Resenha: Spettacolo


Título do Livro: Spettacolo
Autora Nacional: Rafaela Papini
Editora: Arwen
Páginas: 327
Ano: 2015

Hoje venho trazer para vocês um livro que já me agradou de cara. Gostei da temática circense e os personagens são muito bem trabalhados e apresentados. 

O livro é um romance, mas nos apresenta também um pouco de suspense e aventura com direto a sequestro e fogo... Muito fogo.


Em Spettacolo conheceremos Maria Luisa, ou Malu, como é popularmente conhecida; uma garota doce e inteligente, com sérios problemas de autoestima, apesar de ser linda. Mas, diferente dos livros que costumamos ver, onde estes problemas são infundados, no caso de Malu eles têm uma origem, que é a falta de atenção dada por sua mãe a ela, colocando sempre seu irmão como o "mais mais".

Malu encontra-se em um namoro em processo de naufrágil. Seu príncipe encantado transformava-se em um sapo a cada dia e ela sentia-se cada vez mais abandonada e desvalorizada. A única pessoa que realmente a colocava para cima era Kátia, sua melhor amiga e de longe minha personagem favorita (sim, eu tenho problemas, amo coadjuvantes).

Hiram, mais conhecido como O Dragão, é um homem que cresceu no circo, criado por aqueles que nele trabalhavam após a morte de sua mãe. Faz um esplêndido show  pirotécnico, que é uma das principais e mais esperadas atrações. Ele carrega um trauma muito grande em sua vida, tem constantes pesadelos, e começou a sentir um grande vazio dentro de si que não consegue compreender e nem sabe como sanar.

A necessidade de realizar um trabalho complicado para conseguir o diploma e a de impedir que o circo feche, são planos de fundo muito envolventes para os encontros e desencontros de Malu e Hiram.

Li o livro rapidinho, sempre querendo mais. O livro tem início, meio e fim, mas deixa um gostinho de quero mais com o capítulo que nos mostra a possibilidade de ter um livro sobre os coadjuvantes que cativaram o meu coração. Super ansiosa para isso.

A única coisa que não gostei foi um pedaço do finalzinho que achei meio "nonsense", como diria uma amiga. Tentei entender, sério, mas a mudança de atitude da personagem foi grande demais e meio que não colou para mim. Mas, vocês me conhecem... Eu sou meio chatinha.rs. 

Quer comprar o livro para ler também? Então clique AQUI e acesse a ArwenStore.

Página do livro no Facebook: https://www.facebook.com/spettacololivro/

***
Sinopse: De um lado temos a história de Hiram, um misterioso e sedutor artista de circo que se apresenta fazendo shows com fogo. De outro, a história de Maria Luisa, uma moça insegura, levando uma vida monótona em uma cidade pequena do interior. Ele possui segredos de um passado doloroso que desvenda com a ajuda de uma fotografia rasgada e o diário de sua mãe, morta no incêndio ocorrido durante o show de mágica quando ainda era criança. Ela sofre com uma mãe distante e um namorado indiferente, entediada com sua vida dolorosamente comum. Eles levam vidas completamente diferentes, mas, de alguma forma, o destino os cruza durante um espetáculo em que Hiram é hipnotizado por um par de olhos azuis que o fitava, admirado, na plateia. Em meio a encontros e desencontros, seus estilos de vida serão postos à prova, fazendo-os encarar seus piores pesadelos e repensar tudo aquilo em que acreditavam na tentativa de viver esse grande amor.

Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. OMG, o que será que aconteceu no final que incomodou tanto? Curioso. Uma das coisas que gosto aqui no Conchego é que o blogue é cheio de indicação de livro nacional interessante, há muitos escritores brasileiros bons, o que falta é a devida divulgação, e vocês fazem isso muito bem. Parabéns

    Abraços
    Alessandro Bruno
    http://www.rascunhocomcafe.com/2016/01/analise-da-musica-exagerado.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alessandro Bruno! Tentamos sempre misturar as indicações de livros nacionais com livros de fora, assim o leitor conhece um pouco de tudo e, quem sabe, a gente consegue também quebrar o tabu que só o que é de fora é bom.

      Temos excelentes livros nacionais dos mais diversos gêneros!

      Excluir
  2. Oie.
    Se eu não tivesse lido sua resenha jamais imaginaria que o livro é um romance. NUNCA NUNCA NUNCA.
    E pela capa eu não compraria, pois pensava que era um livro tipo, super fantasia, com muitas cenas de luta e nada de romance kkkkkk, mas me enganei.
    Eu adorei a premissa, e leria sim, fiquei aqui curiosa para saber o que aconteceu no final que vc não curtiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, não é que eu não curti o final... É que eu não curti TANTO uma cena que estava mais lá para o final. Eu esperava algo beeeem diferente naquela parte e, bem, achei ficou rápido e simples demais em comparação com todo o resto do livro.

      Excluir
  3. Mari, imaginei tudo, menos que teria romance nesse livro só por causa da capa rsrs. Não conhecia a Rafaela Papini e achei bem interessante a história. Resenha muito bem escrita, fazendo a gente ficar curiosa.
    Beijo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impressionante como uma capa pode alterar a percepção das pessoas, não é? Assumo que eu também não imaginei o livro como um romance ao olhar a capa, mas é o que ele é, apesar de ter um pouco de aventura e se passar em um circo.rs.

      Excluir
  4. Olha, romance,suspense, aventura e fogo? Já fiquei curiosa.
    Ai, falta de atenção pela mãe, que triste! E namorado virando sapo? Coitada.
    Hiram e Malu ficam juntos??E esse final que não agradou?? Fiquei mais curiosa ainda. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, não é que o final não tenha me agradado. O que não me agradou foi COMO uma parte do final aconteceu... Achei rápida e simples demais perto do resto da trama. Mas isso foi UMA cena e não todo o final.rs.

      Excluir
  5. Olá
    Então... Eu sinceramente, não curti essa capa, a arwen arrasa nas capas dos seus livros, mas essa, não me convenceu.
    Interessante saber q a história envolve o mundo circense, difícil construir uma história nesse mundo, pois as nuances são bem grandes. Oops, grandes viradas de postura ou personalidade, não da pra engolir, sem q tenha uma boa explicação para isso.
    Mas valeu pela resenha, acho q da pra analisar bem, se queremos ler ou não. Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Tenho escutada muita gente dizendo que amou a capa, mas a mesma quantidade de gente dizendo que não gostou nada dela. rsss. Faz parte. Eu não acho que a capa é condizente com a história, após a leitura imaginei algo completamente diferente como capa, mas foi a escolha da autora (porque não importa quantas sugestões a editora dê, só passa aquilo que agradar ao autor).

      99% dos personagens são coerentes do inicio ao fim, mas teve uma... Aquela única personagem... Ela foi a responsável pela cena que não gostei.rs.

      Excluir
  6. Oi, meninas!!
    Esse livro tem uma das capas mais incíveis que vi. Dá realmente o tom de mistério que sugere. Aí vem esse título lindo, na minha língua paterna e uma história pra lá de interessante, e eu gamei!
    O texto de vocês está impecável como sempre! Desejo a ambas e à autora também muito sucesso nessa jornada!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nu! Fico feliz que tenha gostado da nossa resenha. Eu meio que visualizo até agora esse livro com outra capa, mas também acho essa muito bonita. O nome ser nesta língua tem um propósito, que é explicado ao longo do livro e eu gostei.
      É uma leitura que vale a pena.

      Excluir
  7. Oi Mari, tudo bem?
    Menina do céu fiquei curiosa para ler esse livro, vou te contar porque...
    Eu li o livro Mundo de Tinta da Cornelia Funke e amei o personagem que se chama Dedo Empoeirado que é malabarista de fogo, então logo associei e esse mundo do circo, apesar de meu traumas com macacos mordedores de canelas gordas (graças a Deus tiraram os bichos do circo) amei a premissa e sua resenha me deixou muito curiosa mesmo.
    Beijos.
    Clube do Livro & Amigos | Curtiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Macacos mordedores de canelas gordas? kkkk Não vou nem tentar imaginar a cena!kkkkkkkk

      Excluir
    2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 😂😂😂😂😂

      Excluir
  8. Mari pensa numa pessoa que ama Circo. palhaços,Malabaristas,mas,nunca fui a um circo. sou meio frustada em relação a isso.Mas como diria o ditado "Antes tarde do que nunca" vou pegar meus pequenos e ir conhecer o circo.Adoro livros de fácil leitura, e principalmente que deixam aquele delicioso gostinho de quero mais.espero que o circo não feche e que Malu e Hiram vivam um lindo amor. Bjus

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Ainda não conhecia o livro Spettacolo, mas achei a historia legal e interessante gostei dos personagens ainda mais Hiram que moro em um circo algo que achei bem legal e curiosa e também gostei de temos ótimos personagens coadjuvantes uma coisa que gosto muito em um livro e adorei essa capa ficou muito massa !!

    ResponderExcluir
  10. Oiê, confesso que eu não conhecia essa obra e adorei a resenha! A história parece ser bem interessante e me deixou bem curiosa, já anotei a dica!

    Beijokas da Quel ¬¬

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca li nada que parecido com isso! eu tinha um pé atrás com essa história e estava esperando ver alguma resenha para poder entender melhor o livro e pelo que vi na sua, parece ser uma boa trama e instigante até o final. Achei o enredo super diferente, apesar de ter detalhes bem comuns, o universo criado (no geral) é diferente sim. Fiquei curiosa com esse final e essa mudança brusca na atitude da personagem.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Gostei bastante da resenha e gosto bastante de histórias desse gênero. Só não moraria em um circo rsrs Muito bom quando gostamos dos personagens coadjuvantes e apaixonamos. Fiquei curiosa com esse final. O que será que aconteceu??
    Beijos e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o livro, gosto de circo em histórias, mas confesso que essa trama não me chamou a atenção, e depois do seu comentário sobre o final, desanimei mais ainda. Gostei muito da sua resenha e principalmente sobre a sua sinceridade, prezo demais isso em uma resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  14. OMG eu tenho esse pra ler, mas estava evitando por achar que não faria o meu estilo. Mudei totalmente de ideia viu gente. A resenha me deixou super curiosa. Eu tenho um pouquinho de medo de circo( acho que é por isso que eu estava evitando o livro rsr)Mas vou superar rsrs.
    Eu também tenho fraco por coadjuvantes, eles sempre parecem mais reais que os protagonistas rsrs
    Adorei a resenha.Parabéns beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá Mari,
    Nossa, conforme fi lendo sua resenha fui ficando super animada para ler o livro, mas me decepcionei um pouco por você ter dito isso do final. O final não me pareceu convincente pra você e isso é uma pena.
    Acho que é um livro que leria, mas não de imediato.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Mari!!!
    Não imaginava que fosse um romance hahahhaha Juro, mas confesso que depois da sua resenha me arrependi de ter perdido o lançamento e ficado em outro evento que não valeu a pena :(
    Gostei muito da história e muito mais da sua resenha, tenho uma amor muito intenso por O circo da noite, e esse livro me fez relembra-lo, então vai pra lista!

    Beijokas

    ResponderExcluir