Momento Blogueira: A escolha do nome


Todo mundo sabe que o nome faz toda a diferença na vida das pessoas e na dos blogs não é diferente. É algo que carregamos pelo resto de nossas vidas e que está intimamente relacionado à forma como seremos conhecidos pelos outros. O nosso nome também carrega com ele, ao longo do tempo, a nossa reputação.

Com toda essa importância sobre ele, há de se imaginar o tamanho da responsabilidade que é escolher o nome do seu blog.

Quer conhecer a nossa cina? Então vamos lá...


Que momento difícil gente! Foram horas de tormento, nas quais Daya e eu tivemos a ajuda da Gi, nossa primeira colaboradora e que não está mais conosco, infelizmente.

O que sabíamos sobre a escolha do nome:
  1. Tem que revelar sobre o que é o blog;
  2. Quanto maior, mais difícil de ser decorado pelo leitor;
  3. Precisa ser único, para que na hora de pesquisar no google não apareçam vários e o leitor não saiba qual é o nosso;
  4. Tem que ser atrativo;
  5. Precisa ser o mesmo como nome e como url (parece óbvio esse aqui, mas vocês vão ver nas andanças de vocês que existem muitos blogs que possuem wwww.nomex.qualquercoisa e Nome Y como nome real do blog. Isso confunde o leitor, porque muitas vezes ele digita o nome que ele conhece do blog na URL e não consegue achar de forma nenhuma.)
São apenas cinco itens e parece mole, não é? Pois não é nada fácil. Os primeiros 15 nomes em que pensamos já existiam ou como nome de blog/site ou como url de alguém. Apaixonados por livros, Só mais uma página, Cantinho da Leitura, Livro de cabeceira, entre tantos outros acabaram tendo que ser descartados por estes motivos.


Ao final de algumas horas havíamos, finalmente, conseguido reduzir para uma lista reduzida de três nomes supostamente disponíveis e que agradavam a, ao menos, duas das três que estavam escolhendo. Eram eles:

1 - Castelo das Letras
2 - Palácio Literário
3 - Aconchego das Letras

É isso mesmo, vocês não leram errado. Eu escrevi Aconchego. Votação aberta da seguinte forma "coloquem na ordem de prioridade 'seus amores'.rs". Papo vai papo vem e ACONCHEGO FOI O ESCOLHIDO.


Já havíamos procurado no google aquele nome e não havíamos encontrado correspondência, nem em blog, nem em página de face, nem em nada. Então fomos felizes e cerelepes registrar.

Surpresa!!! Aconchegodasletras.blogspot já existia! Era um blog criado em 2010, com pouquíssimas publicações apenas naquele ano e que seguia o esquema URL de uma forma, nome real do Blog de outra.


No desespero (é isso mesmo, desespero), sugeri colocarmos Conchego e as meninas me disseram que não achavam legal colocar o nome de um blog literário com uma palavra errada, porque o correto era Aconchego.

Eu quase desisti da ideia, dando razão a elas, mas uma luzinha lá no fim do túnel veio e eu resolvi, só por garantia, consultar dois lugares: o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) e o Michaelis. Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que a palavra CONCHEGO não apenas existia, como também era uma variação derivativa do nome Aconchego, logo, palavras sinônimas.

Vibrei! Contei para as meninas e elas também se animaram, vendo nisso uma oportunidade de divulgar mais a palavra e aumentar o conhecimento do pessoal em relação à nossa língua.

E foi assim que, naquele dia 30/03/2015, foi registrado o CONCHEGODASLETRAS.BLOGSPOT.COM.BR

Gostaram da historinha? Espero que sim. Nos próximos posts comentaremos o passo a passo da montagem do layout e configuração de algumas coisas.

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Escolher o nome não foi fácil, hein!?!! Mas dos três nomes que ficaram para escolha, "Conchego" foi o melhor. Parabéns pela escolha do nome! Aguardo o próximo post para conhecer melhor o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bianca! Ficamos felizes pra caramba quando as pessoas gostam de Conchego. Comecei até a usar mais a palavra no meu dia a dia para habituar meus amigos com o termo. kkkk

      Excluir
  2. Vcs fizeram uma excelente escolha. A primeira vez que vi o nome do Blog tive essa mesmo duvida Mari, tive que pesquisar também,para descobrir que não escreveram errado rsrsrsrs ( e nem sou boa assim pra escrever) mas achei estranho,creio que foi a primeira vez que vi a palavra Conchego. março chega logo! primeiro ano do #CONCHEGODASLETRAS
    Queremos festa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Fernanda, acredita que escutamos muito isso? Ao menos você ainda se interessou em pesquisar, apesar de termos tido, até dezembro, a explicação na aba lateral do Conchego. Atualmente ela se encontra no QUEM SOMOS da imagem do Conchego.

      Excluir
  3. Oi, Mary! Tudo bem?
    Adorei o seu post! Várias dicas legais para quem está começando, ou querendo começar blogosfera. Achei super interessante o nome de vocês, e te confesso que achei estranho nome à primeira vista, mas ao ler o significado pensei: "essas meninas são porretas!" hahahah Parabéns!
    O Cheiro de Livro Nacional, na verdade, seria Cheiro de Livro, mas já existe um blog com esse nome, por isso a ideia foi descartada. Então, decidimos acrescentar o Nacional, pois o intuito do blog, é mostrar principalmente,a riqueza da literatura brasileira, mas, ao mesmo tempo, levar o mágica dos livros pelo Brasil.

    Um super beijo, meninas!
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "essas meninas são porreta!", nossa, obrigada! A escolha do nome é um pouco assustadora. Se ela não cativar, o blog não vai pra frente. Ainda bem que as pessoas gostaram de Conchego.

      Excluir
  4. Oi!
    Nossa que historia não sabia que um nome dava tanto trabalho, mas no final foi uma ótima escolha, tudo deu certo e entrou nas cinco regrinhas, muito legal poder conhecer um pouco mais da historia do blog !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um nome não dá tanto trabalho. Um nome que entre em todas as regras ao mesmo tempo é que é o problema. São poucas regras, mas não são fáceis de seguir.rs.

      Excluir
  5. Adoro conhecer a história dos blogs! A escolha do nome é o passo mais importante de todos! Sem ele, não existimos, não é?!
    É uma bela história, muito explicativa e que vai ajudar outros blogueiros a darem seus passinhos também! ;)
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own... Que fofa você é Nuccia, muito obrigada. Agradeço em nome da Daya também.

      Excluir