Resenha: Depois de você


Título no Brasil: Depois de Você
Título Original: After You
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 320




Pois é pessoal. A tão aguardada continuação de Como eu era antes de você chegou às livrarias e o Conchego das Letras foi correndo ler para poder resenhar para vocês.


Quem ainda não leu o primeiro livro, não leia essa resenha pois inevitavelmente ela fará referância ao final do livro UM, o que tira toda a graça dele se você já souber.

Vamos lá...


Nesse segundo livro encontraremos uma Louisa ainda quebrada, tentando descobrir como fará para conseguir continuar sua vida após a morte de Will. Depois de viver um bom tempo em Paris, trabalhando em um PUB e repetindo diariamente para os céus que estava fazendo aquilo que ele havia pedido a ela, Louisa acaba percebendo que nada daquilo a deixava realmente feliz, mesmo indo a cada lugar que eles falaram que ela deveria conhecer, só estava ali de corpo presente e tudo lhe parecia vazio em sem graça.

Sem querer voltar para a cidade onde tudo aconteceu, resolve então morar em Londres. Perto o suficiente para visitar os pais de carro, mas longe o bastante para não ter que reviver tudo ao reconhecer cada local em que já estiveram juntos.

Ela consegue um emprego de atendente em um bar e por lá fica, remoendo sua dor e tristeza. Um belo dia, bêbada, resolve subir ao terraço do prédio onde mora e ao andar pelo parapeito gritando a Will que nada estava dando certo desde que ele se foi ela ouve uma voz, acaba se desequilibrando e caindo. O acidente, muito feio por sinal, provoca várias fraturas e depois de ser operada ela acaba indo passar um tempo na casa de seu pais, para se recuperar.


Ao retornar para Londres seu pai exige que ela frequente um grupo de terapia do luto e é lá que ela conhece pessoas muito interessantes, inclusive Jake, um adolescente que perdeu a mãe e Sam, o paramédico que a atendeu durante o acidente e que, quem diria, é parente de Jake!


Sam fica interessado em Lou, mas seguir em frente é algo complicado e ela não sabe se está preparada.

Para complicar ainda mais o que já estava uma loucura total surge Lily, uma adolescente problemática cuja mãe é de longe a personagem que mais desprezei em todo o livro. Lily só quer uma coisa, ser aceita e amada da forma que sua mãe nunca foi capaz de lhe oferecer. O relacionamento de Lily e Lou é bastante interessante, para dizer o mínimo.


As sessões de terapia do luto foram as partes mais interessantes para mim e por muitas vezes me surpreendi rindo com a loucura que ela era. Também existe uma mini trama secundária que é a luta feminista travada pela mãe de Louisa, que descobre que existe um mundo além da cozinha e da maternidade.

Esperava mais evolução de Louisa e também não entendi onde foi parar a fortuna que Will deixou para ela. Ela não "torrou" tudo, já que permaneceu trabalhando em todo o momento e deixa claro que praticamente tudo o que fez, fora comprar o apartamento, foi com o dinheiro dela e não dele.


O livro é bom, mas... Eu não sei. Talvez se fosse livro único eu teria amado. Só que ele é a continuação de um livro que eu amei e que a princípio seria único, a expectativa foi grande e acabou que para mim não foi atendida. Não é justo julgar o livro pelas expectativas que eu criei em relação a ele, apenas sobre o que ele realmente é, mas não consegui desvincular uma coisa da outra. Ainda assim, acho que a leitura vale a pena e recomendo pra todos que querem saber um pouco mais sobre essa história.


***

Sinopse do Skoob: Quando uma história termina, outra tem que começar.Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.







Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. "Talvez se fosse livro único eu teria amado. Só que ele é a continuação de um livro que eu amei e que a princípio seria único."

    Esse é o problema das continuações, a indústria de entretenimento que lucrar tanto com um livro/filme que faz sucesso que ficam inventando continuações para histórias que já são boas do jeito que acabaram, e ficar aumentando corre o risco de estragar uma obra boa.

    Como sempre, gostei da sua resenha. Parabéns, Mari.

    Alessandro Bruno
    http://www.rascunhocomcafe.com/2016/02/deadpool-uma-boa-historia-cercada-de.html

    ResponderExcluir
  2. OMG eu estou tão ansiosa por esse livro. Não espero enormes surpresas, mas voltar ao universo da Lou me inspira. Talvez o livro único guardasse aquele sentimento vívido de emoção que tem o primeiro livro. Ainda não tive oportunidade de ler Before You, mas quero fazê-lo logo kkkk Amei a resenha, deu pra ter bem noção do que esperar do livro <3
    http://gordicesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    As pessoas querem me matar, mas não gostei de Como eu era antes de você.
    Quando eu vi que sairia a continuação achei completamente desnecessário. Sou completamente relutante quando tentam transformar em livros únicos trilogias ou series, um exemplo disso é a "trilogia" A Seleção, adoro os três livros, mas A Herdeira só me tirou do serio.
    Fico triste por não ter atendido suas expectativas ainda mais pelo primeiro livro ser favorito =/


    Bjos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li Como eu era antes de você e não pretendo ler.
    Sou do tipo de pessoa que ama spoiler e que evita livros tristes porque sempre passo um tempo depressiva depois que leio, por isso perguntei a uma amiga sobre ele, quando ela me contou o final fiquei revoltada. Assim como me recuso ler Convergente mesmo tendo lido os outros dois livro, também me recuso a ler Como eu era antes de você.
    Só de ler sua resenha sobre Depois de Você senti um apertinho no coração principalmente por ver como a Lou estava quebrada, como você mesmo disse. Achei interessante isso de grupo de terapia do luto já tinha ouvido falar uma vez sobre isso acho que foi em um filme, mas... Queria ler mais a respeito principalmente porque você falou que foi a parte mais interessante e que te fez ri.
    Enfim, de qualquer maneira nunca iria conseguir ler o primeiro livro sei que isso vai acabar comigo, não posso ler aquele final e muito menos ver a Lou despedaçada no decorrer de Depois de Você.
    Parabéns pela resenha.

    Blog
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li o primeiro livro, está na minha lista deste ano! Espero que eu goste.rs

    paradonaestante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  6. É sempre muito arriscado escrever continuações, principalmente quando se criam tantas expectativas em cima dele. Gosto da escrita da Jojo e vou dar uma chance a continuação. Estou lendo Cartas de Amor e estou gostando. É chato quando um livro que esperamos não corresponde, mas faz parte. Amei a resenha. bjj

    ResponderExcluir
  7. Oláa
    Eu também senti uma certa diferença de um livro para o outro. Quando li o primeiro, a leitura fluiu rapidamente e logo o terminei. O mesmo não aconteceu com a continuação... acho que foi pq faltava Will, ele era a essência do livro, não Lou. Ainda não acabei de ler depois de você.
    Continuações não tão boas são o meu maior medo, ainda mais quando a história já é boa como está.
    Entendo perfeitamente sua visão.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari, eu ainda não li o primeiro e estou com ele pra ler nos próximos dias, então não li a resenha pra não ver nada de comprometedor. Só li o último parágrafo onde você fala que o livro não atendeu suas expectativas, poxa! que pena, isso é mesmo muito frustrante. Imagino como se sentiu em ter amado o primeiro e ao ler esse, não sentiu a mesma coisa. Eu vou ler esse e também estou cheia de expectativas, tomara que eu goste.

    ResponderExcluir
  9. As vezes tem livros que não necessitam realmente de uma continuação, até porque as vezes tudo já foi esclarecido no primeiro, mas como eu ainda nao li o Como eu era antes de você eu nem sei o que te dizer sabe? Mas assim, eu fico triste de saber que o livro não alcançou suas expectativas, porque quando esperamos muito é fato que acabamos nos decepcionando mesmo. Eu sinceramente nunca espero muito. Eu pego o livro e começo ler e sem me preocupar sabe? Ai seja que Deus quiser rs
    Mas espero que os próximos da autora e se vier mais algum tu goste.
    Mas eu acho que vou ler o primeiro e se eu gostar nem sei se vou dar continuidade, talvez eu leia em ebook, mas vamos ver até lá

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-escola-de-viloes.html

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha e esse livro é só amorzinho! Não vejo a hora de ler!

    Beijos,
    Julia.

    porfavorjulia.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu não li nada da Jojo ainda. Eu nunca tive muita vontade, mas após eu ver o trailer do filme, fiquei curiosa. Sei que é uma boa história, porque MUITA gente ama, mas né.. A gente tem uns preconceitos bobos. Vamos lá... Você disse algo lindo a respeito "Talvez se fosse livro único eu teria amado. Só que ele é a continuação de um livro que eu amei e que a princípio seria único." eu te entendo e entendo o motivo de suas expectativas não terem sido atendidas. E isso é triste. Mas guarde as boas lembranças da leitura, é isso que fará parte pra sempre. Mesmo com o desapontamento. :(
    Eu não li, então não posso opinar sobre a história em si. Mas me parece ser bem bonita, né? Quero ler em breve! :D

    ResponderExcluir
  12. Oi, flor.
    Eu não li o primeiro livro, mas mesmo assim li a sua resenha. Isso porque já sei o que acontece no final no primeiro devido a spoilers que recebi. Mas curti saber que nessa obra a protagonista está lutando contra o luto. Embora seja um recomeço na vida dela, no entanto, parece que a autora não conseguiu superar o primeiro volume, né? Uma pena que não atendeu suas expectativas, mas não fico surpresa.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Mellllllllll delllllllsssss, estou com muito medo de ler essa continuação e por motivos bizarros: medo de não gostar e o livor não estar no mesmo nível do primeiro, que é pra mim maravilhoso. Ou de gostar demais e colocar o primeiro livro no chinelo. Como lidar com isso??? Entendo o seu sentimento e a sua opinião a respeito da obra e isso me deixou ainda mais receosa em ler... Ainda me dúvida!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    COnfesso que não estou criando expectativa com esse livro, pois eu não entendo o porquê ele foi publicado. Um livro só era o suficiente. Não que a história seja ruim, mas acho que não vou gostar tanto quanto do primeiro livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    De início eu não fiquei muito animada para ler uma continuação de "Como eu era antes de você", pois não queria ver a Louisa tendo uma vida depois do Will kkkk' egoísta, eu sei, mas eu me sentia assim, não queria ler a história dela sem ele. Estou um pouco receosa ainda, mas quero ver o que ela anda aprontando, porém, vou tentar não criar tantas expectativas *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Não li sua resenha, por motivos óbvios de: evitar spoiler. Estou muito ansiosa e curiosa para saber o que a Jojo reservou para Lou, Como eu era antes de você é meu livro favorito da autora, e foi o primeiro que li dela. Mexeu bastante comigo e me fez chorar horrores, mas eu amei de uma forma! Que estou roendo minhas unhas de tanta curiosidade.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não li o primeiro livro ainda, mas li tantas resenhas favoráveis e ouvi tantos elogios que já o coloquei na minha lista. E se eu gostar da leitura do primeiro, este segundo, certamente, também irá para a minha lista.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  18. Oiiie,

    Eu li o primeiro livro e chorei e amei, Como eu era antes de você se tonou o meu melhor livro de 2016. Mas eu não gostei dessa história de continuação, pra mim acabou no momento que o Will foi morte, eu não consigo imaginar a Lou com ninguém. Mas mesmo assim eu vou ler, espero que a Jojo me surpreenda, porque até agora eu não to gostando dessa estória de uma continuação kkk

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir