Resenha: Plátano e Bordo


Título no Brasil: Plátano e Bordo
Autor (a) Nacional: Carolina Utinguassú Flores
Editora: Multifoco
Ano: 2015
Páginas: 206






Olá leitores,

O que falar de um livro que nem sei como começar rsrs.

Quando vi a capa, pensei que fosse um drama e ia dar para a Mariana ler, mas depois, não lembro como, alguém me disse ou sei lá onde vi, que se tratava de um livro erótico. Então acabei ficando para ler, porque a Mariana não gosta de livros nesse gênero e raramente dá uma nota boa para ele.

Comecei a história jurando se tratar de uma obra puramente erótica, mas acabei me surpreendendo. Claro que tem algumas cenas bem picantes, mas com o desenrolar da história, vejo que se trata de um suspense e cheio de mistério. 

Em Plátano e Bordo vamos conhecer Rosana, uma mulher que faz faculdade  de dança e, uma vez por semana, se apresenta em uma boate. Ela não aceita fazer algo a mais que sua apresentação, mas sempre tem alguns doidos que querem conhecer profundamente a dançarina. Até que ela é perseguida por um homem que tenta agarrá-la a força e, tentando se defender, acaba o matando.


Ela é presa e se vê em um ambiente totalmente diferente do que está acostumada. Passa por humilhações, aprende a se defender e até começa a ter consultas com a psicóloga Tereza. Rosana vai contar tudo o que passou desde a sua infância até o seu momento atual, relatando todos os seus medos e frustrações.

Depois de passar um tempo na prisão, Rosana sai de lá e a história começa ficar mais eletrizante. Eu achei até esse momento a história um pouco cansativa, pois possuía poucos diálogos e descrevia mais os pensamentos de Rosana.

A partir daí, a autora nos apresenta um enredo completamente novo, pois começa a acontecer uns assassinatos cruéis e, mesmo sendo narrado com detalhamento, não sabemos quem é a pessoa que faz isso com tanta frieza.

Começamos a acompanhar como um serial killer age. A autora nos mostra como uma mente perturbada tem seus momentos de um ser humano normal e depois, para satisfazer o seu prazer e ter seu objetivo realizado, mata uma pessoa com suas próprias mãos como se fosse algo mais normal do mundo.

A história se passa no sul do Brasil e a autora foi fiel a linguagem local, tanto que acabei o livro e só queria falar "tu"... Tu sabe? rsrs E o final é bastante surpreendente, para não dizer completamente incomum e um tanto angustiante.







Quer acompanhar a autora nas redes sociais, então basta seguir:





***

Sinopse do Skoob: Capital gaúcha, presídio feminino. Rosana é uma dançarina que corre contra o tempo para fazer sua faculdade e manter seus dois empregos. Ela passa a ser ameaçada por um dos clientes da Boate Pleasure, onde se apresenta em algumas noites. Na tentativa de se libertar desse inconveniente acaba cometendo um assassinato. No presídio Madre Pelletier, ela conhece sua psicóloga e futura grande amiga, Tereza, que lhe dará apoio nos momentos dolorosos e de aprendizado que se passam nesse ambiente. Após sua saída da prisão, outros assassinatos ocorrem, característicos de uma psicopata sexual. Nem mesmo namorado, familiares, amigos ou conhecidos desconfiam do que essa mulher é capaz.

Comente com o Facebook:

58 comentários:

  1. Olá.
    Nossa fiquei bem indecisa agora porque também não gosto de erótico de jeito nenhum, mas amo serial killers acho super intrigantes esses personagens. Agora eu não sei o que fazer, então vou anotar o nome dele aqui para pesquisar mais.
    Amo o sotaque do sul, é tão charmoso ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele,
      O livro tem cenas de sexo, bem construídas. Mas não considero um livro hot, então pode conhecer a obra rs
      beijos

      Excluir
    2. Daniele, confira a página do face, Plátano e Bordo. No Skoob tem todas as resenhas. Ok? Estou à disposição! Um beijo!

      Excluir
  2. Porque esse título? Não gostei da capa, mas vai de gosto. Ela ser presa e depois de solta começarem os assassinatos tem relação? Não faz meu estilo de leitura, mas fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei assustada com a capa rsrs Se tem relação... só lendo rsrs
      beijos

      Excluir
    2. Olá, Bianca! O título tem a ver com as características das árvores e suas semelhanças com a natureza humana, mais especificamente com as duas personagens principais da trama. Uma dualidade interessante, você irá gostar. Se não gostar, servirá para conhecimento e cultura. Estou à disposição. Um beijão!

      Excluir
  3. Oi Daya!

    Um erótico que se revela um suspense e cheio de mistério? Parece intrigante, mas não é uma leitura que me agrada.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais,
      Não chega ser um eróticoooo, mas tem cenas de sexo rs
      beijos

      Excluir
  4. Oi
    Não conhecia o livro, mas gostei de saber que misturar cenas hot com mistério e suspense. Confesso que só pela resenha eu não arriscaria a leitura, mas o contexto chamou minha atenção.
    Mas saber que envolve serrial killer me ganhou de vez.
    Goste de saber que se passa no Brasil
    Resumindo. Preciso ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rízia,
      Não entendi, pela resenha você não leria e depois, por ter serial killer arriscaria?
      beijinhos

      Excluir
    2. Olá, Rízia! Se quiseres posso lhe enviar o livro. Também têm outras opções, como comprar no cartão pela livraria Cultura, no site da Editora Multifoco. Entre na página do face "Plátano e Bordo". Um beijo!

      Excluir
  5. Oi, Dayaaa!

    Menina, olhando a capa e o título e não iria me interessar não, eles não me chama a atenção. Mas achei interessante a premissa dele através da sua resenha. Seria um livro que eu daria uma chance se tivesse em mãos.

    Um beijo enorme,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dai,
      A capa é bem angustiante rsrs
      Obrigada
      beijos

      Excluir
  6. Oláa
    Não conhecia o livro nem a autora..e pela sinopse e sua resenha fiquei bem interessada,pois adoro livros nesse gênero,maaaaas odiei a capa se eu não soubesse do que se trata o livro nem olharia pra ele e também tem o caso de detalhamento demais em algumas partes o que torna a leitura não muito prazerosa e no momento tô fugindo de livros assim,o que salvou mesmo foi a premissa..mas só!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-seguinte.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne,
      é uma história bem escrita, se você gosta do gênero e quiser conhecer... espero que goste!
      beijos

      Excluir
  7. Oii!

    Daya que sensacional isso!

    A capa e o título não dão entender que é um mistério assimn e eu gostei disso. Na real, ele não era nada do que você achou hahahah. Eu achei o enredo interessante e gosto desse mistério que ronda a história.
    Que bom que deu uma chance a obra! Ótima resenha :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Né menina, não era nada que eu pensei!!
      Se tivesse a certeza, minha parceira que tinha feito a resenha rsrs
      Beijos e obrigada

      Excluir
    2. Olá, Ana Paula! Que bom que você se interessou. Dê-me uma chance também, quero lhe surpreender. Se quiseres posso lhe enviar o livro. Também têm outras opções, como comprar no cartão pela livraria Cultura, no site da Editora Multifoco. Entre na página do face "Plátano e Bordo". Um beijo!

      Excluir
  8. Noooooosssssaaaaaaaaaaaaa que tendo heim? Erotismo e carceragem juntos é uma boa pedida para quem quer sair da zona de conforto e se jogar em um enredo bem original. Quanto à linguagem local, vou amar, sou gaucha, mas morando em São paulo a 18 anos, já perdi meu sotaque totalmente. Quero ler o mais rápido possivel!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivi,
      O enredo é bem interessante! Depois me conta o que achou!!
      Minha mãe é gaúcha e não tem mais nenhum sotaque rs
      beijos

      Excluir
    2. Olá, querida Ivi! Gaúcha? Ótimo! Se quiseres posso lhe enviar o livro. Também têm outras opções, como comprar no cartão pela livraria Cultura, no site da Editora Multifoco. Entre na página do face "Plátano e Bordo". Um beijo!

      Excluir
  9. Olha eu achei a premissa do livro bastante interessante, porque eu adoro um suspense/mistério/investigação policial - Eu não sei se leria no momento, mas eu acho que deve ser uma boa estória que todos os leitores deveriam ler. Achei interessante isso da dançarina as vezes se submeter a fazer o que os homens querem, sem contar o doido que fica em cima. Agora qual será o mistério por trás de tudo NÉ? Livro assim é o que mais prende o leitor e realmente não dúvido que eu iria gostar de fazer a leitura. Colocarei na minha listinha. Quem sabe eu venha a ler mais pra frente.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/voce-sabe-o-que-e-amar-6.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for ler, me conta tá?
      É uma história bem diferente que estou acostumada, e no final fui surpreendida rs
      beijos

      Excluir
  10. Uau, não dava nada para o livro quando comecei a ler a resenha, mas depois que você mencionou que a Rosana mata o sujeito minha curiosidade foi às alturas (rs). Interessante saber que a autora envolveu erotismo e assassinatos em um único enredo. Parece meu tipo de livro, mesmo que tenha sido um pouco cansativo para você.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran,
      Eu não leio muitos livros assim, mas foi surpreendente!
      beijos

      Excluir
    2. Olá, Francine! Realmente, um livro é muito subjetivo. Mas se você gostou da resenha, dê uma olhadinha no Skoob também. Se quiseres posso lhe enviar o livro. Também têm outras opções, como comprar no cartão pela livraria Cultura, no site da Editora Multifoco. Entre na página do face "Plátano e Bordo", tem coisas bem legais lá. Um beijo!

      Excluir
  11. Oi, Daya! Que bom que o livro te surpreendeu ;) Achei interessante e fiquei curiosa para saber quem está por trás dos assassinatos. Legal que a autora foi capaz de inserir diversos elementos na obra e desenvolvê-los bem. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,
      Foi difícil saber quem estava matando, a autora conseguiu esconder muito bem e a descoberta foi surpreendente. Nunca imaginei rsrs
      beijos

      Excluir
  12. Oi!
    Esse livro me parece ser bem recheado de coisas peculiares. Não digo só sobre as cenas de sexo e do serial killer, mas a junção dessas duas coisas deve ser algo de tirar o fôlego de qualquer um. Quando vi a capa, fiquei meio ''meh'' pra ela, não me interessei muito, mas agora lendo sua resenha, pude abrir mais a imaginação e saber mais sobre a obra. Quem sabe eu leia em breve, né. haha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anelise,
      É verdade, recheado de coisas peculiares!
      beijos

      Excluir
  13. Oi Daya.
    Gostei de saber que o livro aborda o sistema carcerário brasileiro, e principalmente que ele tem muito mistério.
    Eu prefiro enredos que com mais mais diálogos, mas estou disposta a encarar a parte mais descritiva pra saber o que me espera depois que a protagonista sai da prisão.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paty! Se quiseres posso lhe enviar o livro. Também têm outras opções, como comprar no cartão pela livraria Cultura, no site da Editora Multifoco. Entre na página do face "Plátano e Bordo". Um beijo!

      Excluir
  14. Oi Daya.
    Então, não curti a capa do livro, achei até a proposta bem interessante,
    gosto de livros com assassinos em série, até ai tudo bem, mas quando você mencionou que o estilo da leitura traz a linguagem do sul, eu me desanimei. Não pela linguagem de lá, mas porque me incomodo muito com leituras que apresentam esse tipo de coloquialismo regional e o abuso de gírias ou expressões regionais. Por isso eu passo a leitura. beijos

    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kris, tudo bem? Calma, não é tanto assim, tipo "Contos Gauchescos", he, he! É só o nosso jeitinho de falar, mas é tranquilo, só achei melhor utilizar o "tu" e não o "você". É uma leitura bem fácil, acessível a todos. Dê-me uma chance de te surpreender. Se quiseres posso lhe enviar o livro. Também têm outras opções, como comprar no cartão pela livraria Cultura, no site da Editora Multifoco. Entre na página do face "Plátano e Bordo". Um beijo!

      Excluir
  15. Pelo que eu percebi o livro é muito mais policial que erótico, né? Gostei. Quando iniciei sua resenha achei que ia para um lado e foi para outro, rs. Eu amo romances policias, por isso adorei descobrir essa nova obra, vou querer ler, pois amo mistérios e assassinatos!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dessa! Se quiseres posso lhe enviar o livro. Também têm outras opções, como comprar no cartão pela livraria Cultura, no site da Editora Multifoco. Entre na página do face "Plátano e Bordo". Um beijo!

      Excluir
  16. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas sendo a mistura de dois gêneros que eu não curto muito, acho que não o leria. Fico feliz que você tenha curtido parte da história (principalmente o final), mas, ainda assim, não sei se leria. Histórias com assassinatos e coisas do tipo não são para mim :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Muito interessante essa obra! Uma história onde se passa por um período dentro de um presídio feminino deve ser bem intenso. Fico imaginando tudo o que a mulher passará nesse período. E depois a história melhora! Deve ser uma leitura que você começa e não consegue mais parar.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carla! Todos que me dão "feedback" dizem que leram rápido, pois cada capítulo é cúmplice do outro (palavras de um leitor). Se quiseres posso lhe enviar o livro. Também têm outras opções, como comprar no cartão pela livraria Cultura, no site da Editora Multifoco. Entre na página do face "Plátano e Bordo". Um beijo!

      Excluir
  18. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e nem a autora, mas gostei muito da premissa. Livros que envolvem mistério sempre me interessam rsrs, e fico feliz do final ser surpreendente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giovana! Que bom que vc gostou! Se quiseres posso lhe enviar o livro. Também têm outras opções, como comprar no cartão pela livraria Cultura, no site da Editora Multifoco. Entre na página do face "Plátano e Bordo". Um beijo!

      Excluir
  19. Oi,

    Eu adoro romance misturado com crimes e aventuras policiais. Gostei da sua resenha e coloquei o livro na lista de desejados.

    Beijos
    Jucimara Pauda
    jusemfrescura.bvlogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jucimara! Desculpe a demora em responder... Você já adquiriu? Se quiseres posso lhe enviar o livro. Também têm outras opções, como comprar no cartão pela livraria Cultura, no site da Editora Multifoco. Entre na página do face "Plátano e Bordo". Um beijo!

      Excluir
  20. Achei a premissa deste livro bem interessante ,logo no inicio quando você citou que se tratava de um livro com conteúdo erótico logo virei a cara pois este gênero não me agrada , mais conforme fui acompanhando sua resenha percebi que o livro é bem mais que isso , me vi querendo saber mais a respeito da historia e talvez eu vá dar uma chance a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline! Isso mesmo, eu mereço uma chance, he, he! Se quiseres posso lhe enviar o livro. Também têm outras opções, como comprar no cartão pela livraria Cultura, no site da Editora Multifoco. Entre na página do face "Plátano e Bordo". Um beijo!

      Excluir
  21. Puxa vida, a primeira coisa que posso notar é que é uma história bem diferente das hot que encontramos por aí. Ter cenas picantes, serial killer, suspense são ingredientes que me atraíram muito para a história do livro.
    Adorei também o vídeo que a autora fez para o blog.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  22. Adoro livros com suspense, investigação, assassinatos, mas não curto eróticos! Eu gostei da sua resenha, até me despertou interesse pelo livro,quem sabe eu o leia futuramente! Só a capa que não me atraiu!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline! Bem, a Editora colocou um selo erótico, mas isso foi apenas uma ferramenta que leva à assassina, um plus, entende? O foco da obra é no comportamento humano, em especial o psicopático. Você irá gostar. Se quiseres posso lhe enviar o livro. Também têm outras opções, como comprar no cartão pela livraria Cultura, no site da Editora Multifoco. Entre na página do face "Plátano e Bordo". Um beijo!

      Excluir
  23. Oi Data,
    Hum erotismo e misterio com serial killer? E tudo que adoro.
    A capa não me chamou atenção e se eu visse não daria bola mas o título e vem sulista gostei.
    Vou coloca- lo na listinha.
    Bjs
    Luana Lima
    http:// blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luana! A capa foi feita com a assassina em ação para dar uma ideia de que há assassinatos no livro, afinal, pelo título pareceria ser um livro ecológico, não é? Bem, dê-me uma chance para lhe surpreender... Se quiseres posso lhe enviar o livro. Também têm outras opções, como comprar no cartão pela livraria Cultura, no site da Editora Multifoco. Entre na página do face "Plátano e Bordo". Um beijo!

      Excluir
  24. Oi Daya, sua linda, tudo bem
    Que situação complicada em que ela se envolveu, não entendi porque ela foi condenada se foi legítima defesa. Será que ela não conseguiu provar, estou curiosa também sobre o envolvimento que ela possa ter com essas mortes que estão acontecendo. Parece ser uma boa trama, mas confesso que não chamou a minha atenção e não gosto de livros eróticos leio no máximo livros hots com amor e drama.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cila! a Editora colocou um selo erótico, mas isso foi apenas uma ferramenta que leva à assassina, um plus, entende? O foco da obra é no comportamento humano, em especial o psicopático. Leia, você irá gostar. Se quiseres posso lhe enviar o livro. Também têm outras opções, como comprar no cartão pela livraria Cultura, no site da Editora Multifoco. Entre na página do face "Plátano e Bordo". Um beijo!

      Excluir
  25. Oi, Day!
    Eu conheço o livro (fui parceira ano passado) e a autora (somos irmãs de editora e de cursos de escrita). Acho interessante o que ela fez com o título do livro, a capa em estilo quadrinhos/graphic e o enredo que é um suspense com toques eróticos/sensuais. Carol é uma pessoa simpática à beça! E o livro está a caminho da segunda edição. Sempre recomendo!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, que coisa boa ver seu comentário, Nuccia! Vou comprar seu livro também! Sobre minha simpatia, sempre vou ser com quem me tratar tão bem como você e a Daya! Beijão e obrigada pelas palavras, lindona!

      Excluir
  26. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei muito curiosa, confesso que quando você falou que era erotico eu torci o nariz um pouco, porque na maioria das vezes esse gênero não me agrada, mas depois lendo sua resenha fiquei animada com toda essa coisa de assassinato.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Larissa! Tudo bem? Olha só, a Editora colocou um selo erótico, mas isso foi apenas uma ferramenta que leva à assassina, um plus, entende? O foco da obra é no comportamento humano, em especial o psicopático. Você irá gostar. Se quiseres posso lhe enviar o livro. Também têm outras opções, como comprar no cartão pela livraria Cultura, no site da Editora Multifoco. Entre na página do face "Plátano e Bordo". Um beijo!

      Excluir
  27. Oi!
    A parte do suspense no livro me conquistou fiquei muito curiosa sobe esse final que parece cheio de surpresa e reviravolta me deixando bem curiosa e também achei interessante que a autora colocou o sistema carcerário brasileiro no livro !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suzana! Você irá gostar. Nossa realidade precisa ser colocada nos jornais, nos livros, nas revistas etc. A literatura tem esse poder, juntar a realidade a fatos fictícios. Saiba que fiz pesquisa de campo, he, he! Se quiseres posso lhe enviar o livro. Também têm outras opções, como comprar no cartão pela livraria Cultura, no site da Editora Multifoco. Entre na página do face "Plátano e Bordo". Um beijo!

      Excluir