Momento Cultura: Gêneros Literários

Gêneros Literários


Depois do post explicando a diferença de funções de um revisor para um leitor beta ou um leitor crítico, chegou a vez de explicar um pouco sobre gêneros literários, porque, vamos combinar... Tem gente por aí confundindo “rifle de caçar rolinha” com “bife de caçarolinha”. A piada é velha, mas é engraçadinha!

Lembrem-se, isso não é uma aula de literatura, é apenas um pequeno e modesto guia para ajudar quem tem muitas dúvidas e quem saiu da escola faz tempo e não lembra mais dessas coisas.

Começando: gêneros literários é a maneira de agrupar ou classificar os textos em categorias estilos comuns. Simplificando...



Encaremos o mundo da escrita como um grande prédio. Em cada andar mora uma família que se divide em apartamentos, essa grande família é o gênero literário. Nos apartamentos em si são os subgêneros. Entenderam?

Os Gêneros Literários dividem-se em três grandes grupos: Narrativos, Líricos e Dramáticos.

Gênero Narrativo: nesse "andar"  encontramos "apartamentos" que apresentam um enredo, baseado ou não na realidade, onde os fatos ocorrem em sequência, sendo claramente estruturado com início, meio e fim, em ordem. Ou seja, nele temos os apartamentos do Romance, Conto, Novela e Crônica, entre outros.

Gênero Lírico: o nome desse "andar" é baseado em um instrumento musical, a lira, que dava ritmo e melodia aos poemas da Grécia Antiga. Nele encontramos os "apartamentos" da Poesia, Ode, Sátira, Hino, Soneto e Haicai.



Por último, mas não menos importante, temos o "andar" do Gênero Dramático. Na antiguidade esse gênero era usado como base para as peças teatrais. Hoje existe um tendência de se transformar qualquer tipo de texto em roteiro, logo o gênero dramático se encaixa em qualquer outro, mas seus primeiros moradores foram os apartamentos da farsa, da tragédia e da elegia.

E aí, gostaram do post? Conseguiram entender a diferença entre eles? E entre gênero e subgênero?

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Oi, Bel. Estou curtindo muito esses seus posts. Sabe uma coisa que eu tenho dificuldade? Em dizer o gênero de um livro, ainda mais com esses "novos" nomes tipo new adult, young adult, que eu me enrolo pra ver a diferença, confesso!
    Beijos
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está agendado falar sobre isso. Talvez demore um pouquinho, porque eu tenho que estudar isso, já que também tenho dificuldades em entender essas definições todas.

      Excluir
  2. Eu sempre tenho dúvidas! E adorei a piadinha.
    E amo o gênero dramático, e dentro do gênero narrativo amo romance, conto...
    Do gênero lírico eu já não gosto, poesia não é comigo. rs A não ser em música, que já ouvi falar que é poesia. Isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Bianca, músicas são "poesias musicadas", não sou especialista em literatura, então não vou me estender na explicação, porque é complexo, mas é basicamente isso.

      Excluir
  3. Oii gostei do post, e já estou seguindo, espero que dê uma passada no meu blog e de uma força também, gostei bastante do blog...
    Abraços.
    http://umalbumpanoramico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Victor, obrigada pela presença. Pode deixar que vou prestigiar seu blog também.

      Excluir
  4. Oiii!!! não entendo nadinha de gênero.Mesmo com o pots não consegui entender bem rsrsrs. Problema não bora ler de novo ate entender tudo rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, Feliz 2016!
      Essa é uma parte da literatura que confunde todo mundo. Minha sorte é ter um amigo que é professora da matéria. Então ele puxa minha orelha toda vez que algo não está certo.

      Excluir
    2. Feliz 2016 Bel! Sorte sua mesmo viu,ainda estou perdida kkkkkkk

      Excluir
  5. Bel,
    gostei bastante da sua descrição, sempre me confundo e nunca sei o que é.
    obrigada
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taísa, ainda tem mais coisas legais vindo por aí. Vou explicar mais detalhadamente alguns dos gêneros mais comuns.

      Excluir
  6. Cada dia aprendo mais com esses seus post Bebel.
    Parabéns :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Bruna, a ideia é explicar sem ser chato. Tenho que fazer muita pesquisa para escrever algumas resenhas, mas AMO aprender.

      Excluir
  7. Oi!
    Ainda não conhecia esse post mais achei bem legal e sempre bom conhecer um pouco mais !!

    ResponderExcluir