás desse livro e do primeiro o mais breve possível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá... MAri, tudo bem??
    Parabéns pra ti que está lendo em inglês... eu nem me atrevo rs... espero que continue... pois é ótimo para quem consegue e tem paciência... eu não tenho rs.
    Eu curti muito a sua resenha... e dadas as circunstância de eu não ter lido os livros e só me baseando pelas resenhas não considerei nenhum spoiler aqui... acho que você foi bem feliz em sua resenha, eu gostei... que bom que a sequência do livro foi tão boa quanto o primeiro... não é atoa que a autora tem recebido muitos elogios... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem??

    Sou LOUCA pra ler esses livros!! Acho que todas as meninas principalmente, tem uma fase de "escritora de cartas" que nunca serão enviadas pra paixões momentâneas, ou não tão momentâneas assim hehehe, adorei a resenha e acho que eu também teria vontade de dar uma sacudida na personagem...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Heey, tudo bom? Aiin quero muito ler esse livro!! Essas coisas de coração partido.... ainn!

    Beijo Beijo! <3

    http://luxandocomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oii!

    Eu não li ainda nenhum dos livros mas tenho curiosidade com a escrita. Esse livro foi na realidade um boom né?
    Achei a sua resenha muito bem escrita e fiquei feliz em saber que a escrita cresceu e melhorou durante a obra.
    Gosto desse estilo de livro! Então, tenho certeza que vai me agradar


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Oi! Tudo bem?!

    Hum... Tenho interesse em ler o primeiro livro, então, como vi o aviso sobre spoilers, decidi não ler a resenha. Quando eu ler o primeiro, se eu lembrar, volto aqui ler sua resenha sobre o segundo :) A classificação dele me deixou curiosa!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  21. Oiii
    Eu li a resenha por alto. Já que os livros são a minha próxima leitura.
    Posso dizer que amei a capa. Acho que elas são lindas.
    Na parte que você nos diz sua opinião,foi quando me apaixonei e criei altas expectativas para o livro.
    Personagens que não enxergam nada além dos erros dos outros,me fazem querer bater muito neles.
    Amei sua opinião.
    Obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Ola lindona estou doida para ler esse livro, acredito que tenha um leve toque de delicadeza na protagonista que irá me conquistar. Já estou com os dois livros e pretendo começar a ler logo. As capas estão lindas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  23. Comecei a assistir e parei. Pretendo ler o livro e não quero atrapalhar a surpresa rsrsrsrs
    Vc ta linda no vídeo Mari! E como sempre conchego arrazando!!!

    ResponderExcluir
  24. Morro de vontade de ler esses livros, mas ainda não tive oportunidade. O primeiro já está no meu Kindle e sua resenha me deixou com vontade de ler logo o primeiro! Beijos

    ResponderExcluir