Resenha: Para Todos os Garotos que já Amei


Título no Brasil: Para todos os garotos que já amei
Título Original: To all the Boys I've Loved Before
Autor(a): Janny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 320


Olá pessoal, como vão vocês?

Quem me conhece já sabe, "a Mariana não é uma pessoa 'cor de rosa' e tende a não marcar muito bem livros desse gênero". Por isso vocês devem estar entranhando esses quatro corações na marcação. Mas é isso mesmo! Eu gostei, e muito, do livro apesar do danado ser açúcar puro.

Para Todos os Garotos que já Amei é um livro de romance Young Adult, para adolescentes e cumpre perfeitamente esse objetivo. É bem escrito, convincente e trabalha um dos maiores conflitos do período entre 15 e 17 anos: gosto ou não gosto de você?


Lara Jean é uma adolescente de 16 anos. Ela tem duas irmãs, uma mais velha e a outra mais nova, um pai que coloca suas filhas acima de tudo e uma saudade imensa da mãe, que faleceu quando sua irmã, hoje com nove anos, tinha apenas dois aninhos.


Ela é uma garota sonhadora e romântica e teve cinco paixonites ao longo de sua adolescência até aquele momento. Cada vez que ela queria se "desapaixonar", escrevia uma carta de despedida para seu "amor", assinava, endereçava e guardava na caixa de chapéu azul que havia ganho de presente de sua mãe muitos anos antes.

Seu melhor amigo e grande paixão atual é Josh, o vizinho perfeito, carinhoso, companheiro, que ama e é amado por todos de sua família e está sempre na sua casa... O problema é que ele também é o namorado de sua irmã mais velha, Margot. Mas Margot vai estudar fora, muito, muito longe, em outro país, e decide terminar com Josh por causa disso.

Por fidelidade à irmã, Lara Jean recusa-se a dar vazão ao seu sentimento pelo vizinho e escreve mais uma carta de despedida para ele... Mas o inesperado, o impossível, o inimaginável acontece... Sua caixa de chapéu desaparece e ela descobri, através da primeira carta que escreveu, que suas tão preciosas e SECRETAS cartinhas foram enviadas pelo correio e agora todos eles sabem exatamente como ela se sentia.

Quando Josh a procura, no colégio, com a carta na mão Lara Jean praticamente surta e faz o impensável. Essa atitude gerará consequências e um namoro de mentira surgirá.

E agora? Como Lara Jean irá lidar com isso? Quais as consequências dessa "catástrofe"? E... Como saber quando a mentira começa a virar realidade?

Para Todos os Garotos que já Amei foi um livro que resolvi pegar a ler por impulso. Eu estava em um dia meio triste e resolvi que queria a leitura mais leve que eu pudesse achar. Os conflitos de Lara Jean, seus medos, vergonhas, dificuldade e dúvidas são absolutamente condizentes com a idade da personagem e é perfeito para quem está na mesma fase, passando pelo mesmo; além do mais remetem qualquer adulto que leia às lembranças de como era naquela época. Não escolhi errado, foi uma delícia de leitura!

Gostaram da resenha? Então preparem-se, porque já já vem a resenha da continuação: Ps, Eu ainda amo você.

***

Sinopse do Skoob: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.


Comente com o Facebook:

40 comentários:

  1. Oi, Mari!
    Que bom saber que a leitura é bacana. Eu comecei a ler, mas faz pouco tempo. A irmã da Lara Jean está quase embarcando, conheci muito pouco de Josh. Mas prevejo ser uma leitura leve e divertida. Sua resenha me animou bastante para continuar lendo.
    Beijos - Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamiris, que legal que você está lendo o livro agora! Espero sinceramente que goste. Se prestarmos bastante atenção, é perfeitamente possível aprender bastante coisa com cada conflito e cada superação.

      Excluir
  2. Amo, amo e amo! Me encantei pela capa do livro e pelos marcadores na Bienal. A história é fofa, leve e engraçada. Aguardo ansiosa a continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, essa história é uma fofura. Ela tem seu momentos tristinhos, sim... Mas eles são bem inhos. A maioria é de situações engraçadas, ao menos para nós, adultos, que ficamos lembrando da nossa época de adolescentes e pensando "será que eu reagiria assim? Será que não?"rs rs

      Excluir
    2. Acredita que eu escrevia carta de amor. aff Se eu vejo um dos meninos na rua quase morro de vergonha. Kkkkkkk

      Excluir
  3. Acabei de ver esse livro por aqui e confesso que fiquei curiosa, sua resenha só serviu pra reforçar ainda mais essa tese.
    Adoro livros que nos fazem lembrar de épocas de nossas vidas, ainda mais adolescência, oh época gostosa de lembrar.
    Além disso a capa é um primor!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era bem lesa na época da minha adolescência e se eu tivesse lido livros como esse naquele período talvez eu tivesse sido um pouco mais espertinha.rs.

      Excluir
  4. Oie.
    Eu estou louca para ler esse livro, e já percebi que em todas as resenhas dele que eu li, nunca dão mais que 4 estrelas, na verdade a maioria dão 3 mesmo. Então não vou esperar um livro ótimo e sim bom.
    Amo Young Adult e talvez esse seja um ponto forte que chamou minha atenção, além da premissa beeem adolescente, adoroo isso kkkkk
    Amei a sua resenha, espero poder ler o livro em breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grande questão desse livro é que ele não tem uma pegada adulta. Ele é feito para aquela menina ou menino sonhador na faixa dos 13 anos ainda. A maioria das pessoas avalia de acordo com a sua própria idade... Eu avalio de acordo com a idade do público alvo.
      Para 13 anos ele é muito bom. Para 20 ele é bonzinho. Para 32 seria totalmente bobinho, mas ainda assim uma fofura para ler.rs.

      Excluir
  5. Adorei a parte que você não é uma garota cor de rosa. Rsrs. Me identifiquei muito com isso. E como você não é cor de rosa e mesmo assim gistou do livro, vou ler também. Quem sabe me envolva!!!!!
    E estou curiosa para saber quem foi que enviou as carrinhas pelos correios.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, gostei sim, mas o livro é cor de rosa e, lembre-se, é voltado para a faixa dos 13 a 18 anos. Li ciente disso o tempo todo e meu pensamento estava voltado para "o que eu acharia disso quando tinha essa idade?".

      Excluir
  6. Uau, Mari tomando doses de açúcar!!! XD Eu comprei os dois livros ontem e estou doida pra ler, parecem ser bem lindinhos, do jeito que gosto hahaha.
    Bjo Mari, parabéns pela resenha.
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo precisa de açúcar de vez em quando pra recuperar os ânimos e nesse dia eu estava disposta a ter até problemas de glicose, por isso optei por esse livro.
      kkkkkkk

      Excluir
  7. Oi
    Que bom que uma leitura de impulso rendeu uma ótima experiência!
    Sou apaixonada por Lara Jean e concordo com o que você disse, todos os dramas vividos são típicos da idade dela, mas foi uma delícia acompanhar!
    Estou lendo P.S Eu ainda amo você e estou adorando! Leia quando puder.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rízia, será a resenha da semana que vem. Mas posso te adiantar que segue o mesmo esquema de fofura.rs.

      Excluir
  8. Eu li esse livro e gostei bastante, porque a narrativa da autora é muito gostosinha e os personagens são ótimos. Estou querendo muito ler o segundo livro, porque dizem que é bem fofo também. Já foi até resenhado em meu blog por uma das minhas colaboradoras. Mas eu acho que o primeiro pelo que vi é melhor. Enfim...Espero poder gostar do outro. Mas eu ainda não o comprei porque estou me segurando um pouco esse ano rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resumo-do-mes-de-janeiro-2016.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, geralmente o livro um é melhor que o dois por ser mais impactante, por tudo ser novidade. Mas eu já li o dois e postarei resenha aqui na semana que vem e posso dizer que segue a mesma linha de fofura.

      Excluir
  9. Desde que eu soube do lançamento da continuação estou ansiosa para ler o primeiro livro. Eu adoro tramas leves e jovens, e como nunca li nada da autora, mal posso esperar para conhecer sua escrita. Pela sua resenha vou adorar certamente.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu resolvi ler o primeiro justamente em virtude do lançamento da continuação aqui no Brasil Dessa. Ela ainda ia demorar quando foi informado que viria e acabei optando por ler ambos em inglês no final das contas. Trabalhando com revisão em português é mais fácil eu me desligar quando leio em inglês. Quando chegou peguei os dois em uma tacada só.rs.

      Excluir
  10. Eu gostei muito deste livro e como você falou, as dificuldades, os problemas e a personalidade da protagonista é muito condizente com a idade dela e isso deu muita realidade para com a história. Quero ler a sequencia em breve, porque estão elogiando muito também.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Eu ouvi algumas pessoas dizendo que a personagem era infantil em resenhas que li, mas eu sinceramente não achei. Para mim ela tinha a maturidade/imaturidade de uma garota de 15 anos, normalíssimo.

      Excluir
  11. Oi Mari, eu estou muito curiosa com esse livro, parece ser uma leitura leve e com momentos divertidos, pois acredito que nessa confusão de cartas enviadas deva ter alguma cena engraçada no meio rsrs posso estar errada, mas tenho essa impressão Fora isso, tenho curiosidade para saber o que ela vai fazer e o título da continuação é muito sugestivo para quem ainda não leu o primeiro rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. rs. Eu achei vários momentos engraçadinhos e a leitura foi realmente prazerosa.
      O título do livro dois realmente desperta muita curiosidade sobre o que poderia acontecer para surgir um segundo livro assim.

      Excluir
  12. Olá!!

    Eu não li a obra ainda, mas tenho vontade de ler pois parece ser uma história bem leve e gostosa de se ler.
    Eu confesso que fiquei meio com o pé atras quando vi que teria continuaçaõ, estou com saudades dos livros unicos, mas mesmo assim essa obra me atrai.
    Gostei da resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, te entendo completamente. Tá certo que eu amo poder ter mais contato com os personagens, mais ao mesmo tempo tudo estar com continuação é levemente irritante.

      Excluir
  13. Olá; ótima resenha.
    Esse é um livro que quero ler, pois a capa bonita e a boa repercussão dele chamam minha atenção, além de a premissa ser interessante e parecer ser uma leitura leve e gostosa.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Marijleite, é uma leitura agradável para relaxar.

      Excluir
  14. Olá!

    Eu adoro ler livros YA, eles são sempre bem levinhos, leituras que podem ser feitas bem rapidinho de tão fluída que pode ser a estória. Estou louca para ler Para todos os garotos que já amei por 4 motivos, 1) a capa é muito fofa, 2) adoro cartas, 3) só leio comentários positivos e 4) eu ganhei o marcador do livro *--------*

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk Adorei sua enumeração de motivos. Ficou uma graça.

      Excluir
  15. OI!
    Confesso que não sou a melhor pessoa pra ler YA, não tenho paciencia kkkkkkk
    Todos esses dilemas de amo ou não amo acabam me irritando de mais :P
    Mas achei a proposta bem interessante, fico imaginando se todas as cartinhas que eu já escrevi fossem enviadas pros boy, o quanto eu não teria passado vergonha kkkkkk

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Mari,
    Também li esse livro no impulso e gostei bastante, apesar de algumas ressalvas.
    Achei a Lara Jean bastante perdida e infantil em alguns momentos e também não gostei de não ter visto um final do livro.
    Enfim. Gostei muito da sua resenha!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi! Eu quero muito ler esse livro! Sempre leio comentários positivos sobre ele. Tenho gostado muito de ler YA, espero conseguir ler esse em breve. Adorei sua resenha, parabéns! Beijos.

    www.eicarolleia.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Confesso que não sou muito fã de romances mais jovens, com personagens dessa idade, mas esse é um livro que eu tenho muita curiosidade de ler, pois sempre vejo resenhas positivas dele na blogosfera, e o pessoal também pareceu gostar de "P.S. Eu ainda amo você", então quero ver se os livros são mesmo bons...haha' Sei que as capas são lindas ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Adorei isso, de não sou uma pessoa lá muito rosa... somos duas, também não me enquadro nisso. Após uma leitura pesada realmente é necessário pegar um pouco mais leve na leitura. Fico feliz, que mesmo tendo sido uma escolha de impulso você tenha conseguido alcançar seu objetivo. Mas ainda sou menos aberta que você pra essas leituras, eu teria que estar numa vibe muito ruim mesmo pra ler um livro assim. Mas a dica é válida. Fiquei curiosa com o drama que você leu. Quero resenha logo.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  20. Ola lindona estou bem curiosa com esse livros e as famosas cartas, imagino o que vai causar, gostei da protagonista e sua ligação com sua irmã, a capa está linda e delicada. Já estou com esse livro para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem? Quando você falou... que ela se apaixona pelo namorado da irmã.... já vi tudo... ferrou kkkkk já era kkkk, eu ainda não li o livro, mas eu quero muito, achei a ideia da garota que escrever esse tipo de carta e deixa guardado, o único problema é o risco de alguém ler ou o que aconteceu, todos os garotos lerem... acredito que pelo livro ser fofinho o final será fofinho também... não sei, mas espero não ter decepções na leitura... Obrigada pela resenha, amei, beijos...
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Não costumo ler muitos livros açucarados mas de vez em quando pego alguns para ler também e tem aqueles que me surpreendem, tipo Fangirl da Rainbow Rowell, já li este livro e adorei a premissa e como tudo foi desenrolando na história incluindo os problemas tipicamente adolescentes, mas que podem ser encaixados em qualquer contexto.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Quem diria a Mari ficou Rosinha nessa resenha que Fofura... Estar brincadeiras a parte eu também não sou muito rosa, máximo roxa kkk
    Mas Amei a premissa do livro e por saber que tu é crítica para caramba sei que vou amar a leitura, fora que super me identifiquei com a personagem, quando era da idade dela me Metia em cada apuros por conta do meu cupido bêbado kkkk
    Beijos e com certeza Amei a resenha!

    Giuliana

    ResponderExcluir
  24. Esse livro deve ser adrenalina pura hein, que complicado esse triangulo amoro, ja passei por algo parecido, haha. Amei a sua resenha e coo expos a sua opinião, ja anotei o livro no bloquinho. vou procurar depois. Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha. Eu estava com o pé atras com esse livro,mas acabei de mudar de idéia. Fiquei curiosa pra saber mais sobre o desenrolar...Vou correr na estante da minha irmã e começar a leitura já rrsrs.
    Obrigada pela dica,beijinhos

    ResponderExcluir