Resenha: Coração Sem Fim


Título no Brasil: Coração Sem Fim
Autor (a) Nacional: Larissa Lúcio de Carvalho
Editora: Chiado
Ano: 2014
Páginas: 456




Quem me acompanha aqui no blog sabe que quase não leio sinopse e não foi diferente dessa vez. Comecei sem saber o que me aguardava e posso afirmar para vocês, fui surpreendida! Fiquei tão ansiosa com poucas páginas lidas que não aguentou e resolvi conferir a sinopse, queria entender aquela capa e saber o que me aguardava mais para a frente.

Coração Sem Fim é uma história que nos mostra tantos assuntos importantes e que muitas vezes não prestamos atenção. Além, é claro, da linda amizade entre os três jovens, com personalidades tão diferentes e unidos pelo amor.


A história é focada nas vidas de Samanta, Bianca e Ruan, mas somos apresentados a outros personagens secundários que fazem com que ela se torne ainda mais rica em detalhes e emocionante. Samanta é uma jovem determinada, impulsiva, apaixonada pelos animais marítimos e tem um sonho que é fazer faculdade fora do Brasil. 

Bianca é um jovem que só pensa nela, nos problemas dela e no que ela quer. Ela já tem uma vida estabilizada, é uma modelo famosa e vive pelo mundo. Mas guarda um segredo que pode mudar sua vida para sempre. Ela ama Ruan desde muito nova, até que um dia cria coragem e conta tudo o que sente declarando o seu amor. Por ser linda e ter um ego muito grande, ela achava que teria tudo o que quisesse e não imaginou que o amigo não sentisse o mesmo, pois ele a tinha como uma irmã.

Já Ruan é um jovem com um coração enorme, um amigo para todos os momentos e um filho excelente. Ele sempre amou Samanta, mas não tem coragem de contar a verdade para a amiga por não saber como será a sua reação. Mas Samanta vai fazer faculdade em Dover University, na Inglaterra e então ele cria coragem de abrir o seu coração antes que ela vá embora e fique cinco anos longe dele.

Quando Ruan contou toda a verdade para Sam, fiquei até com receio de como ela ia reagir. Antes desse episódio, Sam fica sabendo por Bianca que contou tudo para Ruan, mas ela não sabe como foi a reação do amigo e quando percebe está com ciúmes, com medo dele ter aceitado aquele amor e ela se vê perdida em um sentimento que achava que não existia.
"Sabia que algo nela havia mudado em relação a ele ou, talvez, esse sentimento sempre estivesse lá, quieto, e com as mudanças dos últimos dias, tivesse desabrochado. Ficou estática sem conseguir entender o que estava acontecendo naquele momento."
Sam resolve aproveitar aquele momento, o pouco tempo que ainda resta junto com os seus familiares e amigos. Mas acontece algo que faz Sam mudar de ideia;  com o seu gênio forte e sem pensar nas consequências vai embora sem resolver o seu sentimento pelo amigo, deixando-o livre para Bianca. Eu nem sei o que faria nessa situação, é uma decisão bem complicada. Pois além dela saber que sua melhor amiga sempre amou Ruan, agora ela se vê também com esse mesmo sentimento por ele, mas ela sabe que vai ficar muitos anos longe e seria complicado manter tudo isso.

Com essa decisão tomada, Sam vai viver sua nova vida de estudante, conhecer novas culturas, fazer novos amigos e tentar esquecer o seu grande amor. Vai ter um momento em que Bianca vai precisar da ajuda dos amigos e familiares e Ruan, como sempre, estará ali ao seu lado. Tudo que ela queria.

Para quem não sabe, eu trabalho em uma ONG que é focada em reflorestamento e foi muito bom ler esse livro e conhecer um pouco mais sobre a preservação das tartarugas. Eu sou de Salvador/Bahia e em vários momentos lembrei do Projeto Tamar, que existe no litoral, e pude entender um pouco o trabalho que eles têm lá. E, é claro, ver como é um serviço tão importante para o nosso meio ambiente.

A autora também trouxe um pouco sobre a bulimia, como ela está presente em tantas jovens que só pensam em cuidar do corpo, esquecendo até de si mesma. A irmã de Samanta sofre de dislexia; eu não tinha nenhum conhecimento sobre o assunto e foi muito bom saber que se a pessoa for diagnostica cedo pode ter uma vida normal. Além de todos esses temas, a autora mostrou a vida de uma pessoa que sofre de bipolaridade e ressaltou que se tomar os medicamentos corretos, pode trabalhar e viver bem profissionalmente ou pessoalmente.

Obrigada Larissa por nos apresentar uma obra com tantos aprendizados e ainda mostrando a amizade, a traição, o perdão, a superação e o mais importante, o amor!

Aguardo ansiosa o lançamento da continuação!!!





Quer acompanhar a autora nas redes sociais, então basta seguir:




***


Sinopse do Skoob: Um romance que ressalta os sentimentos mais profundos vividos pelo ser humano, o conflito que esbarra no contraste do volúvel para o estável. A preocupação das tartarugas marinhas e recifes de corais, a adoção de animais abandonados, temas polêmicos envolvendo dislexia, bipolaridade e bulimia. Tudo dentro de um contexto familiar que se atrela nas relações de amizade, gerando amores platônicos, amores reais e amores doentios.

Comente com o Facebook:

26 comentários:

  1. Olá , tudo bem ? Eu já tinha visto esse livro mas não gostei anti assim da capa - mas que besteira a minha - depois da sua resenha fiquei interessada em ler . Parece ser ótimo , pelo que falou além do romance presente no livro vai abordar outros temas importante ;)

    Beijos ,
    Gleyce Garcia .

    ps-believeandlive1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e pela capa provavelmente eu não compraria. Assim como você eu não leio as sinopses, pois muitas delas contam metade da história.
    O fato de as duas gostarem do mesmo rapaz já me deixa com um pé atrás para essa leitura. Pois eu sinceramente perdi toda e qualquer paciência com triângulos amorosos.
    Então eu não sei se leria esse livro no momento, mas quem sabe futuramente.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei feliz em saber que esse livro aborda tantos assuntos importantes e não é focado só no romance. Fiquei curiosa para ler e descobrir mais sobre esses três amigos.
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Oiiii

    Nossa quanto assunto serio é trato no livro. Confesso que a capa não me atraiu, odeio capa que tem "pessoas", mas lendo sua resenha me interessou por falar de algo que pouco é discutido nos livros atualmente.


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie Daya, tudo bom?

    confesso que não conhecia o livro.. mas sempre é bom conhecer novas obras.
    Realmente são muitos assuntos abordados no livro, fiquei até pensando se realmente ficaria bom tudo isso em um livro, mas pela sinopse devo dizer que era da intenção da autora, já que é 'um romance que ressalta os sentimentos mais profundos vividos pelo ser humano'. Então realmente é muita coisa para se falar.
    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Que livro interessante. Não conhecia, mas gostei da quantidade de temas que ele aborda. Com certeza deve ser um leitura inesquecível.
    Imaginei que teria continuação, afinal não dá para falar de tantas coisas em um só livro.
    Gostei de conhecer coração sem fim. Espero ter oportunidade de ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Daya, sua linda! eu estava curiosa com essa obra mas não sabia ao certo o que esperar da leitura. Sua resenha me deixou super curiosa e tenho certeza de que será meu próximo pedido com a editora. Gostei muito de ler sua opinião e foi o que tirou minhas dúvidas para a leitura, obrigada pela dica. Como sempre, seu blog arrasa nas resenhas. Beijos

    ResponderExcluir
  8. A autora usou uma história de amor e amizade para abordar temas tão interessantes e importantes, como as doenças e também a preservação do ambiente. Eu adorei a sua resenha, por não ter ideia do livro nem da autora o seu texto fois muito importante para me mostrar essa escrita que dificilmente de outra forma eu viria a conhecer. Eu gostei muito!

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia o livro, mas a capa me lembra um livro de gravuras que eu tenho desde criança. Achei bem interessante a abordagem da bulimia na trama, poucos autores tem coragem para abordar este tipo de drama e isso me deixou bem curiosa!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Fiquei bem interessada nessa trama, principalmente por saber que vou sofrer com os personagens com essa indecisão e medo de se declarar. É uma trama bem intensa, que me deixará angustiada para saber como será o final.
    Bjks!

    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Infelizmente o livro não tem uma premissa que me agrade muito, achei alguns pontos ressaltados bastante clichês e simplesmente não curti a proposta da obra. Por isso essa é uma leitura que eu não faria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Já vi muitas vezes a capa desse livro rolando pela timeline do instagram, mas nunca parei para ler a sinopse, assim como você não gosto de saber muito sobre os livros que quero ler. Mas, lendo sua resenha, notei o quão boa é a premissa desse livro, como sou parceira da editora, acho que irei solicitar o livro, para poder conhecê-lo melhor e tirar minhas conclusões.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olha já faz algum tempo que estou de olho nesse livro.
    Não é a primeira vez que vejo falarem tão bem sabe? Só que eu acho que no momento para mim a leitura não vai servir, porque aborda temas bastante intensos como tu citou em suas impressões. Importantes é claro! Mas que tem que ter uma cabeça boa pra poder ler, porque eu sou do tipo que se impressiona fácil dependendo do assunto sabe? Mas mesmo assim espero conhecer qualquer hora, porque já tenho visto ele faz tempo me chamando pra comprar rs

    Eu sou uma pessoa bastante compulsiva e ansiosa e tipo, eu não sei como eu reagiria a esse livro. Então preciso aguardar o meu tempo.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-espera-de-romeu.html

    ResponderExcluir
  14. Que linda resenha.
    Eu já havia visto a capa do livro em vários lugares, acho que essa é a segunda resenha que leio. Admito que curti sim, a premissa é interessante acho que o conflito no livro entre os amigos é algo que chamou minha atenção fora o fato da autora abordar temas fortes como a bulimia.
    Sinceramente adorei e espero poder ler o livro um dia.
    bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?

    Assim como você, não costume ler sinopse e, por vezes, evito até resenhas antes de ler o livro. Gosto de ser surpreendida! Pelo que você declarou nessa ótima resenha (aliás), eu ia gostar muito desse livro também. É sempre bom ver livros que podem tratar de temas simples e clichês, como um amor entre dois amigos, mas que acaba abordando temas importantes, como é o caso desse.

    Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Mesmo abordando temas importantes, o livro não faz meu estilo.

    paradonaestante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  17. Oiii
    Eu recebi esse livro essa semana e minhas expectativas são altas.
    A sua resenha só me fez ficar com vontade de ler agora.
    Saber que você gostou é o que mais empolga.
    Parabéns pela ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oiee Daya ^^
    Não sabia que você trabalhava numa ONG *-* que legal! Morro de vontade de ajudar em uma *-*
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bastante curiosa para lê-lo, pois não me lembro de nenhuma história onde o triângulo amoroso acontecesse entre duas meninas e um rapaz, a maioria é com uma menina e dois meninos *-* Fiquei curiosa também para conhecer a Sam e saber o que vai acontecer com ela no exterior, e, é claro, o que vai acontecer com a amizade dos três com todos esses sentimentos. Gostei mesmo, e adorei a sua resenha ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem??
    Achei a história muito bonita! Bem reflexiva e cheia de ensinamentos... Quantos temas abordados em um só livro!
    Adorei saber sobre seu trabalho em uma ONG! Estava procurando uma de animais aqui na minha cidade, e não encontrei nenhuma com facilidade :/

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    quantas mensagens importantes a autora transmitiu nessa obra, né?
    Acho super válida leituras que nos fazem refletir, além disso o fato da leitura ser agradável confere a obra pontos extras, não entendo por que esses livros bons não são tão falados, essa é a primeira resenha que leio desse livro e confesso que fiquei curiosa pela história.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  21. OI!!

    Também não sei o que faria em uma situação assim, você ama uma pessoa e sua melhor amiga tem o mesmo sentimento pelo rapaz. Complicado! E, é muito interessante a autora ter abordados temas tão polêmicos como a preservação do meio ambiente e a bulimia, pontos que estão cada vez mais drásticos em nossa sociedade. Beijos e até a próxima.

    ResponderExcluir
  22. Oiii!

    Que demais! Não conhecia esse livro e geeeente que amor! Os temas abordados (os vários deles) são ótimos e pouco trabalhados por aqui. Eu achei a capa fofa! Nunca li nada que falasse sobre preservação e adorei saber. Tenho muuuita vontade e curiosidade em conhecer o Projeto Tamar. Outra coisa legal é tratar esses disturbios alimentares e mental, pois chama atenção para um problema mega sério.
    A resenha está linda!

    PS: fiquei com invejinha com o fato de você morar na Bahia hahahah /sonho!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Achei bem legal o livro envolvendo esses três amigos. Não conhecia a obra antes, mas achei a estoria bem interessante por tratar de tantos assuntos legais, e mostrar também que fazer as coisas de cabeça quente nem sempre é a solução. Fiquei curiosa para saber o que acontece com a Sam para que ela precise da ajuda de família e amigos e queria saber se acontece no intercambio ou quando ela já esta de volta. Achei bacana também o livro falar sobre o meio ambiente, muito legal.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu não conhecia a história e nem a autora, mas gostei muito do enredo abordado. Triângulo amoroso não é problema pra mim, na maioria das vezes eu sempre torço para o cara certo.
    Adorei a sua resenha e espero poder ler em breve.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei incrível os temas que ela trouxe na obra, dando um ar completamente inovador e cheio de lições super importantes.
    Faz tempo que não leio um livro com amigos como protagonistas, e com uma menina que precisa aprender algumas coisinhas pra melhorar sua personalidade, espero um dia poder ler.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá meninas, Adorei a resenha, o livro parece ter um conteúdo bem rico com vários temas polêmicos que foram abordados durante o discorrer da história.
    Sinceramente fiquei interessada demais em ler, também tenho mania de não ler sinopses, acho que fica tudo mais emocionante.
    Beijos e parabéns!!!

    ResponderExcluir